terça-feira, 10 de setembro de 2013

Arquivos Turma da Monica N°47 - Chico Bento Moço nº 1!

Foi lançado recentemente, Chico Bento Moço, mais uma revista com os personagens em versão adolescente. Eu comprei essa edição nº 1 pelo valor histórico e nessa postagem falo minhas impressões a respeito.

Eu não apoio essas revistas em mangá com os personagens crescidos, acho horrível. Gostava quando era apenas nos gibis convencionais que de de vez em quando tinham histórias deles adultos, do tipo passa algum tempo para concluir a história. E tinham inúmeras histórias desse estilo ao longo desses anos todos e sempre preservavam as características dos personagens. E os traços agradavam.

Na boa, com a Turma da Mônica Jovem, eles mudaram completamente as características dos personagens. O Cebolinha foi à fonoaudióloga e agora fala certo, o Cascão toma banho, a Magali faz regime para não engordar e por aí vai. Todos têm 16 anos. Os roteiros são tudo muito bobos, se ainda falasse dos dilemas dos adolescentes, mas não assim. Eu só tenho a número zero, a edição especial colorida da Mônica de 2009 e a nº 50 com a história do casamento da Mônica e Cebolinha. Tudo uma bobagem só, a do casamento deles então, nem se fala.

Porém, essa versão em mangá faz sucesso com a garotada, então aproveitando isso e para vender mais, fizeram o mesmo com o Chico Bento. Podiam muito bem só colocarem uma participação nas histórias da Turma da Mônica Jovem, mas preferiram lançar material só com ele.
Contracapa
Comprei essa nº 1 e o que deu para analisar? Tem o mesmo formato da Turma da Mônica Jovem, medindo 16 x 21,3 cm, e capa cartonada, traços estilo mangá, histórias em preto e branco, porém com menos páginas. Enquanto TMJ tem 128 páginas, Chico Moço tem 100 páginas no total. E o preço das duas edições é o mesmo, então, Chico Moço se torna mais caro. 

Já o conteúdo, como de esperar, ficou a desejar. As histórias do Chico Bento Moço vão girar em torno do sonho dele de ser engenheiro agrônomo para ajudar na fazenda dos pais. Vão mostrar sua vida como universitário na cidade, morando em uma república, além de falar como é a agronomia e os problemas da terra e preservação da natureza.

Essa edição foi basicamente mostrar o destino de cada personagem, que rumo tomaram cada um. Abre com duas páginas com um breve comentário com os rumos dos personagens tomaram. Mostra que o Chico passou na faculdade de Agronomia, Rosinha em Veterinária, Zé da Roça, em Pedagogia e Hiro, Engenharia Civil, além de falar sobre o destino do primo Zeca, Zé Lelé, Genesinho, professora Marocas e Nhô Lau.
Uma página mostrando o rumo dos personagens
Na história, o Chico deixa a Vila Abobrinha e vai passar a morar em uma república na cidade de Nova Esperança com o primo Zeca, que passou em Robótica. A Rosinha vai cursar faculdade na Cidade de Campos Verdes, e Zé da Roça e Hiro vão fazer seus cursos na mesma faculdade em Presidente Fonseca e os dois vão morar juntos. Eles estão com 18 anos de idade, menos a Rosinha que tem 17 anos. Esses 4 personagens não falam mais caipirês. 

Agora cada um vai seguir seu caminho e buscar novas experiências, e, com isso, eu acredito que eles nem sempre vão aparecer nas histórias, só se resolverem visitar um ao outro, já que estarão em cidades diferentes. Vai prevalecer mesmo o Chico com o primo Zeca na faculdade de Nova Esperança. 

Já o pessoal da Vila Abobrinha é que não aparecerão mesmo nas próximas edições. Como as histórias serão ambientadas na cidade, então tão cedo não veremos os pais, a professora Marocas (que virou diretora), o Nhô Lau, a Vó Dita e nem o Zé Lelé, que continuarão a viver em Vila Abobrinha. No caso do Zé Lelé ele não quis cursar faculdade e optou continuar na roça porque não conseguiria viver na cidade, além de que alguém tem que cuidar do roçado. Na história, eles falam que vão se encontrar daqui um ano, provavelmente nas suas férias,  quando voltarão visitar Vila Abobrinha. se realmente seguir isso, só a partir da edição nº 13 que veremos de novo os personagens da Vila Abobrinha.
Genesinho
Interessante que apareceu o Saci nessa edição e até ele cresceu. Totalmente sem noção. Lamentável. As piadas são sem graça, tem alguns diálogos mais sérios, mostrando sabedoria e ensinamentos, tipo os pais falando para o Chico sempre seguir o bem e ir para o caminho certo, porém nada de mais.

Pode-se dizer que essa será a edição um pouco mais interessante porque mostrou os rumos dos personagens e essa despedida do Chico da roça. A partir do próximo número, as histórias não se passarão mais na roça, apenas na cidade e faculdade que o Chico irá estudar com o primo Zeca. Serão apresentados os novos amigos do Chico, ou seja, com quem ele vai morar na república junto com o primo, com quem vai estudar, os professores, etc. Por exemplo, será apresentado o tal de Jurandir, amigo do Zeca, que será um dos moradores da república, como é falado na imagem abaixo:
Primo Zeca
Além disso, para alavancar as vendas, nessa edição vem com um jogo com realidade Aumentada, o "Sumiço da Rosinha", desenvolvido para smartphones e tablets. Para ter o jogo, o leitor tem que comprar a revista e baixar um aplicativo do jogo em seusmartphone. Após isso, o leitor joga posicionando determinadas páginas da revista em frente à câmera do smartphone e seguindo as instruções na tela. Entrando no site da Panini, terá mais detalhes sobre o jogo. 

Tudo isso para chamar atenção da garotada e conseguir vender mais. Afinal, o que atrai as crianças e os jovens atualmente são as tecnologias. Só acho que incentiva o consumismo, pois vai incentivar as crianças pedir que os pais comprem smartphone só para ver esse jogo em realidade aumentada. Como eu não tenho smartphone nemtablet, nem vai dar para ver essa realidade aumentada e não vou comprar só por causa disso. 
Zé da Roça, Chico, Rosinha e Hiro: piada boba
Sobre "Chico Bento Moço zero" que será lançado, apesar de ser histórico, eu não vou comprar, a não ser que eu encontre em sebo bem barato, por volta de R$ 1,00 a R$ 1,50, que acredito que não será difícil de encontrar. Explico: é que a história dele é a mesma que saiu no livro "Chico Bento 50 Anos", mostrando seu Bento, com 50 anos de idade, relembrando os momentos que o Chico passou quando criança, e o Chico Moço só aparece em 3 quadrinhos no final. 

A princípio, "Chico Bento Moço zero" será lançada na Bienal do Livro e depois virá encartada em alguma revista mensal a partir de setembro, sendo de preferência na revista do Chico. Claro que pode ir em qualquer gibi, visto que "Turma da Mônica Jovem zero", de 2008, veio encartada em "Mônica nº 20" e "Tina Especial" e "Pelezinho zero", de 2012, veio encartada em "Saiba Mais nº 60" e "Cebolinha nº 74".
Capa de "Chico Bento Moço zero"
Só não entendo porque na capa, tanto do Chico Moço e da TMJ aparece o aviso de não recomendável para menores de 10 anos, se o público alvo dessas revistas são as próprias crianças. Vai entender. 

Enfim, comprei mesmo esse número 1 pela curiosidade e pelo valor histórico porque sinceramente achei bem fraco e não vou acompanhar. Já não esperava grande coisa e confirmou o que previa. Para quem colecionar, irá acompanhar como vai ser a vida de universitário do Chico em Nova Esperança. Eu dispenso. Não gostei. Para mim, conseguiram estragar o Chico Bento e por isso não colecionarei.
painelarquivosTM2.png (617×185)

Charge N°29970!

Charge N°29969!

Charge N°29968!

chargedodia01.jpg (567×412)

HQs : Horácio N°396 - Mauricio de Sousa!

Charge N°29967!

Charge N°29966!

Charge N°29965!

Ria...Se Puder N°3959!

psiu!

Charge N°29964!

Charge N°29963!

Charge N°29962!

Animação do DIA : Especial - O reencontro!

Charge N°29961!

Charge N°29960!

Charge N°29959!