domingo, 16 de dezembro de 2018

Arquivos Turma da Mônica N°679 - Magali: HQ "O doce de mamão"!

Nessa postagem mostro uma história lançada há exatos 30 anos de quando a Magali adquiriu uma superforça após comer um bolo de mamão, ficando mais forte que qualquer super-herói e inclusive mais forte que a Mônica. Com 7 páginas no total, foi história de miolo de 'Mônica Nº 24' (Ed. Globo, 1988).
Começa com a Magali na casa da Mônica, elogiando o bolo de mamão que a mãe da Mônica tinha feito e por ter gostado tanto pede a receita para Dona Luísa. Depois, Magali vai embora com o papel da receita e se esbarra com um homem que também estava segurando um papel. O homem dá uma bronca por ela não olhar por onde anda, Magali se desculpa e cada um pega um papel no chão, sem saber que foram trocados.
Magali chega em casa e prepara o bolo de mamão. Ela estranha os ingredientes com muitos produtos químicos, mas prepara assim mesmo. Depois que fica pronto, ela come o bolo inteiro com bandeja de uma vez só, sente uma dor de barriga, que passa logo e acha delicioso. Em seguida, resolve ir para a  rua e a porta é derrubada só com o toque que a Magali dá e ela comenta que o seu pai precisa parafusar a porta direito.
Na rua, Magali cumprimenta a Mônica e faz sacudir toda, deixando Mônica tonta. Magali fala que Mônica está leve e precisa se alimentar melhor. Depois, Cebolinha e Cascão pedem para Magali chutar a bola que eles estavam jogando e quando ela chute,a força é incrível e a bola vai parar longe na velocidade de um meteoro. 

Os meninos acham o máximo e Cebolinha fala que ela está superforte. Magali acha bobagem e ao tocar neles, vão parar voando longe.  Eles voltam e acham maravilhoso porque a Magali pode derrotar a Mônica e ser a nova dona da rua e eles os seus braços direitos. Magali não aceita porque a Mônica é amiga dela e eles inventam que a Mônica a chamou de magricela para jogar uma contra a outra e ter o plano infalível em prática.
Magali vai tomar satisfação com a Mônica, a chama de falsa e ao tentar bater na Mônica, o efeito  da fórmula acaba e a Magali se machuca ao tentar dar soco na Mônica, que corre falando que não queria machucar e não entende como foi acreditar em uma coisa dessas. Magali vai atrás, se desculpa e diz que foi boba cair na conversa do Cebolinha e Cascão. Mônica, então, bate nos meninos e elas voltam a  ser amigas, com Magali comentando que o bolo deu dor de barriga e não vai mais fazer outro.

No final, é mostrado o que aconteceu com o cientista que levou o papel do bolo que a Magali tava carregando. O professor cientista fica lamentando que a sua fórmula de ficar forte fracassou. O amigo diz que não falhou, que apesar de ninguém ficar forte, o Conselho de Ciências adorou o bolo de mamão, foi nota Dez.
Essa história é muito boa da Magali ficar forte ao ter trocado a receita de bolo de mamão com uma fórmula para ficar superforte e Cebolinha e Cascão terem aproveitado  a situação pra fazer um plano infalível para Magali derrotar a Mônica. Era comum histórias de planos improvisados a partir de uma situação que acontecia do nada, ainda assim, dando errado no final ,como toda história de plano infalível. Era normal também histórias com a Magali passando sufoco ao preparar bolos ou alguma comida, principalmente a comida se transformando em monstro causando terror para ela.
É completamente cheia de absurdos como a Magali não ter reparado que a letra do papel estava diferente, ela ter todos os ingredientes químicos na despensa de casa, não ter visto que não são coisas de um bolo comum e ainda ter formado um bolo normal, além das coisas que ela faz como derrubar porta com um toque só e o que faz com os seus amigos. Isso que se tornava legal nos gibis antigos, hoje em dia absurdos assim são evitados nas histórias.
Engraçado também a Magali comer o bolo todo com bandeja e tudo de uma só vez e também a cara que ela fez ao sentir dor de barriga logo após comer o bolo e passar imediatamente. Incorreta a parte da Magali mexendo sozinha com fogão, hoje em dia, criança mexer com fogão nos gibis, nem pensar. Interessante eles colocarem também o final do homem que levou a receita verdadeira do bolo de mamão. Não foi revelado os ingredientes da fórmula do cientista, ficando na imaginação dos leitores qual era essa fórmula que deixava as pessoas com uma superforça.
Os traços muito bons, típicos de histórias de miolo, destaque para a franja da Magali, com um a arte-final mais fina quando  tinha esse estilo de traços. Muito bom relembrar essa história  É da época que a Magali não tinha gibi próprio e apareciam histórias solo nos gibis da Mônica, até como forma de divulgação da personagem, que teria a estreia de seu gibi em fevereiro de 1989. Nessa época, estava acontecendo a campanha "Eu quero um gibi só da Magali" com os preparativos do lançamento do seu gibi e teve uma série de histórias em que ela fez greve de fome para ter o seu gibi. Nesse gibi da Mônica Nº 24 teve a 2ª parte da história da campanha. Para saber mais sobre essa campanha, que está completando 30 anos, clique AQUI E AQUI.
arquivo.png (617×209)
Créditos ;)  Marcos Alves - http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/12/magali-hq-o-doce-de-mamao.html

Charge N°68457!

Charge N°68456!

Charge N°68455!

Charge N°68454!

Charge N°68453!

Charge N°68452!

Charge N°68451!

Charge N°68450!

Charge N°68449!

Charge N°68448!

Tiras N°10593 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Aaaah, essas fanfics que vocês criam...

Tiras N°10592 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°10591 : Mulher de 30 - Cibele Santos!

Charge N°68447!

Charge N°68446!

Charge N°68445!

Charge N°68444!

Charge N°68443!

Charge N°68442!

Charge N°68441!

Charge N°68440!

Charge N°68439!

Charge N°68438!

Ria...Se Puder N°5836 - COMO VOCÊ ESTÁ NESSE DOMINGO?

Charge N°68437!

Charge N°68436!

Charge N°68435!

Charge N°68434!

Charge N°68433!

Charge N°68432!

Charge N°68431!

Charge N°68430!