sábado, 23 de maio de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°837 - Cascão: HQ "Meu arqui-inimigo voltou"

Compartilho uma história em que o Doutor Olimpo se passou por uma empregada para tentar dar banho no Cascão. Com 6 páginas, foi história de abertura de 'Cascão Nº  28' (Ed. Abril, 1983).

Nela, a mãe do Cascão, Dona Lurdinha, apresenta a Dona Limpilda, que se ofereceu a ajudar na limpeza da casa. Cascão fala que conhece a voz dela de algum lugar e pergunta por que ela tem aquele nome. Ao se aproximar do Cascão para apertar a mão dele, Limpilda espirra forte e vai parar longe, derrubando móveis da sala e diz que tem alergia à sujeira e não suporta ver coisas sujas.

Cascão não gosta do jeito que Limpilda fala aquilo e Dona Lurdinha diz que vai deixá-la à vontade. Limpilda diz que vai tomar conta de tudo, olhando para o Cascão, que também não gosta do olhar dela para ele. Cascão lhe deseja boa noite e vai dormir com o Chovinista por estar com sono. Ela fala que Cascão pode dormir tranquilo, deixando preocupado e pensando que a fala dela não cheirou bem.
Cascão chega ao quarto em alerta e ao olhar a frecha da porta, vê que Limpilda estava lá na porta. Cascão pula ligeiro para debaixo da coberta da cama com medo, pensando que era para se controlar, ela não vai fazer nada de mais, lá é o quarto dele e ela não ousaria entrar lá e não é pra ter medo de empregada. Fala boa noite ao Chovinista e como ele não responde nada, vai olhar por debaixo da coberta e vê Limpilda com o Chovinista na mão e tapando a boca dele

Cascão se desespera gritando que Limpilda entrou e pergunta o que ela quer. Limpilda responde no diminutivo, que quer um menininho bonitinho chamado Cascão que tome um "banhinho". Cascão entra na onda e diz que se ele não quiser tomar "banhinho" e ela responde que tem que ser forçada a dar. Ele taca o travesseiro na cara dela e tenta fugir com o Chovinista, mas tem a surpresa da porta estar trancada, a chave estava com a Limpilda.

Nisso, chega o ajudante James, Limpilda tira o disfarce e Cascão descobre que era o Doutor Olimpo disfarçado e tenta dar banho no Cascão com as suas armas de limpeza. O quarto do Cascão já era equipado com invenções, preparadas para emergências como aquela e aciona guarda-chuva, tampa e lata de lixo para conter a água da arma do Doutor Olimpo. Com a confusão, Doutor Olimpo e James são jogados para fora da janela, caem até o primeiro andar e fogem correndo.

No final, Dona Lurdinha ouve o barulho enquanto dormia e pergunta ao Cascão se era Dona Limpilda que caiu do quarto dele. Cascão fala que foi e que ela não sabe limpar a casa, pois o quarto dele estava que nem um chiqueiro e é muito bagunceira, e adorando, tanto ter se livrado do Doutor Olimpo quanto o estado imundo que o quarto ficou.

Essa história é muito engraçada com o Cascão às voltas de uma empregada misteriosa querendo dar banho nele até descobrir que era o seu terrível arqui-inimigo Doutor Olimpo. Legal ver a cara de medo do Cascão, sabendo que tinha coisa errada com a empregada, tentando controlar o medo na cama, assim como a cara da Limpilda na cola do Cascão. O diálogo entre eles no diminutivo também foi hilária.

Teve absurdo da empregada limpar casa de noite, bem na hora que todos iam dormir, a história podia passar de dia, mas acho que a intenção seria para que o Doutor Olimpo desse o banho no Cascão sem que os pais vissem. No máximo, poderiam adaptar da mãe ir para rua enquanto a Limpilda arrumava a casa. 

É o verdadeiro Cascão fugindo do banho, enfrentando vilões querendo dar banho nele, teve direito até de engenhocas no quarto prontas para emergências de alguém dar banho nele e a apologia de sujeira, com Cascão adorando o quarto que nem chiqueiro. Assim que eram boas as histórias dele, hoje é tudo oposto a isso, quase nem tem histórias com banho e ele ainda fica aderindo à limpeza. Incorreta também a intenção do Chovinista dormir na cama com ele, não pode bichos dormir na cama dos seus donos, ainda mais um porco sujo e também a palavra "droga!", abolida nos gibis atuais.

O Doutor Olimpo apareceu em 2 histórias da Editora Abril em 1976, em 'Cebolinha Nº 42' e 'Nº 46', e depois retornou de forma fixa quando o Cascão ganhou gibi próprio a partir de 'Cascão Nº 10' de 1982, como um cientista que queria dar banho no Cascão a todo custo. Enquanto que com Cremilda e Clotilde, Cascão não sabia que elas desejavam dar banho nele, com o Doutor Olimpo sabia muito bem e até o chamava de arqui-inimigo, tudo para diferenciar os vilões. O ajudante do Doutor Olimpo não tinha traços e nomes fixo, em 1976 era chamado de José e nessa história apareceu como James, só a partir dos anos 1990 que ele passou a ter traços definitivos e nome Sapóleo como fixo.

Os traços muito bons, ainda na transição da fase consagrada a partir de 1985, e, com isso, com os personagens com as bochechas mais curvadas. A casa do Cascão teve dois andares nessa história. O normal é ter só  um andar, mas as vezes roteirista mudavam isso quando achava que seria melhor para o roteiro. A palavra "arqui-inimigo" na história era escrita "arquiinimigo" na época e foi mudada com acréscimo de hífen na nova reforma ortográfica de 2009. Então, o correto é "arqui-inimigo" e na postagem eu preferi colocar a grafia atual no título também.

O gibi teve propaganda inserida do achocolatado "Toddy" na 3ª página da história (página 5 do gibi), o que era bem comum na época, mas dessa vez, ao invés de ser ocupando quadrinhos no final de cada página da história, acabou sendo nas laterais das páginas. Onde pudesse ter anúncio, eles colocavam.
Créditos ;)  Marcos Alves:  http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/05/cascao-hq-meu-arqui-inimigo-voltou.html

Ria...Se Puder! 😁 N°7710

Ria...Se Puder! 😁 N°7709

Ria...Se Puder! 😁 N°7708

Ria...Se Puder! 😁 N°7707

Ria...Se Puder! 😁 N°7706

Ria...Se Puder! 😁 N°7705

Ria...Se Puder! 😁 N°7704

Ria...Se Puder! 😁 N°7703

Ria...Se Puder! 😁 N°7702

Ria...Se Puder! 😁 N°7701

Charges/Cartuns! ★ ESPECIAL N°93.000

Charges/Cartuns! ★ N°92999

Charges/Cartuns! ★ N°92998

Charges/Cartuns! ★ N°92997

Charges/Cartuns! ★ N°92996

Charges/Cartuns! ★ N°92995

Charges/Cartuns! ★ N°92994

Charges/Cartuns! ★ N°92993

Charges/Cartuns! ★ N°92992

Charges/Cartuns! ★ N°92991

Charges/Cartuns! ★ N°92990

Charges/Cartuns! ★ N°92989

Charges/Cartuns! ★ N°92988

Charges/Cartuns! ★ N°92987

Charges/Cartuns! ★ N°92986

Charges/Cartuns! ★ N°92985

Charges/Cartuns! ★ N°92984

Charges/Cartuns! ★ N°92983

Charges/Cartuns! ★ N°92982

Charges/Cartuns! ★ N°92981

Charges/Cartuns! ★ N°92980

Charges/Cartuns! ★ N°92979

Charges/Cartuns! ★ N°92978

Charges/Cartuns! ★ N°92977

Charges/Cartuns! ★ N°92976

Charges/Cartuns! ★ N°92975

Charges/Cartuns! ★ N°92974

Charges/Cartuns! ★ N°92973

Charges/Cartuns! ★ N°92972

Charges/Cartuns! ★ N°92971

Charges/Cartuns! ★ N°92970

Charges/Cartuns! ★ N°92969