domingo, 26 de novembro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.210 - Cascão: HQ "O Dia dos Abraços"

Capa de 'Cascão Nº 231' (Ed. Globo, 1995)

Dia 25 de novembro é aniversário do Cascão e, então, mostro uma história em que o Cascão procura alguém que lhe dê abraço no seu aniversário. Com 14 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 231' (Ed. Globo, 1995).

Cascão fica feliz que é aniversário dele, sempre acorda cedinho para receber abraços de Parabéns dos amigos, afinal, quando não gosta de tomar banho, só no dia do aniversário para receber abraços. Ele avista a Mônica, que corre e ele fica na dúvida se não o viu ou viu e não queria abraçá-lo.

Depois, Cascão encontra os amigos no futebol, Franjinha, que era o juiz, para o jogo e todos correm. Cascão ainda tenta ir atrás lembrando do seu aniversário, mas não consegue alcançá-los. Em seguida, ele vai na casa do Cebolinha, a mãe, Dona Cebola dá desculpa que não está, mas Cascão vê um vulto do Cebolinha na janela e descobre que o amigo não queria abraçá-lo.

Vai na casa da Cascuda, a mãe dela fala que a Cascuda mandou avisar que está com dor nos braços por ter feito muita natação. Assim, Cascão percebe que não tem mais ninguém, que é duro fazer aniversário em pleno Verão e ninguém quer abraçá-lo. Ele lembra de alguém que abraçaria no aniversário dele, mas não sabe se deve ir lá, mas decide que sim. 

Cascão desce até o esgoto até os domínios do Capitão Feio, que estava tomando banho de lixo. Cascão fala que quer passar para o lado dele, os amigos não gostam mais dele, ninguém quis abraçá-lo no seu aniversário. Capitão Feio acha uma injustiça e se prepara abraçar o Cascão, mas ele foge vindo tanta sujeira e diz que é sujo, mas nem tanto.

Cascão resolve fugir para um lugar bem longe e voltar nunca mais. Vai para floresta e ao ouvir raio e chover, se esconde dentro de um tronco de árvore oca. Lá, ele dorme e aparece uma cobra lhe dando apertão e ele sonha que eram seus amigos o abraçando no aniversário. Fala enquanto dorme que eles não precisam exagerar no abraço tão apertado, que está até suando. A cobra não gosta do mau cheiro e vai embora e Cascão acorda por não estar mais sendo apertado, vai embora para casa porque pelo menos os pais gostam dele de qualquer jeito.

No caminho, encontra a turma e Cascão diz que está tudo péssimo, ninguém o abraçou e sabiam que era aniversário dele porque fugiam quando o viam. Quando ia embora, todos da turma resolvem abraçá-lo, desejando Parabéns, felicidades e tudo de bom, ganha até um beijo da Cascuda. Cascão fica feliz pensando que eles não queriam abraçá-lo por causa do cheirinho, eles falam que nunca fariam isso, mas depois que Cascão vai embora, eles tiram as fantasias deles próprios inventadas pelo Franjinha e Cebolinha diz que sem as fantasias eles nunca teriam coragem de abraçar o Cascão.

História legal em que ninguém quer abraçar o Cascão no seu aniversário por causa do seu mau cheiro e ele procura alguém para abraçá-lo. No final, seus amigos mudam de ideia e abraçam o Cascão, só que têm a surpresa que estavam cobertos com uma fantasia imitando seus corpos inventadas pelo Franjinha. Foi a solução que encontraram para abraçar o Cascão para deixar o dia do amigo feliz e ao mesmo tempo eles não se sujarem e e não ficarem com mau cheiro impregnado na pele deles.

Eram boas as histórias do Cascão passando sufoco por conta do mau cheiro e por não tomar banho. Situação tão ruim, que nem no aniversário os amigos queriam abraçá-lo, antes abraçavam pelo menos uma vez por ano em seu aniversário, mas o cheiro insuportável fizeram não abraçá-lo de vez. Deu pena do Cascão querendo carinho e afeto dos seus amigos, tudo se resolveria se ele tomasse banho, só que era algo descartado para ele e teve essa consequência. Final foi feliz para ele, só não podia descobrir depois o que levou a turma abraça-lo de uma hora para outra.

Engraçado ver os amigos fugindo do Cascão e desculpa da Cascudaque não ia abraçar porque fez muita natação,  a cobra o apertando e ele pensar que era seus amigos, aonda bem que ele não viu a cobra, a descoberta pela gente das fantasias da turma. Praticamente foi um monólogo do Cascão na história toda, ele era expert em fazer graça falando sozinho que nem maluco. Não mostraram os pais, mas eles certamente devem ter abraçado o filho de manhã.

Dessa vez não mostraram uma festa de aniversário, preferiram mostrar só momentos antes de uma festa, foi bom pra diferenciar. Curioso que Magali não apareceu no início da história enquanto Cascão procurava alguém para abraçá-lo, só no final, acho que não a colocaram no início para agilizar e não passar número de páginas disponíveis para o gibi. Cascuda apareceu com sujeirinhas no rosto, na época as vezes aparecia com sujeira, as vezes, não. A partir dos anos 2000 a deixaram sem sujeira em definitivo. Se ela estava suja, não tinha motivo para não deixar de abraçar o Cascão, não faria diferença.

Sobre o Capitão Feio dizer que é tio, ficou dúvida se a intenção do roteirista era pelo fato de ser tio do Cascão como parente ou só um modo carinhoso de dizer sem relação com patentesco. Na Editora Globo, não colocaram essa ideia que o Capitão Feio era tio da família do Cascão, foi só dito na história de estreia dele em 1972 e em uma outra em 1980 e depois só voltaram a mencionar que ele era tio do Cascão na Editora Panini. Então nesta história da postagem,  acredito que intenção foi só ser carinhoso, sem ligação com parentesco.

Teve erro ao Cascão dizer que aniversário dele é no Verão, o correto é Primavera no Brasil por ele fazer em novembro, o que acontece é que pode ter dias bem quentes já se aproximando do final do ano, já parecer de ter temperatura alta de Verão, mas ainda não é. Desde 1994 já tinha data fixa das personagens, aí uma justificativa disso quem sabe a história foi roteirizada antes de 1994 e só publicaram em 1995. Sobre erros de desenhos, teve de um lado direito do rosto do Cascão não aparecer sujeirinhas no último quadro da página 7 do gibi e de Magali falar de boca fechada no primeiro quadro da última página.

É incorreta atualmente por ninguém querer abraçar só por ser sujinho, menosprezo da turma, falsidade, Cascão descer no esgoto, dizer que Cascuda é sua namorada porquenãopode mais ter namoro nos gibis, Capitão Feio tomando banho de lixo, Cascão querer passar para o lado do mau, fugir de casa, falar sozinho, envolvido com cobra, que quase o enforca, além da palavra "louco" ser proibida atualmente para não confundircom personagem Louco.

Traços ficaram bons, jeiti fofinho, típicos dos anos 1990. Tiveram cores com degradê em todos os quadrinhos, sejam ambientes abertos ou fechados, inclusive em gramas, árvores, casas e nos balões, quando eram coloridos, bem característicos dos gibis do segundo semestre de 1995, e acho que ficavam bonitas cores assim. E teve a disponibilização do estilo de até 6 quadros (3 linhas) por página em vez dos tradicionais 8 (4 linhas), que até deixavam bonitos os desenhos, mas por outro lado a história ocupa mais páginas no gibi do que devia.

FELIZ ANIVERSÁRIO, CASCÃO!!! 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/11/cascao-hq-o-dia-dos-abracos.html

Charges/Cartuns! ★ N°260.701 a N°260.800