segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°889 - Rei Leonino: HQ "O Rapto do Rei"

Compartilho ma história em que o Ministro Luís Caxeiro Praxedes precisou lidar com o sumiço repentino do Rei Leonino. Com 6 páginas, foi publicada por volta de 1982 e republicada no 'Almanaque do Chico Bento Nº 8' (Ed. Globo, 1989). 
Nela, Ministro Luís Caxeiro Praxedes acorda para mais um dia de serviço no Palácio do Rei Leonino, só que estava atrasado para audiência do Rei. Ele chega lá, vê todos os habitantes da mata em frente ao Palácio, mas o Rei Leonino ainda não tinha chegado. Um guarda também não sabia o motivo do atraso dele e Luís Caxeiro vai no quarto.

Chegando lá, vê tudo bagunçado e revirado e chama pelos guardas. Eles falam que onde já se viu um rei deixar um quarto bagunçado assim e Luís Caxeiro fala que o Rei Leonino nunca faria uma coisa dessas, alguém entrou lá e o Rei não está e ordena que os guardas façam busca no Palácio. Depois, os guardas voltam e não encontraram nada e o Ministro conclui que o Rei Leonino foi raptado.

Luís Caxeiro fala para o guarda que o reino não pode saber, se alguém perguntar é para falar que o Rei está doente e ele vai dispensar a reunião. Luís Caxeiro fala para o povo que a reunião está cancelada porque o Rei Leonino foi viajar. O povo questiona por que ele viajou, por que não avisou e aposta que foi com o dinheiro do povo. O guarda pergunta para o ministro que não era para falar que o Rei estava doente. O povo ouve e questionam que história é essa, o Rei está doente ou foi viajar, por que o ministro está tão pálido. Só resta Luís Caxeiro contar que o rei desapareceu e para não entrarem em pânico e tranquiliza que está tudo sob controle e eles vão embora, alguns com desconfiança.

Luís Caxeiro volta ao Palácio e o detetive Ted Noite estava lá, veio de longe para investigar o caso e o Ministro  se espanta que as notícias voam. O detetive investiga o quarto e fala que o Rei Leonino comeu patê com ovos ontem e o ministro corrige que foi sopa. Logo depois, surgem jornalistas da revista "Matagal" para uma entrevista e fazem série de perguntas como quando foi que o Rei sumiu, quanto pediu de resgate, se o ministro está envolvido no crime, o que diz da segurança do Palácio porque foi fácil eles entrarem lá, além de se a inflação vai baixar, qual signo dele e do Rei Leonino.

Luís Caxeiro fica com raiva e manda os jornalistas sumirem. Nessa hora, Rei Leonino volta com uma vara de pescar e peixes e pergunta o que estava acontecendo. Ministro pergunta onde ele estava e Rei Leonino fala que foi pescar, estava um dia bonito e não resistiu. Ministro fala que tinha audiência e pergunta por que não avisou nada e Rei Leonino pergunta se um rei não pode faltar a um dia de audiência e que teve um merecido dia de descanso.

Quando chega no quarto, Rei Leonino ordena que Luís Caxeiro mande alguém arrumar e pergunta quem fez aquela bagunça toda e o Ministro fica em dúvida que se não foi o Rei, quem foi. No final, aparecem dois bandidos na toca deles, com um falando que revirou todo o quarto do Rei Leonino e não achou nada e o parceiro Zé Ferino fala que é melhor então sequestrarem outra pessoa porque o Rei é muito protegido e é uma pena porque já estava tudo preparado, provando, então, os bandidos estavam planejando mesmo um sequestro do Rei Leonino e se ele não fosse pescar, teria sido sequestrado.

História legal com suposto sumiço do Rei Leonino e Ministro Luís Caxeiro Praxedes achando que ele tinha sido raptado e ter que contornar a situação para não dar crise no Palácio Real. No final, Rei Leonino só tinha ido pescar sem avisar ninguém, mas tinham bandidos com planos de sequestrá-lo mesmo. Foi envolvente ficar descobrindo o que aconteceu de fato com o Rei Leonino e engraçado ver Luís Caxeiro se desdobrar para procurar o Rei Leonino e ainda dar desculpas para o reino fingindo que está tudo bem, assim como ver detetive e jornalistas interessados no assunto e chegarem tão rápido lá antes de ter sido anunciado o sumiço.

Foi de rachar de rir do povo da mata fazendo interrogatório sobre o Rei, principalmente perguntando se o Rei foi viajar com dinheiro público, assim como os jornalistas perguntando tudo, não só sobre o caso, inclusive crítica à segurança do reino e se Luís Caxeiro estava envolvido no crime, saber sobre inflação do reino e até signo deles. Seria mais engraçado ainda se quando Luís Caxeiro falou que o Rei sumiu para  o povo, que eles fizesse aquelas perguntas que os jornalistas fizeram, mas quiseram colocar como que o povo no geral conseguia ser facilmente enganado com qualquer desculpa esfarrapada feita pelo ministro, com apenas alguns desconfiando das palavras dele como o Coelho Caolho.

Foi bem criativa o nome da "Revista Matagal" dos jornalistas, uma espécie de revista "Veja" da mata. Era legal essa comparação da Turma da Mata como uma hierarquia de reino com o Rei Leonino como principal governante junto com o ministro capacho dele e todo o povo da mata como súditos e até ter detetives e jornalistas lá, era como se fosse uma sociedade da vida real, só que protagonizadas por animais. Como eram animais agindo como humanos, gostavam também de colocar críticas sociais nas histórias deles por conta disso. Ultimamente impublicável por acharem que esses temas sociais não são adequados para crianças e principalmente por incluir suposto rapto e bandidos.

Traços muito bons, típicos dos anos 1980. Acabou sendo considerada uma história do Ministro Luís Caxeiro Praxedes, já que o Rei Leonino apareceu só no final, apesar do crédito no título ser ao Rei Leonino. A dupla de ladrões apareceram só nessa história, mas podiam muito bem ser substituídos por Zé Fuinha e Zé Furão, personagens que ficaram muitos anos na Turma da Mata e depois viraram personagens esquecidos. 

Créditos ;)  Marcos Alves:  https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/11/rei-leonino-hq-o-rapto-do-rei.html

Tiras N°14418 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Gente, alguém tira uma dúvida aqui? É para uma amiga da Magali! 

Tiras N°14417 : Especial MIX nº482 - Blog do XANDRO!

Ria...Se Puder! 😁 N°9231 a N°9240





Charges/Cartuns! ★ N°106301 a N°106310





Charges/Cartuns! ★ N°106291 a ESPECIAL N°106.300





Charges/Cartuns! ★ N°106281 a N°106290





Charges/Cartuns! ★ N°106271 a N°106280