sábado, 20 de janeiro de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.226 - Cascão: HQ "Ai, que calor!"

Capa de 'Cascão Nº 12' (Ed. Abril, 1983)

Estamos no verão no Brasil e mostro uma história tudo a ver com a estação em que o Cascão procura um jeito de se refrescar com o grande calor que estava passando. Com 4 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 12' (Ed. Abril, 1983).

Cascão está sofrendo com o grande calor, reclama que está que está assando, que precisa arranjar um jeito de refrescar e que iria bem uma limonada gelada ou sorvete, quando vê um lagoa e resolve mergulhar. Logo volta para a beira, dizendo que o calorzão quase fez esquecer que ele era o Cascão e ao ver Cebolinha e Xaveco na lagoa, diz que com o calor, não há quem resista, até ele tem vontade de entrar na água.

Depois, ele vê uma loja que vende ventilador e fica na frente sentindo o vento. O vendedor pergunta se ele gostou do vento, Cascão confirma e diz que se  ele sair da frente, dá para aproveitar mais o ventinho. O vendedor fala para pedir o pai para comprar um, Cascão fala que o pai anda meio duro e o vendedor reclama que os ventiladores lá estão para serem vendidos e não para distribuírem vento de graça. Cascão diz que tem cinquenta mangos e compra se ele puder facilitar. Cascão é expulso ao som de palavrões.

Em casa, Cascão fica na frente da geladeira aberta, a mãe vê e proíbe, dizendo que do jeito que está quente vai estragar os alimentos e é capaz de ele ficar doente. Cascão fala que ele quer se refrescar e Dona Lurdinha pergunta por que ele não toma um banho. Cascão vai pra rua, reclamando que não esperava a própria mãe dar um conselho desse. Cascão quase se convence que vai ter que ir para 

o banho com esse calorzão, quando sente vento da Mônica se abanando com leque, fica ali e diz que está salvo.

História legal em que o Cascão procura uma forma de se refrescar do calor forte do verão sem ter que tomar banho. Tenta se refrescar com vento de ventiladores de uma loja e com a geladeira aberta em casa, sem sucesso, e quando quase vai tomar banho, consegue se refrescar com abano da Mônica Com leque. É que a força para ela se abanar é tão grande, que é equivalente a um ventilador de grande potência.

Foram muitas tiradas engraçadas como Cascão quase mergulhar na lagoa se esquecendo que é o Cascão, que nunca tomou banho, o abuso do Cascão de querer o vento dis ventiladores de graça, toda a conversa com o vendedor e ser expulso aos palavrões do vendedor, se refrescar diante da geladeira, achar um absurdo a mãe dar conselho de ele tomar banho. Legal também cena do primeiro quadrinho de até um cachorro sofrendo com calor. Mais uma vez Cascão falando sozinho praticamente a história toda, ele era expert em histórias de monólogos, mandava super bem fazer graça sozinho e pra mim acho as histórias de miolo antigas dele melhores, ficavam mais engraçadas.

Interessante o Cascão não ter ventilador em casa por ser pobre e pai não ter condições financeiras, pelo visto uma das primeiras a mostrar que a família do Cascão era a mais pobre da turminha. Realmente sem ventilador em casa e sem banho é difícil suportar um calor de rachar do verão. Na époc, ventilador era caro ter, ar condicionado, então, era artigo de luxo, era só para ricos. O tema em si não considero que seja incorreta hoje em dia, mas têm elementos que o povo do politicamente correto iria implicar como vendedor falar palavrões e Cascão ficar na frente da geladeira para se refrescar.

Os traços ficaram bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1980. Destaque para a mãe do Cascão que ainda tinha a cara do filho, só que no início de 1983 já estava sem as sujeirinhas no rosto e em meados de 1983 mudaram completamente os traços dela, deixando mais feminina como conhecemos hoje. Teve erros como que esqueceram da sujeirinha do Cascão no lado direito do rosto no primeiro quadrinho da primeira página e esqueceram de pintar o calção do Cascão de vermelho, deixando branco, no penúltimo quadrinho da terceira página. Foi republicada depois em 'Almanaque do Cascão Nº 7' (Ed. Globo, 1989). 

Capa de 'Almanaque do Cascão Nº 7' (Ed. Globo, 1989) 
Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/01/cascao-hq-ai-que-calor.html

Charges/Cartuns! ★ N°266.601 a N°266.700