quarta-feira, 24 de junho de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°847 - Chico Bento: HQ "Solta ou não solta?"

No Dia de São João, mostro uma história em que o Chico Bento teve que fazer de tudo para que um menino não descubra que o balão que ia soltar na festa junina tinha estragado. Com 4 páginas, foi publicada em 'Almanaque da Mônica Nº 9 - Especial Festas Juninas' (Ed. Abril, 1981).
Nela, um menino pede para o Chico Bento segurar o seu balão enquanto vai buscar fogo pra acender e afirmando que vai ser o balão mais bonito da festa de São João. Um cachorro late alto e assusta o Chico, que xinga e afasta o cachorro. Com isso, Chico amassa o balão e, com medo do menino bater nele, pede para uma passadeira de roupas passar o balão no ferro. O balão não fica tão robusto quanto era. 

O menino grita chamando o Chico, pensando que tinha acontecido algo com o balão e se tivesse, ia ter briga. O menino tenta acender e Chico espirra para apagar o fósforo, já sabendo que o balão não acendia mais. Toda vez que ele acendia fósforo, Chico apagava com espirro. O menino reclama que não tem mais fósforo e Chico fala que pegou um resfriado incrível e melhor acender o balão outro dia.

O menino diz que tem que ser hoje, no Dia de São João. Chico sugere soltar de noite porque é mais bonito e ele reclama que de noite vai demorar muito porque ainda é de manhã e pergunta por que o Chico não quer que solte o balão. Chico fala que está louco para soltar logo, sobe em uma pedra e avisa que só rezar que o balão vai subir. O menino avisa que vai contar até dez e se não subir o "pau vai comer". O balão sobe e Chico fica orgulhoso, fala que ele não acreditava e o menino pede desculpa. No final, aparece um anjo perguntando a São João se a pescaria dele estava boa e São João responde que não, nem no seu dia consegue pescar coisa boa, mostrando que ele havia pescado o balão do menino, por isso que subiu sem fogo. 

Essa história é bem engraçada,  Chico estraga o balão do menino sem querer por causa de um cachorro e tem que fazer de tudo para o dono do balão não saber e não bater nele. Muito legal as estratégias do Chico  de passar balão no ferro para desamassar e as tentativas para o menino não descobrir como espirrar pra apagar o fósforo. O final foi surpreendente e bem absurdo do São João pescar o balão em uma nuvem no Céu, salvando sem querer o Chico de levar surra. Mostra que com fé consegue tudo, até o impossível.

Antigamente eles gostavam de colocar santos interagindo nas histórias, como São João, São Pedro, Santo Antonio, inclusive Deus, hoje em dias eles não fazem isso para não envolver religião e brincar com santos. Incorreto também personagens mexendo com balão, fósforo, Chico xingando cachorro com palavrão e promessa de surra no Chico caso tivesse acontecido alguma coisa com o balão, e, com isso, uma história completamente impublicável hoje.

Esse menino acabou não tendo nome na historinha e só aparece nessa história. Foi bom não aparecer nenhum personagem fixo da Turma do Chico Bento, fez diferenciar. Foi uma das primeiras histórias do Chico falando caipirês, embora ainda sem uma padronização de palavras, estavam fazendo experiências ainda já que ele começou a falar caipirês apenas em 1980. Antes disso, ele falava normal como qualquer personagem.

Os traços bons, típicos de histórias de miolo e representam a transição para o estilo consagrado do meio dos anos 1980.  A colorização ficou tudo fora do lugar, os gibis da Abril tinham muitos erros assim, pode notar o vermelho das bolinhas tudo fora do ligar, assim como a cor vermelha da língua fora também. Uns não ligam para esses erros, outros acham desleixo, vai de cada pessoa, eu particularmente não ligo. 

Nunca foi republicada até hoje, assim como as outras inéditas desse almanaque de Festas Juninas, se tornando,assim rara e só quem tem esse almanaque que conhecia. Esse almanaque, no geral, foi uma mistura de histórias inéditas com republicações, sendo as inéditas sendo de festas juninas e as republicações misturando Festas Juninas e histórias comuns de vários núcleos de personagens e ainda teve uma seção de 6 páginas sobre os costumes de festas juninas, incluindo brincadeiras juninas e receitas de comidas típicas. Muito boa essa edição.

Tiras N°13664 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

  Babados, xotes e uma pergunta: quem é você na festa junina? 
O fiscal de selfie? A fiscal de comida? Ou a que segura as pontas, 'meu coração'? .
 O arraiá virtual da turma está começando #EmCasa #festajunina

Tiras N°13663 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°13662 : Especial MIX nº385 - Blog do XANDRO!

Tiras N°13661 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°13660 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°13659 : Will Tirando/Dona Anésia - Will Leite!

Tiras N°13658 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!


Ria...Se Puder! 😁 N°8060

Ria...Se Puder! 😁 N°8059

Ria...Se Puder! 😁 N°8058

Ria...Se Puder! 😁 N°8057

Ria...Se Puder! 😁 N°8056

Ria...Se Puder! 😁 N°8055

Ria...Se Puder! 😁 N°8054

Ria...Se Puder! 😁 N°8053

Ria...Se Puder! 😁 N°8052

Ria...Se Puder! 😁 N°8051

Charges/Cartuns! ★ N°94940

Charges/Cartuns! ★ N°94939

Charges/Cartuns! ★ N°94938