terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Submundo HQ N°297 - "Visões de... 1990" (Parte 1): "Batman Nº 0","Conan Rei", "DC 2000", "Monstro do Pântano", e Mais...

Nesta 1º colaboração (mais que bem-vinda) de Elcio Abreu pro "Submundo"...(09/02/2020) Faremos uma viagem no tempo de volta pro ano de 1990. Um mercado bem diferente do nosso atual, mas ainda assim: com bastante variedade e quantidade de títulos publicados (tanto é, que a matéria ficou incrivelmente extensa e teve de ser dividida em 3 Partes)!
Pra começar: "Batman Nº 0" (Revista mensal em formato americano), "DC 2000" Nº 1 (A Revista Uma Década à Frente), "Conan Rei" Nº 1 (Revista mensal sobre o reinado do bárbaro), "Monstro do Pântano" Nº 1 (A consagrada fase de Alan Moore), "ELRIC" (Graphic Novel), "A Teia do Aranha" nº 5 (agora reduzida em formatinho), "Superaventuras Marvel 92" (Demolidor Vs. Justiceiro), "Guerras Secretas II", O "Homem-Animal" (de Grant Morrison), "SABRE", e Muito Mais...
Confira abaixo:
Revisitar o passado sempre é preciso, pois nele encontramos respostas para os acontecimentos do presente. O ano de 1990 foi de mudanças drásticas para o país, o que já não estava bom ficou ainda pior com a mudança de governo, o 1º eleito democraticamente depois de 25 anos. A Era Collor impôs medidas econômicas severas, que afetaram de forma massacrante a população desde o congelamento de salários até o confisco das poupanças. Seu governo gerou muito desemprego e queda no padrão de vida das pessoas. Adquirir bens de consumo naquela época não era fácil, não existia parcelamento para se comprar uma televisão, geladeira, ou vídeo-cassete. O cartão de crédito não era tão usado como é hoje, e até as fichas telefônicas se tornavam moeda de compra. lembro-me de ter comprado na maior banca da cidade o "Homem-Aranha" nº 98 (em 1991) e ter recebido 3 fichas telefônicas de troco. Bizarro, mas é verdade! Enfim, esse panorama econômico foi apenas pra situar o leitor moderno diante da realidade do mercado em 1990. Seguem abaixo os lançamentos mais importantes mês a mês naquele ano:

JANEIRO:
"BATMAN" Nº 0: Após a Batmania que dominou o Ano de 1989, após o FILME de Tim Burton, a Editora Abril resolve apostar alto as suas fichas numa nova mensal do Cavaleiro das Trevas, desta vez em formato americano: um privilégio para poucos personagens na época!

"SUPERALMANAQUE DC" Nº1: A Abril inaugura mais uma publicação da DC, nos mesmos moldes da publicação dela feita para a Marvel, porém com menos pág. Esta edição trouxe as origens de vários vilões e heróis no universo pós-Crise, com algumas histórias escritas até por Neil Gaiman! OBS: O "Superalmanaque DC" e o "Batman 0" foram vendidos juntos num pack, sem a opção de compra das edições separadas. Elas vinham acompanhadas com um calendário de mesa do Batman de 1990!

"DC 2000" Nº1: Com o slogan: "A Revista Uma Década à Frente", chegava às bancas uma das publicações mais emblemáticas da DC no Brasil, com um mix variado e histórias de alto nível!

"HULK" 79: Agora batizada de "O Novo Incrível Hulk", a revista inaugura uma nova fase na vida do Golias Esmeralda. Cinza e mais inteligente, ele precisa se adaptar à sua nova vida, enfrentando novos e antigos inimigos.

"SANDMAN" Nº 3: O Mago Profano "John Constantine" tem o seu 1º encontro com Morpheus na história: "Sonhe um Breve Sonho Comigo"!

"MONSTRO DO PÂNTANO" Nº1: Um dos mais celebrados personagens da DC ganha título próprio novamente no Brasil (após uma série pela EBAL e participações em revistas mix da Abril) em sua fase aclamada escrita pelo Mago Alan Moore!

"GRAPHIC GLOBO" 4: "ELRIC- A CIDADE DOS SONHOS" (de MICHAEL MOORCOCK): A Editora Globo publica a Graphic Novel dedicada guerreiro albino, lançada originalmente nos EUA na série: "Marvel Graphic Novel" em 1982!

"LIGA DA JUSTIÇA INTERNACIONAL" 13: A origem da "Patrulha do Destino" é recontada por Paul Kupperberg & John Byrne. O diretor de cinema Steven Spielberg e o ator Harrison Ford fazem uma pequena aparição na pág 38 da edição.

"NOVOS TITÃS" 46: A estréia do "Caçador" Mark Shaw, um mercenário caçador de recompensas que, pelo preço certo, prende os maiores vilões do Universo DC.

"AVENTURA & FICÇÃO" 21: Chega ao fim uma das melhores revistas adultas já publicadas no Brasil.

FEVEREIRO:

"A TEIA DO ARANHA" Nº 5: A revista de histórias clássicas do Herói Aracnídeo abandona o formato magazine e passa a ser publicada em formatinho.

"CONAN REI" Nº1: O Cimério de Bronze ganha um novo título mensal no Brasil, em formato americano e totalmente em cores, mostrando a sua trajetória como soberano da Aquilônia.

"GRAPHIC ALBUM" Nº1: "DRÁCULA": Escrita e ilustrada por Jon J. Muth, esta Graphic Novel da Abril saiu nos EUA na série de "Marvel Graphic Novel", sendo de uma adaptação do livro homônimo de Bram Stoker. É um material raríssimo!

"V DE VINGANÇA" Nº 5: A revolucionária obra de Alan Moore tem sua última edição publicada em formato de mini-série em 68 pág pela Editora Globo, sendo encadernada logo em seguida em capa-cartão com 340 pág.

"SUPERAVENTURAS MARVEL" 92: Um criminoso está usando cianureto para envenenar remédios e provocar a morte de várias pessoas inocentes. O "Justiceiro" investiga o caso para punir o culpado à sua maneira. O "Demolidor" intervém, exigindo que o criminoso seja punido de acordo com a lei, em um julgamento justo e uma posterior prisão. Com cada um pensando à sua maneira, os 2 vigilantes urbanos vão entrar em rota de colisão!
MARÇO:

"GRANDES HERÓIS MARVEL" Nº 27 - GUERRAS SECRETAS II": Depois dos eventos de "Guerras Secretas", o Beyonder resolve vir à Terra para compreender melhor a humanidade. E assumindo uma forma humana, dá início às "Guerras Secretas II". Uma das piores e mais gratuitas mega-sagas já feitas pela Marvel, e ao contrário da original, publicada em máxi-série de 12 partes pela Abril em 1986, esta desastrosa sequência (em  9 partes) saiu no mix das revistas: "Hulk", "Cap. América" e "Superaventuras Marvel", enquanto os tie-ins abrangeram além desses títulos, as demais revistas regulares da época. (OBS: Encontra-se merecidamente esquecida, e acredito que assim deva permanecer)!

"DC 2000" Nº 3: Traz a estréia da aclamada fase de Grant Morrisson no "Homem-Animal", um dos melhores trabalhos realizados em quadrinhos de todos os tempos (relançado pela Panini em 3 encadernados)!

"FANTASMA" Nº 4: A Editora Globo publica o final da sensacional mini-série do herói escrita por Peter David e ilustrada por Joe Orlando!

"HOMEM-ARANHA" 81: Peter Parker trouxe um simbionte alienígena do planeta do Beyonder acreditando que era apenas uma versão mais moderna de seu antigo uniforme. Mas ao descobrir a verdade sobre o traje, ele o rejeitou e o deixou aprisionado no Edifício Baxter. Só que o simbionte escapou de seu cativeiro e agora quer vingança a todo custo. O 1º confronto do herói contra seu antigo traje alienígena (é o auge da "Saga do Uniforme Negro")!

"O PRISIONEIRO" Nº 4: A Editora Globo publica a última parte da mini-série da DC criada por Dean Motter e colorida por David Hornug. Esta história é uma continuação do clássico (e cult) seriado dos anos 60, e se passa 20 anos após o último episódio da série. A agente do MI-6 Alice Drake pede demissão e vai velejar sozinha ao redor do mundo. No entanto, uma tempestade (com cara de sabotagem) a surpreende e sua embarcação vai parar numa praia desconhecida e deserta. Explorando as redondezas, ela encontra um "resort" em ruínas: "A Vila", e seu único habitante, o "Número 6". Material raríssimo com chances quase nulas de ser republicado. Assim que terminou de ser publicada, a Editora Globo encadernou a mini-série em capa-cartão com 196 pág!

"A GUERRA DE LUZ E TREVAS" Nº 4: A Editora Globo encerra a publicação da mini-série da Marvel publicada no Selo EPIC, escrita por Tom Veitch e ilustrada por Cam Kennedy, e a relança encadernada poucos meses depois em 196 pág. Um veterano de guerra paraplégico é convocado para uma batalha intergalática. A premissa é semelhante à do filme "Avatar" (de James Cameron), quase resultando em processo na época do filme (2009) por plágio!

ABRIL:

"A TEIA DO ARANHA" 7: Como Esmagar um Aranha - Em busca da plaqueta de argila (A Tabuleta do Tempo) o Aranha é derrotado pelo "Rei do Crime"!

"HOMEM-ARANHA" 82: O Aranha está levando um chapéu de presente para a Tia May, mas é obrigado a enfrentar os "Abutres", que planejam derrotá-lo na frente do hotel do "Rei do Crime" para serem contratados por Fisk. Desta forma, o Aranha não sabe se luta ou se protege o presente de sua amada tia!

"A ESPADA SELVAGEM DE CONAN" 66: Ao perseguir um bando de piratas, assassinos do filho de um velho amigo, Conan vai parar num mar dominado por um cemitério de navios e habitado por diabólicas criaturas marinhas. Logo depois, o Cimério vai ao encalço de um Lobisomen que aterroriza uma aldeia. A edição traz histórias do Bárbaro escritas por Michael Fleisher, com artes de John Buscema, e uma história de "Kull - O Conquistador", de Chuck Dixon e Val Semeiks!

"SAMPA GRAPHIC ALBUM Nº 1 - SABRE": A obra de ficção científica apocalíptica com o misterioso personagem criado por Don McGregor e Paul Gulacy (Mestre do Kung Fu) para a editora Eclipse, ganha uma Graphic Novel em P&B pela Nova Sampa! Até+
PS: A coluna: "Visões de 2020"... com lançamentos pra este ano foi pra geladeira junto com os títulos que estão sendo "reavaliados" pela Panini (tudo é incerto pra 2020 até o momento). Já sabemos, contudo, que a "CHM" (Coleção Histórica) FOI CANCELADA, e que novos formatos pra clássicos estão sendo avaliados!
Submundo.jpg (611 × 452)

Tiras N°12951 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Lo-Fi Beats Lemon Street...
 O auge, Do Contra!

Tiras N°12950 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°12949 : Especial MIX nº291 - Blog do XANDRO!

Tiras N°12948 : Will Tirando/Dona Anésia - Will Leite!

Tiras N°12947 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°12946 : SALMONELAS - Benett!

Tiras N°12945 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°12944 : PEANUTS/SNOOPY e seu amigos - Charles Schulz!

Tiras N°12943 : Garfield & seus amigos - Jim Davis!

Tiras N°12942 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Ria...Se Puder N°6570!

Ria...Se Puder N°6569!

Ria...Se Puder N°6568!

Ria...Se Puder N°6567!

Ria...Se Puder N°6566!

Ria...Se Puder N°6565!

Ria...Se Puder N°6564!

Ria...Se Puder N°6563!

Ria...Se Puder N°6562!

Ria...Se Puder N°6561!