sábado, 9 de maio de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°307 - Dudu: HQ "Cinema pela primeira vez"!

_MG_55_(1991).jpg (511×730)
Capa de 'Magali Nº 55' (Ed. Globo, 1991)
"Dia das Mães" chegando e em homenagem, mostro uma história de quando a mãe do Dudu, Dona Cecília, o levou para o cinema pela primeira vez, causando muita confusão. Ela tem 9 páginas e foi a história de encerramento de 'Magali nº 55' (Ed. Globo, 1991).

Nela, Dona Cecília convida o Dudu para passear juntos. Dudu pergunta se eles vão ao parquinho, mas sua mãe diz que não dando desculpa porque é muito cansativo para ele, lembrando na hora, que é ela que cansa demais com as brincadeiras do filho. Dona Cecília diz que eles vão ao cinema e Dudu diz que não quer ir porque é chato.
_HQ_Dudu_Cinema_pela_1_vez+(1).jpg (491×730)
Dona Cecília pergunta como ele sabe se é chato se nunca foi antes e o Dudu responde que sabe que é uma televisão grandona. Empolgada, ela fala que no cinema passa filmes que não passa na televisão, que lá tem um monte gente assistindo, comem pipoca e chocolate. Dudu aceita e enquanto ela vai arrumar a roupa dele, ele se dirige ao leitor falando o que não faz para agradar à mãe.
_HQ_Dudu_Cinema_pela_1_vez+(2).jpg (485×730)
Então, eles vão ao cinema assistir ao filme do "Batmão" e ela fica animada, pensando se ele gostar vai levar sempre porque é muito relaxante para os dois. Na seção de doces, ele pede quase todos porque não sabe qual deles vai ter vontade na hora. Chegando na sala, ela mostra como a tela é grande, logo depois sentam e ela fala que o filme vai começar, mas o Dudu a corrige, avisando que é só o comercial.
_HQ_Dudu_Cinema_pela_1_vez+(3).jpg (490×730)
Apagam as luzes quando o filme começa e Dudu chora mandando acender a luz porque tem medo de escuro, deixando Dona Cecília morta de vergonha. Ela fala que é coisa feia um mocinho como ele com medo de escuro e fala que a menina que está do lado é menor que ele e não está com medo. Dudu responde que não tem culpa se ela é boba quando aparecer um monstro, então a menina começa a chorar, acreditando que tem monstro lá no cinema. Dona Cecília dá bronca de que ele não se comportar, quem vai virar monstro é ela.
_HQ_Dudu_Cinema_pela_1_vez+(4).jpg (493×730)
Começa o filme, só que não era dublado e o Dudu não sabe ler. Então, ela passa a ler as legendas para o Dudu. Só que toda hora o Dudu interrompia, perguntando o que estão dizendo, quem o "Batmão" e o "Bobin" não podem deixar escapar, por que "Bobin" falou "Santa esperteza, Batmão", deixando a mãe toda atrapalha, se perdendo na leitura e o Dudu ainda reclama que ela não está lendo direito.

Dona Cecília grita com ele, de como ela pode ler direito, se ele não para de interromper. Aí, todo mundo do cinema manda fazer silêncio e Dudu ainda dá corda falando que ela passou vexame. Dona Cecília, com raiva, manda o filho calar a boca. Ela lê mais um trecho das legendas do filme, olhando sempre a tela, e quando vai olhar para o Dudu, ele desapareceu. Ele estava na frente da tela fazendo sombra com a mão, atrapalhando a visão de todo mundo.
_HQ_Dudu_Cinema_pela_1_vez+(5).jpg (498×730)
Dona Cecília fica desesperada e corre atrás do Dudu pelo cinema todo, enquanto ele fica gritando e chorando que a mãe quer bater nele. Até que para cansada e diz que não vai bater nele e voltam a sentar para assistir ao filme. Dona Cecília oferece um doce para ele, que recusa, dizendo que enjoou só de olhar. Ela lê mais um pouco a legenda do filme para ele, mas de tão cansados, os dois acabam dormindo, precisando o lanterninha acordá-los, falando que o filme acabou e que o cinema vai fechar.
_HQ_Dudu_Cinema_pela_1_vez+(6).jpg (496×730)
No final, Dona Cecília pergunta se o Dudu está feliz, e ele diz que não, que nem viu o final do filme. Eles vão para casa, com o Dudu no colo da mãe fazendo o maior berreiro pela rua porque quer ver o final do filme. Ela mandar parar com o berreiro, ele diz que sim, só se levá-lo de novo ao cinema no dia seguinte. Ela diz que ao parquinho é melhor. Dudu estranha porque ela tinha falado que era cansativo. Dona Cecília, morta de cansaço, desaba no sofá e dorme, enquanto Dudu se pergunta que as mães nunca sabem o que querem, enquanto o pai, seu Durval, fica observando a esposa no sofá.
_HQ_Dudu_Cinema_pela_1_vez+(7).jpg (496×730)
Acho essa história muito divertida, mostrando o lado pestinha do Dudu. Ter um filho peste como o Dudu não é fácil, haja paciência para lidar com ele, afinal tira qualquer um do sério. Muito engraçado as tiradas dele, respondendo à mãe e hilário a parte com ele fazendo sombra na frente da tela do cinema. Na postagem a coloquei completa.

Apesar do Dudu não gostar de comer alimentos, mas eles gosta de doces, desde que não seja um exagero. Escolheu doce para caramba, mas acabou não comendo de qualquer forma. Só para perturbar a mãe. Outro detalhe que a Dona Cecília fala que iria trocar a roupa dele, mas ele vai com a mesma roupa que estava. É que os personagens tem várias roupas do mesmo tipo no armário e aí dá impressão que estão sempre com a mesma roupa.
_HQ_Dudu_Cinema_pela_1_vez+(8).jpg (493×730)
Os traços muito bons e caprichados, como sempre na época. Muito boa a arte de pintarem os personagens de cinza e de preto em alguns quadrinhos das 4ª e 5ª páginas da história (páginas 28 e 29 do gibi) para dar ideia de luz do cinema apagada. Legal também os nomes parodiados no filme: "Batmão" (Batman), "Bobin" (Robin), "Boringa" (Coringa) e "Binguim" (Pinguim). Só Mulher-Gato que não foi parodiado e que provavelmente iriam alterar isso em alguma republicação em almanaques recentes. 
_HQ_Dudu_Cinema_pela_1_vez+(9).jpg (493×730)
Essa foi uma das primeiras histórias com o Dudu apenas como um pestinha. Era bem raro aparecer histórias assim com ele pentelhando os outros, porque na época prevalecia mesmo eram histórias com a sua característica marcante do garoto que não gostava de comer, com ele recusando comida a todo custo. Só no final dos anos 90 é que se tornou mais frequente ele pestinha, mas não aprontando mais com a mãe desse jeito, colocando mais ele aprontando com o Cebolinha a partir de 1999, depois voltando a pentelhar a Magali.
logoarquivo.png (583×198)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/05/dudu-hq-cinema-pela-primeira-vez.html

Charge N°38550!

chargedodia04.jpg (567×412)

Charge N°38549!

chargedodia03.jpg (567×412)

Ria...Se Puder N°4498 - SUA CARA!

10392324_935777183168819_2414550139201874708_n.jpg (600×661)

Charge N°38548!

chargedodia02.jpg (567×412)

Charge N°38547!

chargedodia01.jpg (567×412)

Animação do DIA : Tobby entrevista - T-800!

Charge N°38546!

cartumdodia.jpg (567×412)

Charge N°38545!

cartumdodia2.jpg (567×412)