terça-feira, 4 de agosto de 2020

Submundo HQ N°314 - "Mulher-Gato" (80 ANOS): O Pulo da Gata nas HQs...

Heroína ou vilã? Tanto faz...(20/06/2020) O que importa é que a "Mulher-Gato" completa em 2020 nada menos que 80 ANOS desde sua 1º aparição nos quadrinhos em "Batman" nº 1 (de 1940)!
E pra comemorar a data... Esta matéria especial (no melhor estilo: "Túnel do Tempo") faz uma trajetória da gata nas HQs brasileiras E nas telinhas/telonas (onde teve várias encarnações)!
Confira abaixo:
"Mulher-Gato"... Foi criada em 1940, por Bill Finger & Bob Kane, estreando na revista do "Batman" nº 1. Na época, as histórias do morcego vinham saindo na revista "Detective Comics" (desde 1938), e o morcego - finalmente - ganhava revista própria, numa edição tão marcante e explosiva, que trazia, além da estreia da "GATA", A 1º aparição do "Coringa" também. Inicialmente, ela era conhecida apenas como: "A Gata", e aparecia eventualmente como vilã nas HQs do morcego. Seu alter-ego, de Selina Kyle, seria revelado somente muito tempo depois, já em 1951: Na revista do "Batman" n º 62. A partir da década de 60, Selina passou a ser retratada de forma mais simpática e deixando um pouco de lado o perfil mais vilanesco, servindo mais como interesse romântico pro morcego!

Inspirada (parcialmente) na atriz Jean Harlow (que morreu precocemente aos 26 anos durante as filmagens de "Saratoga" em 1937), a "Mulher-Gato" era uma ladra caracterizada visualmente pelo uso de um chicote e máscara felina. Sem poderes: A não ser o de sedução, é claro, rs. Selina teve muitos uniformes diferentes (alguns bastante peculiares) durante seus 80 anos de carreira nos quadrinhos. Em suas primeiras versões, a "gata" chegava a usar um vestido e umas botinhas de salto (CAPA abaixo, da "Coleção Invictus" nº 1 de 1992 - no final da postagem) que deviam ser bastante desconfortáveis e NADA funcionais pra quem vivia se dependurando e correndo pelos telhados de Gotham, hehe. No Brasil, essa fase mais clássica da Era de Ouro foi publicada na revista do "Lobinho" (CAPA acima, de 1947) e em edições de "Batman" e "Superman" da EBAL (até meados dos anos 70)!  

Em uma nova mudança de uniforme (CAPA abaixo, de "Almanaque Batman - 1970" da EBAL), a "Mulher-Gato" flertou com a revolução feminista e se juntou às "Fúrias Felinas" pra derrotar o "Batman" numa "batalha dos sexos" (como ela mesma afirma na capa da revista, rs). Já na década de 80, Selina seria reformulada por Frank Miller em "Batman - ANO 1", sendo reapresentada como uma prostituta vivendo e atuando no submundo de Gotham. Essa proposta mais violenta e sombria seria seguida também na excelente mini-série de 1989 - compilada pela Abril numa única edição de 100 pág: "Mulher-Gato" (CAPA acima - "Nas Ruínas da Inocência"). Por sinal, essa HQ devia ser republicada nos dias de hoje, mesmo que a DC tenha feito de tudo para desconsiderá-la da cronologia (como se "cronologia" valesse alguma coisa pra DC depois de tantas "CRISES" e afins)!
A década de 90 representou mais uma reformulação pra personagem... Que agora ganhava revista própria (nos EUA) em uma extensa série desenhada por Jim Balent, que popularizou o traje todo ROXO com botas pretas de cano longo. Essa fase estreou em: "Liga da Justiça & Batman" nº 12 (formatinho da Abril) e prosseguiu depois no mix das revistas do morcego e diversas participações especiais, sendo uma das mais emblemáticas em: "HITMAN" nº 5 (de Garth Ennis), onde o anti-herói chega a se excitar ao ser espancado, chicoteado, e pisado com botas de salto pela Selina (sado-masoquismo levado às últimas consequências, kkk). A gata também protagonizou um sexy crossover com a "Vampirella" (publicado pela Abril em 1997) e NOVO visual (mais um, rs) no "Longo Dia das Bruxas" e "Vitória Sombria" (agora com cauda e bigodinhos de gato na máscara)!  
Muitos especiais e mini-séries permearam a trajetória da felina nas HQs: "Mulher-Gato: Guardiã de Gotham" 1-2 (passada numa realidade alternativa - pela Mythos), "Batman & Mulher-Gato: Rastro de Pólvora" 1-2 (Panini/2005), "Mulher-Gato: Cidade Eterna" 1-3 (de Jeph Loeb & Tim Sale), "Mulher-Gato: Um Crime Perfeito" (de Darwyn Cooke), "DC Apresenta 8: Mulher-Gato" (de 2008), "Convergência: Mulher-Gato & Questão" (de 2016), "A Lenda do Batman - No Coração do Silêncio" (O Vol. 13 da coleção do Batman pela Eaglemoss), entre outras participações. Recentemente, rolou um casamento entre "Batman & Mulher-Gato" (com algumas edições e especial lançado pela Panini), mas sabemos que nos gibis nada dura "até que a morte os separe", rs!

Por FIM... As versões de carne-e-osso da "Mulher-Gato": A 1º mais famosa e marcante foi na pele e voz (adocicada) de Julie Newmar  pra série de TV do "Batman" (de 1966) - Ela aparece retratada numa CAPA acima (de "Batman" nº 29). Julie seria substituída por outras 2 atrizes: Eartha Kitt (a 1º versão afro-descendente da gata) e Lee Meriwether (pro longa-metragem baseado na série de TV)! No cinema, não tem pra ninguém: Michelle Pfeiffer tornou a gata um ícone da cultura pop em "Batman - O Retorno" (de 1992)! Halle Berry protagonizou o fiasco: "Mulher-Gato" (um dos PIORES filmes baseados em HQ de todos os tempos)! Anne Hathaway foi uma Selina bem sem-sal em "Cav. das Trevas Ressurge" (do Nolan)! E a menininha Camren Bicondova recuperou a dignidade da personagem sendo uma sósia adolescente perfeita da Michelle Pfeiffer na série de TV: "Gotham"!  Feliz aniversário, Selina! Até+
Submundo.jpg (611 × 452)

Charges/Cartuns! ★ N°97705

Charges/Cartuns! ★ N°97704

Charges/Cartuns! ★ N°97703

Charges/Cartuns! ★ N°97702

Charges/Cartuns! ★ N°97701

Ria...Se Puder! 😁 N°8360

Ria...Se Puder! 😁 N°8359

Ria...Se Puder! 😁 N°8358

Ria...Se Puder! 😁 N°8357

Ria...Se Puder! 😁 N°8356

Ria...Se Puder! 😁 N°8355

Ria...Se Puder! 😁 N°8354

Ria...Se Puder! 😁 N°8353

Ria...Se Puder! 😁 N°8352

Ria...Se Puder! 😁 N°8351