quarta-feira, 3 de abril de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.246 - Cascão: HQ "Tudo tão estranho"

Capa de 'Cascão Nº 43' (Ed. Abril, 1984)

Mostro uma história de 40 anos atrás em que Cascão acha estranho seus amigos com personalidades diferentes de repente. Com 3 páginas, foi história publicada em 'Cascão Nº 43' (Ed. Abril, 1984).

Cebolinha quer contar uma novidade para o Cascão, que repara que tem coisa errada porque ele dizer "pla contar", e não "pra contar". Cebolinha fala que agora está falado certo, sem trocar os erres pelos eles e ainda demonstra e Cascão diz que só vai acreditar que ele está falando certo quando limpar as orelhas. Depois, encontra a Mônica achando pesado carregar um pacote de algodão.

Em seguida, Magali oferece maçã para o Cascão porque estava sem fome. Cascão se espanta e não acredita em Magali sem fome e ela vai oferecer para outro. Cascão lembra de Cebolinha falando certo, Mônica fraquinha e Magali sem fome, quando se vê tomando banho em uma tina d'água. Cascão acha tudo tão estranho e corre para a "Mauricio de Sousa Produções" para falar com o Mauricio. Chegando lá, Mauricio diz que é "Primeiro-de-Abril".

História legal típica de miolo, bem objetiva, criada em homenagem ao "Dia da Mentira" e explora as características dos personagens principais. Cascão estranha seus amigos e até ele próprio com características diferentes e descobre no final que tudo foi pegadinha de "Primeiro-de-Abril" do Maurício de Sousa, que fez para ele por ser o "Dia da Mentira". Eram coisas que nunca iam acontecer e queria enganar o Cascão e ele acreditou. Era inimaginável a justificativa ser essa do dia primeiro de abril antes de ler o final.

Foi engraçado ver o Cascão espantado com seus amigos agindo diferentes, Cebolinha demonstrando com declamações de trava-língua rato roeu, aranha arranha e tigre triste, sufoco da Mônica carregar pacote de algodão, Magali oferecer maçã e o mais absurdo de ele próprio se ver tomando banho. Engraçada também a tirada de Cascão dizer que "quando limpar as orelhas"  é que vai acreditar que o Cebolinha estava falando certo, ou seja, que é o mesmo que nunca vai acreditar nisso.

Em 1984, era realmente impossível acontecer essas coisas com os personagens e depois ainda fizeram as propagandas "Cenas Impossíveis" em 1993 mostrando personagens em situações improváveis com suas personalidades. Hoje em dia, não são coisas tão impossíveis assim e podem acontecer de tão mudados que cada um deles estão a favor do politicamente correto.

Interessante a MSP ser mostrada em um prédio como se fosse no próprio bairro do Limoeiro ou vizinho, geralmente em histórias de metalinguagem, os personagens atravessavam as páginas ou falavam com o Mauricio ou roteirista na MSP dentro da própria página, mas às vezes acontecia assim, de acordo como achavam que encaixaria melhor no roteiro. Na época, estava muito frequente histórias de metalinguagem com o Mauricio ou roteiristas fazendo a piada final, ou como forma de justificar o que aconteceu ao longo do roteiro, como foi nessa história. Quando era o Mauricio que aparecia, não era ele o roteirista real, essa pode ter sido escrita pelo Rubens Kiyomura (Rubão) ou pelo Robson Lacerda.

Os traços ficaram bons, próprios de histórias de miolo da época, sendo mais simples e soltos e não achava ruim assim. Mauricio de barba porque ele tinha na época e sempre o retratavam nas histórias com o visual atual na vida real. Foi republicada depois em 'Almanaque do Cascão Nº 13' (Ed. Globo, 1991). Termino mostrando a capa desse almanaque. 

Capa de 'Almanaque do Cascão Nº 13' (Ed. Globo, 1991)

Créditos - Marcos Alves: 
https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/04/cascao-hq-tudo-tao-estranho.html

Charges/Cartuns! ★ N°275.301 a N°275.400