segunda-feira, 15 de maio de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.153 - Magali: HQ "Eterno aniversário"

Capa de 'Magali Nº 232' (Ed. Globo, 1998)
Dia 10 de maio é aniversário da Magali e em homenagem mostro história em que a Magali teve festa de aniversário todos os dias após fazer pedido na hora de cantar Parabéns. Com 17 páginas, foi publicada em 'Magali Nº 232' (Ed. Globo, 1998).

Magali está animada com a sua festa de aniversário, canta Parabéns parodiado para ela mesma e diz para a mãe que está contente, esperou um ano inteiro para isso, músicas, brincadeiras, presentes, salgadinhos, docinhos e bolo. Festa tem até decoração do Ursinho Bilu, que deu um trabalhão para o pai fazer e o bolo a mãe terminou de fazer há pouco tempo.
Os primeiros convidados chegam em seguida e dão os presentes para a Magali. Mônica dá um short para dançar o "Tchum" (É o Tchan!). Cebolinha diz brincando que não conseguiu encontrar presente que era lesmas e minhocas e dá um ursinho de pelúcia. Cascão dá um par de meias de futebol já que ele ganhou no Natal e não serviu e tinha que dar um fim.
Depois chegam os outros convidados, os pais servem refresco, docinhos e salgadinhos e começa a festa. Xaveco reclama com o Do Contra que foi ele quem sentou primeiro na brincadeira da Dança das Cadeiras, Franjinha dá bronca no Dudu para não estourar balões e Denise derrama suco no Titi. Mônica dá coelhada na Magali sem querer porque queria acertar o Cebolinha e o Cascão.
Todos cantam Parabéns, Magali adora tudo e pensa que amanhã termina tudo e aí depois só ano que vem. Dona Lili fala diz para filha fazer um pedido e assoprar a vela. Assim feito, Mônica pergunta o que Magali pediu e ela fala que é segredo. No final da festa, Magali se despede dos amigos, dizendo que só ano que vem, os pais deixam para fazer a limpeza amanhã porque já era tarde e Magali vai dormir.
No dia seguinte, quando acorda, Magali acha que acordou tarde porque os pais já arrumaram toda a bagunça da festa. Os pais desejam Parabéns, Magali estranha aniversário de novo e eles falam que o último faz um ano e acha que o tempo custa a passar para as crianças. Magali olha a folhinha e marca 10 de maio e a decoração do Ursinho Bilu da festa está no lugar de novo e se pergunta se sonhou tudo aquilo ou os pais estão brincando.
Magali ganha a mesma boneca, vê o mesmo bolo de morango e, assim, tudo da festa anterior vai se repetindo, como as falas dos pais, os convidados chegando, os presentes da Mônica, Cebolinha e Cascão, os convidados chegando, cenas de Xaveco e Do Contra na Dança das Cadeiras, Franjinha reclamar dos balão estourado pelo Dudu, Denise derramar suco no Titi, Mônica dar coelhada na Magali e todos cantando Parabéns.
No outro dia, mais uma festa de aniversário e tudo se repete mais uma vez. Magali já fica cansada por ser mesma festa, decoração, presentes, coelhada, etc, e já sabia tudo o que ia acontecer. No quarto dia, Magali já está irritada e acha sina de estar enjoada de bolo de morango e trata mal os convidados por saber os presentes que ia ganhar.
No quinto dia, mais uma festa, Magali já não aguenta mais fazer aniversário e começa a reclamar com convidados, mandando não trapacear na Dança das cadeiras, Dudu não estourar balão e Denise não derramar suco no Titi para ver se as coisas não se repetissem. Magali comenta que já tem saudades de um dia normal, uma sopinha na janta, um cantinho sossegado e sem bolo de morango.
Magali fala que na hora de assoprar velinha, vai começar tudo de novo e lembra que o que ela pediu foi que aniversário nunca acabasse e corre para cantarem Parabéns para consertar tudo isso. Então, na hora do parabéns, Magali pede voltar a tudo a ser como antes, fazer um aniversário por ano.
No dia seguinte, Magali vê tudo normal quando acorda, sala ainda bagunçada com os pais arrumando com cara de zumbis, folhinha marcando 11 de maio e sem bolo de morango. Magali comemora, agradece os pais que teve melhor aniversário da sua vida e festa agora só ano que vem. Ela sai para brincar com seus amigos e boneca nova que ganhou e o Seu Carlito comenta que está crescendo a filhinha deles e Dona Lili pergunta se ele lembra da primeira festinha da Magali.
História legal em que a Magali teve pedido de fazer aniversário todos os dias ao assoprar velinha do Parabéns e teve seu desejo realizado, passando a fazer aniversário todos os dias. Baseada na ideia de que aniversariante fazer pedido na hora de assoprar velinha, o pedido é realizado e de crianças que queriam fazer aniversário todos os dias, só que com a Magali foi à risca imediatamente, já no dia seguinte. O que aconteceu foi o dia 10 de maio se repetir continuadamente, então ela sempre tinha a mesma festa e acontecia tudo igual todos os dias, causando irritação nela, se pelo menos fosse uma festa diferente a cada dia, a Magali não podia achar ruim.
Para os pais e para a turminha é como se não se tivesse existido a festa antes e só a Magali que tinha conhecimento dos acontecimento dos dias anteriores, quase teve destino de eternamente fazer aniversário todos os dias até se lembrar de que se fizer um pedido diferente antes de assoprar velinha reverteria a situação. Aprendeu lição de que por mais que seja legal ter festa de aniversário, não podia mudar isso, cada um tem que fazer aniversário uma vez por ano e ter dias normais o resto do ano senão enjoa.
Foi bom ver a Magali sem entender as festas repetidas e ficar desesperada e chegando até recusar bolo de morango porque não aguentava comer mesma coisa todos os dias, afinal foram 5 dias de aniversários seguidos. Divertido ver os presentes que ela ganhou como short do "Tchum" e meias de futebol e Cebolinha inventar que ia dar lesmas e minhocas e levar coelhada da Mônica. O grupo "É O Tchan!" fazia muito sucesso na época com a criançada e sempre tinha alguma referência deles nas histórias, sempre parodiado como Tchum". 
Era raro ver a Magali apanhando da Mônica nas histórias, quando acontecia era sem querer, sem merecer, porém nas tiras de jornais dos anos 1960 e nas histórias de gibis dos anos 1970 e início dos anos 1980 a Mônica batia nela de caso pensado, qualquer um podia apanhar da Mônica já que ela era mais esquentada, até as meninas. Nesta história por ter aniversários repetidos, foi a vez que Magali mais apanhou na mesma história, com 5 coelhadas.
Colocaram 6 velas no bolo, quanto na história e na capa do gibi para representar que ela tinha 6 anos, idade que os personagens tinham na época. Hoje em dia mudaram que eles têm 7 anos para poderem ir para escola. Teve referência ao Ursinho Bilu, que já estava bem frequente em 1998, como personagem fictício de desenho animado que as crianças da turma assistiam e virou marca nos gibis. Ursinho Bilu teve a primeira referência nos gibis na história "Gibis, pra que te quero...", de 'Cascão Nº 78' (Ed. Globo, 1990).
Apesar de ter absurdo de festa repetida diariamente, mas por envolver fantasia, a história em si não acho incorreta hoje em dia, mas tem elementos incorretos que podiam mudar em republicação como Mônica dar short curto sensual do Grupo "Tchum" e referência a grupo "É o Tchan" com danças sensuais, Cascão ser chamado de porco, sendo comparando a um animal, Magali aparecer surrada e com olhos roxos com a coelhada, além de palavras proibidas como "peste" e "gozado".
Essa história foi semelhante à "Feliz aniversário, Mônica!", de Mônica Nº 179 - Ed. Abril, 1985. Com a diferença que enquanto esta de 1998 o pedido foi atendido ao assoprar velinha de aniversário, na de 1985, a Mônica faz pedido a uma estrela cadente como motivo de repetição de aniversário e ela tem ajuda do Anjinho pra encontrar a estrela cadente para desfazer o pedido. Além disso, MSP gosta de roteiros com ideia de eterna data em datas comemorativas, como aconteceu na clássica "A terra do eterno Natal" (Magali Nº 143 - Ed. Globo, 1994).
Os traços ficaram bonitos e muito bem caprichados, detalhe que Denise ainda aparecia com visual diferente a cada  história, ficou só com visual que conhecemos hoje a partir dos anos 2000. A capa do gibi também foi semelhante a Magali Nº 44 (Ed. Globo, 1991), sendo que na ocasião a comemoração foi de 2 anos da revista dela enquanto esta de 1998 foi seu aniversário.

FELIZ ANIVERSÁRIO, MAGALI!!! 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/05/magali-hq-eterno-aniversario.html

Charges/Cartuns! ★ N°237.501 a N°237.600