quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.095 - Magali: HQ "Cara de pamonha"

Capa de 'Magali Nº 24' (Ed. Globo, 1990)

Dia 31 de outubro, Dia de Halloween, em homenagem mostro uma história em que a Magali passou sufoco com sua cabeça se transformando em comida ao receber um feitiço da Bruxa Nada. Com 13 páginas, foi publicada em 'Magali Nº 24' (Ed. Globo, 1990).

Escrita por Rosana Munhoz, Bruxa Xanda, que havia se mudado para o Bairro do Limoeiro por conta dos altos aluguéis dos castelos sombrios, prepara uma poção de antídoto universal das bruxarias e para ficar pronta faltava só uma singela maçã que iria pegar na macieira do seu quintal. Para a surpresa dela, as maçãs sumiram e descobre que foi a Magali quem comeu todas.

Magali explicou que viu a macieira carregada quando estava passando do outro lado do muro, pensava que comer uma maçã não faria diferença, mas estava tão deliciosa que comer uma a uma, acabou comendo todas. Bruxa Xanda não gosta de ter atrapalhado a sua poção. 

Magali comenta que quando começa a comer, não consegue parar e Bruxa Xanda lhe oferece um pedaço de bolo muito especial. Depois de comer  bolo, Magali agradece vai embora e Bruxa Xanda diz que a esfomeada vai ter uma lição.

No caminho, Magali comenta que a senhora é simpática, ainda está fome e lembra das maçãs e acaba rosto transformado em maçã. Ela senta em frente a um arbusto para dar pausa até o almoço e quando cochila, Cebolinha e Cascão veem a maçã grande, tentam arrancar e não conseguem e quando tentam dar mordida, Magali acorda e se assusta, reclama que eles queriam mordê-la e eles correm assustados pensando que era uma maçã falante.

Em seguida, Magali encontra a Mônica, que dá gargalhada, pensando que ela estava com máscara de maçã. Magali diz que não está com máscara, ao ver no espelho, tenta arrancar, não conseguem e Mônica deduz que a maçã é a cabeça da Magali e fala que está intoxicada e manda parar de comer maçã por um tempo. Como outras coisas pode, Magali lembra de banana e sua cabeça se transforma em banana.

Magali desmaia e quando acorda, Mônica manda a amiga pensar em abacaxi e a cabeça vira abacaxi, então confirmam que a cada alimento que ela lembra, se transforma nele e não sabem como vai se curar. A mãe da Magali chama para ela almoçar, Mônica não a deixa ir, já que naquela altura estava com cara de pamonha e a mãe teria no mínimo um treco.

Magali chora porque vai morrer de fome, Mônica vai buscar algo pra ela comer enquanto ela pensa em pizza e hambúrguer. Ao levar uma melancia, Magali fica com cara de melancia e não consegue comer porque não ia devorar alguém da espécie dela e, então, não vai conseguir comer nada. Magali corre desesperada, encontra um vendedor de sorvete e ela se transforma em um sorvetão. As crianças veem a Magali e a perseguem para devorá-la e ela se esconde com a Mônica.

Magali chora que nunca mais vai ser a mesma e nunca mais vai comer nada. Bruxa Xanda aparece e vê que ela aprendeu a lição. Diz que pôs feitiço nela por ter devorado as maçãs e agora que fez o antídoto com maçãs compradas no mercado, ajuda a voltar ao normal. Bruxa Xanda fica feliz que a poção funciona e vai ficar poderosa, mas Magali acaba tomando toda a poção universal por estar com muita fome, fazendo Bruxa Xanda desmaiar.

História muito engraçada em que a Bruxa Xanda coloca feitiço na Magali para se vingar e para ela aprender uma lição por ter comido as maçãs do seu quintal que seriam ingredientes da sua poção que cura tudo, fazendo a cabeça da Magali se transformar na comida que pensava. Depois de muita confusão, Bruxa Xanda faz a Magali voltar ao normal com a poção, mas não contava que ela tomaria toda, fazendo com que a Bruxa não fique poderosa e confirmando que Magali não aprendeu lição depois de tudo que passou e que a poção não curava tudo, visto que não conseguiu acabar com a gula da Magali.

Eram muito boas as histórias da Magali passando sufoco por sua gula, cada coisa absurda que ela passava, era só diversão. Foi legal ver a Magali se transformando nas comidas, Cebolinha e Cascão querendo morder a "maçãzona", crianças correndo atrás da Magali, pensando que era um sorvete gigante de fato (sem dúvida a parte mais hilária e mais marcante da história) e ela tomar toda a poção da Bruxa Xanda no final.

Eu gostava do absurdo da capacidade de personagens ouvir a mãe chamar com eles longe de casa, no caso, Magali ouviu mãe chamando pra almoçar estando distante de casa. Engraçada a justificativa da bruxa Xanda se mudar para o Bairro do Limoeiro por causa da alta dos aluguéis dos castelos sombrios, uma brincadeira com a alta inflação que o Brasil vivia na época, afetando, então, até as bruxas.

Curiosamente, a Bruxa Xanda, que inicialmente apareceria só nessa história, assim como todas as bruxas, retornou aos gibis outras vezes a partir de 2008. Parece que eles tinham intenção de em vez de criar uma bruxa diferente a cada história, aí colocariam a Bruxa Xanda fixa em histórias com bruxas. Mas, pelo visto, mudaram de ideia depois, pois ela voltou a sumir dos gibis depois de um tempo e apareceram outras bruxas. Acho melhor assim de cada bruxa diferente a cada história porque cada bruxa tinha alguma particularidade que diferenciavam roteiros. Hoje, de fixa só a Bruxa Viviane, que inicialmente era muito mais perversa, mas agora é uma bruxa cômica por conta do politicamente correto.

Na sua fase de ouro, a MSP não fazia histórias específicas de Halloween, então, histórias envolvendo bruxas e monstros que são consideradas como de Halloween. Impublicável hoje em dia por não gostarem de mostrar absurdos nas histórias e nem fome exagerada da Magali e tem algumas palavras proibidas como "gozação" para não ter duplo sentido, "credo" por envolver religião, assim como expressão "é a vovozinha" para não falar mal da avó.

Os traços ficaram excelentes, era muito bom ver desenhos assim. Tiveram alguns erros como Mônica falar de boca fechada na 7ª página da história (página 9 do gibi) e na colorização de Magali aparecer com vestido vermelho em vez de amarelo enquanto ela corria com cara de melancia, na 9ª página da história (página 11 do gibi). Eram muito comuns erros assim na época. 
Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/10/magali-hq-cara-de-pamonha.html 

Tiras N°17.043 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

















Charges/Cartuns! ★ N°213.301 a N°213.400