sábado, 29 de dezembro de 2018

Arquivos Turma da Mônica N°684 - Mônica: HQ "O gorro rasgado"


Mostro uma história em que a Mônica ajudou um Duende do Papai Noel a tentar consertar o gorro do Papai Noel que rasgou a tempo das entregas dos presentes de Natal. Com 9 páginas, foi história de encerramento publicada em 'Almanaque da Mônica Nº 20' (Ed. Abril, 1983).

Nela, um Duende do Papai Noel está apressado para chegar ao Polo Norte, pois havia mandado lavar a roupa do Papai Noel em uma lavanderia e acabou demorando demais. Ele tem medo de não chegar a tempo e Papai Noel precisar entregar os presentes pelado.

Nessa hora, Cascão está em cima de uma árvore fugindo da Mônica depois de ter aprontado com ela. Cascão mostra a língua e Mônica arremessa o Sansão, só que ela erra a mira e acaba atingindo o gorro do Papai Noel que estava com o Duende. Sansão com o gorro acaba voando longe e vai parar em um tanque onde uma mulher estava lavando roupa.

O Duende pede para a mulher devolver o gorro com o coelhinho e ela joga em cima dele com raiva. Ele tenta tirar o gorro da cabeça do Sansão, mas fica grudado porque encolheu ao ser molhado e lembra que só podia ser molhado com gotas de orvalho da manhã e chama o Sansão de porcaria de coelho.

Mônica vai passando, ouve tudo e dá um soco no Duende, falando que ninguém fala mal do Sansão na frente dela e pensa que o Duende é um moleque disfarçado fora da época de Carnaval. Mônica faz força para tirar o gorro do Sansão e acaba o gorro rasgando. O Duende se desespera, falando que o Papai Noel não vai perdoá-lo, não imagina o Papai Noel entregando os presentes sem gorro, que tem risco de pegar uma friagem na carequinha e a sua imagem vai ficar abalada. 

Mônica aperta as orelhas do Duende e vê que é de verdade. Ele a chama de maluca e graças a ela o Papai Noel não vai poder entregar os presentes. Então, Mônica leva o Duende para casa e sua mãe, Dona Luísa, pensa que era um novo bicho que a filha estava levando e põe o Duende para fora e fecha a porta. Dona Luísa abre a porta de novo se dando conta que era um Duende e acaba desmaiando. Com isso, como ela não podia costurar o gorro, aí Mônica resolve costurar.

O Duende diz que o gorro só pode ser costurado com um material especial: fios de cabelo de um menino que só tem 5 fios de cabelo na cabeça e que troque o "R" pelo "L". Mônica corre segurando o Duende e encontra o Cebolinha escondido em um banheiro de rua, desesperado que não vai aceitar porque cortou cabelo semana passada e nem ouse entrar lá porque é banheiro masculino e ele está pelado. 

Mônica segura a casinha do banheiro e joga longe e Cebolinha fica com  medo e corre, mas Mônica joga a porta em cima dele e consegue cortar todo o seu cabelo, contra a sua vontade, falando que é pelo Natal. O Duende diz que seria só 1 fio e Mônica diz que foi por causa se caso faltar e Cebolinha a xinga com palavrões.

Mônica costura o gorro, mas o Duende a apressa porque tem pouco tempo para entregar a roupa do Papai Noel. Quando ela acaba de costurar, o vestido da Mônica fica agarrado costurado no gorro por causa da pressa. O Duende fala que se tirar o gorro pode rasgar de novo e eles não tem outro fio de cabelo e não vai dar tempo de costurar. Assim, no final, Duende entrega a roupa do papai Noel com o vestido agarrado no gorro mesmo e os pedidos de presente da Mônica e Cebolinha. Era um vestido e uma peruca de 5 fios de cabelo, com eles escondidos atrás de uma moita esperando Papai Noel entregar os presentes deles.

Uma história bem bolada e criativa com tudo acontecendo com o gorro do Papai Noel e Mônica ajudando o Duende a recuperar o gorro, que acabou sendo rasgado na confusão. Mexe com a fantasia e imaginação dos leitores, se tornando melhor ainda. Engraçado ver as trapalhadas e os absurdos durante a história, pelo menos no final o Papai Noel conseguiu entregar os presentes da criançada, mas Mônica e Cebolinha se deram mal.

É cheia de movimentos, parecendo desenho animado, típicas de histórias da Editora Abril da época. Os absurdos eram grandes, principalmente a Mônica segurar e jogar longe uma casinha de banheiro sozinha só com a sua força exagerada. Muito bom. Palavrões e falar a palavra "Droga!" são as coisas incorretas que não são publicados atualmente nos gibis. Os absurdos também não são bem vindos hoje.

Os traços muitos bons dos anos 80, dava gosto de ver desenhos assim. Na postagem a coloquei completa. Nunca foi republicada até hoje, assim como as demais histórias desse 'Almanaque da Mônica Nº 20' , que eram inéditas até então, e só quem tem esse almanaque que conhece. Muito bom relembrar essa história, que completa exatos 35 anos.

UM FELIZ NATAL A TODOS!!!
arquivo.png (617×209)
Créditos ;)  Marcos Alves - http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/12/monica-hq-o-gorro-rasgado.html

Charge N°68810!

Charge N°68809!

Charge N°68808!

Charge N°68807!

Charge N°68806!

Charge N°68805!

Charge N°68804!

Charge N°68803!

Charge N°68802!

Charge N°68801!

Tiras N°10639 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Nesse finalzinho do ano o clima de esperança sempre cresce, os abraços são mais constantes, os sorrisos mais abertos e a presença de quem amamos se torna ainda mais especial. 
A MELHOR ÉPOCA DO ANO!




Tiras N°10638 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°10637 : SALMONELAS - Benett!


Charge ESPECIAL N°68800!

Charge N°68799!

Charge N°68798!

Charge N°68797!

Charge N°68796!

Charge N°68795!

Charge N°68794!

Charge N°68793!

Charge N°68792!

Charge N°68791!

Ria...Se Puder N°5845 - NA VIDA SÓ TEM DUAS CERTEZAS: UMA É A MORTE...