domingo, 8 de maio de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.042 - Cebolinha: HQ "Ensopado de cebola"

Capa de 'Cebolinha Nº 45' (Ed. Globo, 1990)

Em homenagem ao "Dia das Mães", mostro uma história em que o Cebolinha desobedeceu a sua mãe indo à rua com chuva forte para comprar material de pipa e se deu muito mal. Com 7 páginas, foi história de abertura de 'Cebolinha Nº 45' (Ed. Globo, 1990).

Em um dia chuvoso, Cebolinha está brincando de montar castelo com a irmã Maria Cebolinha e depois ela derruba tudo. Cebolinha fica com raiva e reclama com a mãe que não dá para brincar com a Mariazinha. Dona Cebola fala que é para ter calma, ela só tem 2 aninhos e além do mais, não tem o que fazer em casa com chuva e sem energia elétrica e pergunta por que ele não vai ler um livro. Cebolinha conta que já leu tudo que tinha que ler em casa.

Cebolinha pergunta para mãe se ela deixa fazer uma pipa para empinar no dia seguinte quando o Sol sair. Dona Cebola até deixa, mas avisa que não tem material em casa como papel de seda e varetas. Cebolinha fala que pode comprar e antes da mãe falar que com a chuva que estava não pode ir, ele agradece e vai para a rua levando guarda-chuva e uma jaqueta capa de chuva.

Já na rua, Cebolinha comenta para si mesmo que foi mais rápido que o "não " da mãe, só assim arruma uma coisa interessante para fazer porque brincar com a Mariazinha é dose. Ele chega na papelaria do Seu Miguel, pede varetas e papel de seda. Seu Miguel manda tirar a capa de chuva porque estava molhando os cartões e revistas. 

Na saída, Cebolinha percebe que a chuva estava engrossando e lembra que esqueceu da capa na papelaria. Ficou com preguiça de voltar, apesar da distância pequena, e fala que amanhã volta e pega. A rua enche de água, Cebolinha comenta como vai voltar para casa, mas logo lembra que ele não é o Cascão para ter medo de água e entra na enchente mesmo. Ele perde uma banda do sapato levado na enxurrada para o buraco do esgoto, o guarda-chuva quebra e o papel de seda molha e estraga.

Cebolinha joga fora o papel de seda e a outra banda do sapato e anda pela chuva chorando, reclamando de droga de vida. Chega em casa ensopado, Dona Cebola se espanta com o estado do filho  e pergunta como foi sair para rua com a chuva daquele jeito. Cebolinha fala que a culpa não foi dele, Dona Cebola não quer saber de desculpas, dá puxão na orelha dele e manda direto para o banho.

No dia seguinte, o Sol volta a brilhar, Cebolinha está com um grau e meio de febre e a mãe manda ficar "de molho" por dois dias e que isso lhe sirva de lição. Cebolinha fica inconformado ficar dois dias de cama doente sem poder empinar pipa na rua e se pergunta o que vai fazer para distrair. Mariazinha aparece e o jeito é ele ficar brincando de montar castelo com a irmã, reconhecendo que ele mereceu.

História muito legal, curtinha essa e bem divertida. Cebolinha inventou de fazer pipa e resolveu comprar o material na rua em dia chuvoso só para não brincar com a Mariazinha e acabou perdendo o que comprou e ficando com gripe e febre por ter pegado a chuva forte e o jeito foi ficar em casa sem empinar pipa na rua e brincando com a Mariazinha. Foi desobedecer mãe e se deu muito mal, bem-feito, se tivesse ficado em casa com a irmã queria, nada tinha acontecido, em vez de brincar com a irmã por um dia, precisou ficar dois dias forçado.

Muito engraçado ver Cebolinha irritado com a Mariazinha, tentando ser mais esperto que a mãe, a virada com ele sofrendo perdendo sapato, o guarda-chuva papel de seda da pia, chorando na rua pelo que aconteceu, o puxão de orelha da Dona Cebola e ele se dar mal no final doente e brincando com a Mariazinha em vez de soltar pipa na rua, tudo que ele não queria. Foi praticamente um monólogo do Cebolinha, a maior parte conversando com ele mesmo e fazendo graça sozinho. Eram ótimas essas histórias com monólogo dos personagens, falando sozinhos que nem malucos, Cascão era expert nisso, mas com os outros personagens também ficavam divertidas.

Tem pessoas que ficam com pena do Cebolinha, mas eu não, ele que procurou e teve o castigo que mereceu, da pior forma possível. Intenção foi mostrar desobediência dos filhos aos pais, o que acontece quando não obedece. Antigamente, eles gostavam de ensinar as coisas para as crianças com histórias com os personagens se dando mal e elas verem que se fizerem o que ele fez, vai se dar mal. Hoje não fazem mais histórias assim porque traumatiza, querem ensinar as coisas de forma didática. Eu achava melhor quando aprendiam através dos erros, nessa história a criança aprende que se desobedecer mãe vai se dar mal e saindo na chuva pega gripe. Na época da comunidade do Orkut, teve postagem com um cara que ficou muito traumatizado quando leu essa história, foi bem criticado. Mauricio de Sousa, que era membro da comunidade, vendo comentários assim acata e deixa de publicar histórias assim com personagens sofrendo. 

Outra coisa impublicável é a Dona Cebola puxar orelha do Cebolinha, coisa inaceitável para a educação atual, pais não podem bater nem puxar orelha dos filhos. Também essa personalidade do Cebolinha não querer brincar com a Mariazinha, implicar com a mãe também não pode e fora palavra "Droga!" também proibida e sendo bem repetida nessa história. Traços excelentes que davam gosto de ver e nunca deveriam ter mudado, com direito a curva nos olhos do Cebolinha e Dona Cebola sem fundo branco demonstrando intensidade, quando estava bem brabo ou bastante esperteza na visão dele. 

FELIZ DIA DAS MÃES!!! 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/05/cebolinha-hq-ensopado-de-cebola.html

Charges/Cartuns! ★ N°187.201 a N°187.300