domingo, 25 de dezembro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.112 - HQ "Mônica e o presentão"

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 20' (Ed. Abril, 1983)

Mostro uma história em que a Mônica ajudou o Papai Noel a procurar os presentes que sumiram do saco e foi parar no mundo dos presentes e enfrentou o Grande Presentão. Com 12 páginas, foi história de abertura de 'Almanaque da Mônica Nº 20' (Ed. Abril, 1983).

Mônica não consegue dormir, ansiosa para ver o presente do Papai Noel, vai até a sala e tinha nada ainda. Volta pra cama, ouve um barulho e vai até lá, pensa que era o Papai Noel e era só o seu pai, Seu Sousa, que foi beber água e bateu forte a porta da geladeira. Ela volta para cama, passam-se 3 horas e nada de presente ao lado da Árvore de Natal.

Mônica reclama que vai dormir antes do Papai Noel chegar e queria muito ver a chegada dele. Diz que vai vê-lo mesmo estando com sono, quando ouve uma voz vinda da chaminé. Ela sobe no telhado e encontra o Papai Noel, que não estava encontrando os presentes dentro do saco e que a entrega está atrasada e provável que muitas crianças vão ficar sem presente naquela noite.

Mônica não aceita, ajuda a procurar e acaba caindo dentro do saco. Ao cair, descobre que o saco era mágico e vai parar no mundo dos presentes que ficava dentro do saco, com castelo, árvores e passarinhos, tudo formado por caixas de presentes. Por isso que cabiam tantos presentes dentro de um saco pequeno. O lugar macio que caiu era um presente grande que falava e estava gemendo de dor com o impacto da Mônica cair em cima dele, que é levado por uma ambulância-presente.

Em seguida, aparecem presentinhos perguntando se a Mônica está bem. Ela acha os presentinhos fofinhos e eles perguntam que tipo de embrulho é a Mônica. Ela fala que é gente e ficam felizes que existem mesmo e são de verdade porque o Grande Presentão falou que papo de gente é tudo invenção. Surge o Grande Presentão, que quer saber por que os presentinhos saíram de seus lugares e lembra que eles são proibidos de sair por aí.

Mônica fala que não pode tratar os presentinhos assim. O Grande Presentão diz que o tamanho dos presentinhos não se comparam a importância e o valor dos presentões. Dentro deles cabem brinquedos sofisticados e nos presentinhos, nada, e só servem para lustrar a caixa e ajeitar os lações dos presentões. Por isso não deixava os presentinhos saírem do saco para o Papai Noel entregá-los para as crianças. Mônica diz que o importante não é o valor e a beleza das fitas, e, sim, o amor com que eles são dados.

Quando tenta sair com os presentinhos, Mônica é presa com as fitas apertadas dos presentões. Um presentinho tenta intervir, só que o Grande Presentão bate nele, que cai, ficando desacordado. Mônica fica com muita raiva, o Grande Presentão fala que as fitas são indestrutíveis e vai sair só quando ele quiser, quando Mônica arrebenta as fitas com sua super força e bate nos presentões.

Mônica volta para a superfície do saco, mostrando que encontrou os presentes do Papai Noel, que agradece. Ela se prepara para descer e ir dormir, Papai Noel entrega um presente para ela e some. Mônica fica feliz que um daqueles presentes era seu e se pergunta sobre o Grande Presentão, esperando que quem recebê-lo não fique chateado com o estado que ficou e no final o Papai Noel com o Grande Presentão ao seu lado, fala que também espera.

História legal com a Mônica ajuda o Papai Noel a encontrar presentes que sumiram e vai parar no mundo dos presentes depois de cair no saco. Lá, descobre que o líder Grande Presentão estava fazendo os presentinhos de escravos por achar que são insignificantes e sem valor como os presentões, e, assim, impedindo de eles saírem do saco para serem dados para as crianças. Mônica consegue impedir, salvando o Natal, e ela e o Papai Noel esperam que a criança que receber o Grande Presentão, não se importe vir todo amassado, já que ela bateu tanto que ficou todo amassado.

Envolvendo fantasia e imaginação, história chamou atenção do mundo dos presentes dentro do saco, como uma justificativa de uma dúvida frequente das crianças e também de muita gente de como um saco pequeno pode caber tantos presentes para crianças do mundo todo. Então, ficou mostrado que é um saco mágico e bem fundo com um mundo dos presentes falantes lá, tendo até ambulâncias e castelos lá, tudo formado por caixas de presentes. Bem criativa.

Foi legal ver a Mônica ansiosa para ver o Papai Noel no início, interagindo com os presentes, enfrentando os vilões, presentinhos acharem que gente não existia porque nunca tinha visto e ela derrubar com a sua força exagerada as fitas que acreditavam que eram indestrutíveis até então. Ainda teve uma bonita mensagem de que não importa tamanho, valor financeiro e caixa bonita, o que importa é o amor que foi dado o presente. Recado pra gente que considera que os presentes caros e de luxo que são os melhores, os presentinhos e lembrancinhas podem não ser caros, mas têm grande valor sentimental e mostra que não foi esquecido e foi dado com amor da mesma forma. 

A parte que aparece o pai Seu Sousa daria até para pensar que era enrolação dele para deixar o presente na Árvore de Natal, fazendo com que o Papai Noel não exista e era próprio pai que dava presente, mas logo vimos que foi descartado. Antigamente, eles colocavam histórias com pais dando presentes no lugar do Papai Noel, hoje histórias assim são descartadas, colocam só o Papai Noel real pra não tirar fantasia das crianças.


Os traços muito bonitos e encantadores que davam gosto de ver.  Incorreta atualmente por mostrar Mônica acordada de madrugada pra esperar o Papai Noel, o sentido de Seu Sousa dar presente e Papai Noel não existir, Mônica subir no telhado sozinha, mas até que creio que fariam história nesse estilo hoje só fazendo adaptações por causa do lado mais infantil que ela tem e a mensagem positiva de valor do presente.

Nunca foi republicada até hoje, assim como todas as histórias desse e dos outros almanaques da Mônica com histórias inéditas da Editora Abril, por isso essa é rara e só quem o almanaque original de 1983 que a conhece.

FELIZ NATAL A TODOS!!! 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/12/hq-monica-e-o-presentao.html

Charges/Cartuns! ★ N°220.901 a N°221.000 ★ Especial