quarta-feira, 1 de março de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.133 - Propagandas de Serviços Telefônicos da Turma da Mônica

Propagada tirada de 'Chico Bento Nº 121' (Ed. Globo, 1991)

Nos gibis dos anos 1990 tiveram várias propagandas de serviços telefônicos da Turma da Mônica que eram moda na época. Nessa postagem, então, reúno, todas essas propagandas que saíam bem frequentes nos gibis. 

Esses serviços "Tele" eram bastante comuns em vários segmentos e empresas e o Mauricio de Sousa entrou na onda. Basicamente a pessoa telefonava para o número indicado para ouvir notícias, informações e dicas sobre um determinado tema como tele piada, esportes, namoro, etc. Com a Turma da Mônica não foi diferente e normalmente as crianças ligavam para ouvir uma historinha de alguns minutos ou dicas sobre algum assunto de interesse para elas. O problema desses serviços que tinha cobrança alta na conta telefônica, seja valor da ligação normal ou então valor fixo cobrado por minutos. 

A estreia desses serviços foi o "Disque Mônica" em 1990 com o tipo "Disque 200" . Telefone normal, quem ligava, ouvia uma historinha com a Turma da Mônica. Esse serviço foi cobrado como uma ligação para a cidade de São Paulo. Quem morava lá pagava ligação local, mais vantajoso para eles, mas quem morava fora da capital de São Paulo ou em outro estado pagava ligação interurbana e tinha que digitar o DDD 11 antes do número. Esse serviço durou até final de 1991. 

Ao mesmo tempo dessa, também em 1990, lançaram o "Disque Pelezinho", também para a cidade São Paulo, e quem ligava, ouvia Pelezinho dando dicas de futebol, como seus segredos, como jogar, regras, informações,  truques e bastidores de todos os esportes. Cada dia tinha algo novo para incentivar ligação todos os dias. Assim como o "Disque Mônica", o custo era valor de uma ligação local de minutos para quem morava na cidade de São Paulo e pagava interurbano para quem morava em outra cidade do estado de São Paulo ou outros estados do Brasil. Serviço durou até final de 1991.

Detalhe do Pelezinho estampado na propaganda como um adolescente de 12 anos, pois a MSP tinha planos de criar gibis do Pelezinho adolescente, anunciado no livro especial "Pelezinho 50 Anos de Pelé", mas que esse projeto acabou ficando só no papel  e nunca lançaram, no máximo, mudaram traços, colocando lábios normais nele, tirando o círculo rosa da boca no 'Gibizinho do Pelezinho Nº 24' de 1992, mas as histórias são com ele criança como sempre foi.

Propagada tirada de 'Cascão Nº 123' (Ed. Globo, 1991)

O serviço "Cebolinha dá o toque" foi lançado em 1992, também com o tipo "Disque 200". Consistia em dar dicas de lazer para a criançada e terem a sua agenda cultural. Quem ligava, ouvia o Cebolinha mostrando dicas de shows, estreia de filmes nos cinemas, peças teatrais, passeios turísticos e outras opções de divertimentos infantis na cidade de São Paulo. Vantajoso para os paulistanos porque as dicas eram só para eventos na cidade, quem não era de lá, desperdício total de ligação, com exceção de notícia de lançamento de filmes nos cinemas. Custo também de ligação local para a cidade de São Paulo e interurbano para outras cidades e outros estados. Esse serviço durou até em 1993.
Propagada tirada de 'Chico Bento Nº 152' (Ed. Globo, 1992)
Junto com esse, foi lançado também em 1992 o serviço "Disque 200" "Alô Bidu Disque Bichinho". Quem ligava ouvia o Bidu mostrando dicas de alimentação, higiene e cuidados com os bichinho de estimação. Valia para qualquer bicho como cães, gatos, passarinhos, tartarugas, etc, sempre tinha dicas diariamente para diferentes animais. Também com custo local para quem ligava da cidade de São Paulo e interurbano para outras cidades e outros estados. Serviço durou até em 1993.
Propagada tirada de 'Chico Bento Nº 154' (Ed. Globo, 1992)
Em 1993 começou a vigorar o "Tele 900" no Brasil e criados os novos serviços telefônicos. Tiveram "Tele Mônica" e "Tele Chico Bento" e cada um deles as crianças podiam ouvir historinhas, assim, "Tele Mônica" com historinhas da turma dela e "Tele Chico Bento" com as da turma dele. Na propaganda convidam para ligarem para os serviços "Tele" deles se as crianças estavam cansadas de ouvir as mesmas histórias que a vovó contava. Ainda tinha o critério de foco na cidade de São Paulo com custo de ligação local e interurbano para outras cidades paulistas e de outros estados. Esse serviço durou até em 1995.
Propagada tirada de 'Chico Bento Nº 174' (Ed. Globo, 1993)
Em 1994 foi lançado o "Tele Cebolinha", dessa vez, diferente do anterior, quem ligava, ouvia uma historinha dele. Cada dia uma nova. Agora, já com plano Real em vigor no Brasil e forma de cobrança telefônica diferente em todos os serviços "0900", passou a ter abrangência nacional ligando sem precisar digitar DDD 11 e um valor fixo de R$ 1,59 a cada minuto de ligação. Com isso, saía mais caro do que se cobrasse uma ligação local ou interurbana. Os "Tele Mônica" e "Tele Chico Bento", que ainda existiam, também passaram a ter cobranças assim como todos os "Tele 900" que existiam no Brasil. "Tele Cebolinha" durou até em 1995.
Propagada tirada de 'Magali Nº 145' (Ed. Globo, 1995)
Ao mesmo tempo, também em 1994, foi lançado o "Tele Cascão" para ouvirem historinhas dele. Com mesmo estilo de "Tele 900" atual de abrangência nacional e valor fixo de R$ 1,59 a cada minuto. Tão caro, que para se ter uma ideia, um gibi da Mônica custava R 1,50 na época, bem mais vantajoso comprar um gibi para o filho que ficava mais tempo se divertindo lendo várias histórias do que gastar com ligação desse tipo só para ouvir uma historinha. Com isso, eles estavam disponibilizando 4 serviços "Tele 900" ao mesmo tempo naquele momento, um para cada personagem. "Tele Cascão" durou até em 1995.
Propagada tirada de 'Magali Nº 145' (Ed. Globo, 1995)
Em 1998 voltaram com esse serviço com o lançamento do "Tele 900 da Mônica". Dessa vez para ouvirem histórias da Turma da Mônica toda e não só de um personagem específico, cada dia uma nova. Continuou como abrangência nacional e o valor de cobrança telefônica subiu para R$ 2,95 a cada minuto que durava a ligação. Bem mais caro, visto que um gibi da Mônica na época custava R$ 2,20. Esse serviço durou até em 1999.  
Propagada tirada de 'Magali Nº 249' (Ed. Globo, 1998)

A partir de 1999, a Justiça proibiu esses serviços "Tele 0900" no Brasil por serem abusivos financeiramente e, assim, todos foram cancelados e a MSP foi obrigada a terminar. O que não adiantou muito, já que a partir daí, operadoras de celulares passaram a fazer serviços temáticos semelhantes por SMS, a pessoa faz inscrição e recebe as dicas diariamente por SMS e tem uma cobrança diária ou semanal do serviço que escolheu cobrado no seu pacote telefônico ou descontado no pré-pago. Esses serviços existem até hoje e se a pessoa não tem cuidado, assina sem querer através de mensagens que as operadoras enviam. Pelo menos nesse estilo, a MSP não fez parcerias com elas desde que foi implantado. Curioso que nunca fizeram um "Tele" para Magali, poderiam ter feito um com ela falando sobre alimentação, nutrição e dicas de restaurantes.

Deu para ver que foi um serviço bem caro e desnecessário porque dava para ler gibis em vez de ficar ouvindo historinhas por telefone, um pouco melhor os que deram dicas de lazer, esportes e cuidados com animais de estimação, já que na época não tinha internet e dependeria de jornais impressos fazerem matérias informando, mesmo assim, não valia a pena telefonar por causa disso. A maioria das propagandas tinha ilustração bonita e bem atraentes e pelo menos informavam que tinha cobrança telefônica para as crianças ficarem cientes e não ficarem ligando sem permissão dos pais.  

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/03/propagandas-de-servicos-telefonicos-da-turma-da-monica.html

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