domingo, 19 de março de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.137 - Zum e Bum: HQ "Bons planos"

Mostro uma história em que os irmãos Zum e Bum planejam assaltar mais uma vítima só que as coisas não aconteceram como eles imaginavam. Com 5 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 32' (Ed. Globo, 1989).

Capa de 'Mônica Nº 32' (Ed. Globo 1989)

Zum avisa ao Bum que tem um vítima para eles assaltarem vindo pela trilha. Bum bate na cabeça do Zum com porrete mandando falar baixo para não chamar atenção de todo mundo. Eles vão esperar a vítima passar, descobrem que era ao delegado e vão presos por causa da mancada do Zum.

Na prisão, Bum fica brabo e Zum comenta que estava pensando que eles podiam emagrecer e passar pelas grades que são bem separadas. Então, eles ficam algumas semanas sem comer e ficam magrinhos. Conseguem fugir pelas grades, mas como estavam fracos sem comer, desmaiam na rua. Quando acordam, estão na prisão de novo, o delegado fala que foi fácil recapturá-los por estarem há 2 metros da delegacia.

Bum avança no Zum com raiva de mais uma mancada dele. Cumprem a pena por um tempo e o delegado os soltam. Para comemorar, Zum quer realizar o assalto do século e Bum cai fora, pretende trabalhar sozinho, cansado das ideias do irmão. Depois de barba feita, Bum vai procurar e avista uma vítima, quando se aproxima era o Bum, que grita pedindo socorro para polícia. O delegado aparece e veem que eram Zum e Bum e os prendem de novo. No final, Bum cheio de raiva do Zum por passar mais uma temporada na prisão.

Engraçada a história em que Bum tem que lidar com as trapalhadas do seu irmão Zum, ia atrás das ideias dele e se davam mal juntos. Seja por falta de atenção ou por idiotice mesmo por parte do Zum, sempre pararam na prisão. Na realidade, os dois eram errados, Zum pelas suas ideias burras e Bum por aceitar as ideias do irmão, por isso se davam mal. Podiam enxergar melhor ao avistar as vítimas ou esperar se aproximar mais para ver quem era mesmo antes de atacar. No final, Bum até fez também a mancada de assaltar quem não deve, mas se Zum não tivesse gritado, no estilo de bandido assaltar bandido, eles não seriam presos de novo.

Foi engraçada também a ideia de emagrecerem e sairem pelas grades, interessante como conseguiram ficar tanto tempo sem comer e não terem morrido e a capacidade de conseguirem escalar parede para fugir pelas grades se estavam fracos.  Foi bom também vê-los barbudos e cabeludos, dando ideia que ficaram muito tempo presos, usar pedra afiada para fazer a barba no lugar de um barbeador e que em um quadrinho estava raspada e no outro, já cresceu mais do estilo de antes. Absurdos de histórias em quadrinhos que sempre eram divertidos. E gostava de inserirem coisas modernas na Pré-História da Turma do Piteco que não existiam como espelho e delegacia.

Divertido também tiradas como Zum perguntar se Zum pensa e tratarem assaltar pessoas como trabalho deles. Os traços muito bem caprichados, teve um erro no terceiro quadrinho da primeira página invertendo as cores dos calções dele, com Zum aparecendo de calção vermelho e Bum, de roxo, que devia ser o contrário. Incorreta hoje em dia pelo tema de envolver bandidos e assaltos, além da pancada na cabeça com porrete no Zum e todos os absurdos.

Histórias de Zum e Bum seguiam esse estilo de irmãos gêmeos bandidos atrapalhados, tentavam assaltar os outros, mas não tinham sucesso e sempre eram presos no final por causa dessas trapalhadas. Um era o líder que criava as estratégias de assaltos e o outro era o mais burro e estragava os planos. Criados em 1963 inspirados em Tweedledee e Tweedledum, de Lewis Carrol, e lembrando os Irmãos Metralha da Disney, tinham muitas histórias deles na Editora Abril e Globo, eram bem frequentes, até porque os gibis em si eram cheias com histórias de bandidos de todos os tipos, principalmente na Editora Abril que quase todos os gibis tinham alguma história assim, mas por causa do politicamente correto de não aceitarem bandidos nas histórias, Zum e Bum foram para o limbo do esquecimento a partir dos anos 2000, quando qualquer bandido foi banido das histórias, até os atrapalhados. Adorava as histórias deles, principalmente das formas que se davam mal, uma pena terem sumido. Mais detalhes de Zum e Bum pode ver AQUI.

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/03/zum-e-bum-hq-bons-planos.html

Charges/Cartuns! ★ N°230.501 a N°230.600