terça-feira, 17 de setembro de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°744 - Cascão: HQ "O futebol entre nós"

Mostro uma história em que o Cascão teve que se decidir entre namorar a Cascuda ou jogar futebol. Com 4 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 13' (Ed. Globo, 1987).

Começa a Cascuda avisando o Cascão que está tudo acabado com o namoro deles. Cascão pergunta o motivo e ela diz porque ele prefere jogar futebol a namorar com ela. Cascão ri e diz que é verdade enquanto cabaceia a bola e Cascuda sai correndo chorando.
Cascão vai atrás, dizendo que estava brincando e Cascuda achou que estava falando sério. Cascão diz que estava brincando, tanto que deu risada e Cascuda manda provar. Cascão chuta a bola para longe, dizendo que não quer mais saber da bola, deixando Cascuda feliz. Um menino encontra a bola e Cascão avança nele, brigam e ele consegue recuperar a bola.

Cascuda fica braba, não querendo saber do Cascão e ele fala que não podia o menino levar a bola, pois custa uma nota. Nessa hora, aparecem Cebolinha e Zé Luís convidando cascão a participar de um jogo contra.  Cascão fala que não vai porque precisa ficar com a Cascuda. Eles pegam a  bola do Cascão emprestada e vão pro jogo.

Cascuda fica feliz, pois foi prova de carinho já que ele nunca deixou de ir ao futebol. Eles namoram, mas Cascão fica o tempo todo pensando na bola e no futebol. Cascuda percebe que o namorado está triste e fala que quem sabe um dia ele se torna um jogador famoso como o Careca, Pita ou Zico e para isso ele tem que treinar bastante, deixando então, ele ir jogar futebol com os meninos. Cascão vai todo contente, mas tem a surpresa que o time estava completo e teria que ficar no banco, ficando triste.
Uma história simples e muito bacana, dessa vez sem tema de banho e sujeira, apenas mostrando o namoro do Cascão com a Cascuda, que cansada de vê-lo só jogando futebol ao invés de namorarem e dar atenção a ela, faz Cascão escolher entre ela e a bola. Foi difícil ele escolher, mas preferiu ficar com Cascuda. Ela acaba deixando jogar futebol, vendo que estava errada, mesmo tendo sido tarde demais pra jogar. namoro do cascão com Cascuda e futebol. Mostra de uma forma divertida relações de namorados na vida real que não sabem dividir o tempo entre namoro e vida social e a namorada ou esposa fica enciumada do companheiro não dar atenção a ela.
Engraçada a parte do Cascão falando que prefere ficar com a bola no início, magoando a namorada, assim como ele partir para briga com o menino que queria pegar  a bola, chamando até de atrevido e que acha que dinheiro nasce em árvore. A relação do Cascão com Cascudas apesar de serem namorados, mas ele não seguia tão fiel a ela, tinha interesse por outras meninas, traindo na cara de pau, fora algumas brigas por outros motivos, inclusive para conhecê-lo a tomar banho.

Eu gostava das histórias do Cascão junto com Cascuda. Hoje em dia não costumam mais mostrar histórias dos personagens crianças namorando, discutindo e brigando no namoro, bem raro isso agora,  por conta da patrulha do politicamente correto acharem que é errado crianças namorando e, com isso, história assim não seria criada atualmente.
Os traços muito bons, bem típicos de histórias de miolo dos anos 80, só ficou estranho, por esquecimento do desenhista, que em alguns quadrinhos a Cascuda não apareceu com sujeirinhas e em outros sim. Cascuda quando foi criada em junho de 1974 (coincidentemente há exatos 45 anos), gostava de sujeira que nem o Cascão, um casal de sujinhos, mas depois com o passar do tempo e pelo politicamente correto, deixaram apenas o Cascão gostando de sujeira e ela passou a tomar banho a partir dos anos 80, com Cascão considerando isso um grande defeito dela, mas a Cascuda aparecia de sujeirinha no rosto de vez em quando. Os nomes dos jogadores acabaram não sendo parodiados, algumas vezes colocam nome normal dos artistas sem paródias.

Tiras N°12027 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Hoje (17), Mauricio de Sousa foi homenageado pelo Senado por conta do seu trabalho em favor da inclusão social!
Com a ilustre presença de Mônica, Cebolinha, Luca e Dorinha, o criador do Bairro do Limoeiro interagiu com crianças de escolas públicas do Distrito Federal que estavam presentes no local, desenhou e exibiu o longa "Cine Gibi". Demais, né?
Nosso amigo Mané Onça, que de bobo não tinha nada, foi um personagem do Mauricio de Sousa criado em 1966.
Muito mais na exposição "Olá, Mauricio!” no Centro Cultural Fiesp.
Meninos, podem guardar o dinheiro e todas essas riquezas...
Amanhã (18), o longa "Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo" (2007) será a atração principal do projeto #CinePipoca da Biblioteca Pública do Paraná! 
A sessão especial acontecerá às 14h30, no auditório (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro), com entrada GRATUITA e distribuição de pipoca para o público. Não vai perder, hein?

Tiras N°12026 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°12025 : Will Tirando - Will Leite!

Tiras N°12024 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Ria...Se Puder N°6097 - janeiro: esse vai ser o meu ano... setembro:

Tiras N°12023 : Especial MIX nº158 - Blog do XANDRO!

Tiras N°12022 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°12021 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Tiras N°12020 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Charges/Cartuns N°78850!

Charges/Cartuns N°78849!

Charges/Cartuns N°78848!

Charges/Cartuns N°78847!

Charges/Cartuns N°78846!

Charges/Cartuns N°78845!

Charges/Cartuns N°78844!

Charges/Cartuns N°78843!

Charges/Cartuns N°78842!

Charges/Cartuns N°78841!

Charges/Cartuns N°78840!

Charges/Cartuns N°78839!

Charges/Cartuns N°78838!

Charges/Cartuns N°78837!

Charges/Cartuns N°78836!

Charges/Cartuns N°78835!

Charges/Cartuns N°78834!

Charges/Cartuns N°78833!

Charges/Cartuns N°78832!

Charges/Cartuns N°78831!


Charges/Cartuns N°78830!

Charges/Cartuns N°78829!

Charges/Cartuns N°78828!