terça-feira, 12 de setembro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.188 - Chico Bento: HQ "Rede de armadilhas"

Capa de 'Chico Bento Nº 67' (Ed. Globo, 1989)

Compartilho uma história em que o Chico Bento quando queria se deitar na sua rede e sempre era impedido por alguém. Com 7 páginas, foi história de abertura de 'Chico Bento Nº 67' (Ed. Globo, 1989).

Chico Bento monta a sua rede entre as árvores em frente ao sítio, depois de pegar um suco e um livro para deitar na rede, o pai está deitado nela. Seu Bento pergunta ao filho se foi ele quem armou a rede, Chico confirma e Seu Bento diz que é um menino bom, só ele para fazer essa surpresa para o pai que estava cansado de trabalhar na roça e que podia ficar o dia todo lá. Seu Bento dorme na rede por meia hora, quando a sua mulher, Dona Cotinha o chama para almoçar.

Chico aproveita para armar a rede em outro lugar. Anda um pouco e acha local com árvores e monta a rede, feliz que vai poder matar a vontade, só que quando vai deitar, Zé Lelé estava lá. Chico fala que é para sair, a rede é dele, Zé Lelé responde que não tem nome do Chico ali e se fosse, armaria na casa dele, não ali e se quiser usar a rede, vai ter que esperar. Chico aceita quebrar o galho e espera Zé Lelé curtir a rede.

Depois de um tempão dormindo na rede, Zé Lelé vai embora e quando Chico vai deitar, vê que tinha outra pessoa dormindo. Chico dá pontapés, gritando que é para o folgado sair e ninguém mais vai deitar na rede dele. Aí, descobre que era a Rosinha, que pergunta como se atreve aquela grosseria era e termina o namoro com ele. 

Então, Chico resolve armar rede em outro local mais longe ainda e vai para o mato. Arma em cima de um formigueiro, as formigas reclamam entre si e picam a bunda do Chico, que dá um salto para cima e vai procurar outro lugar, falando que não vai desistir da rede dele. 

Depois, monta em outro local do mato, perto de um penhasco, e olha para vários lados para ver se não tem ninguém por perto. Quando finalmente vai deitar, ele se joga nela, fazendo uma onça que estava no galho cair na rede com ele. A onça ataca o Chico, vão se rolando pelo mato, caem do penhasco e param no rio. No final, os pais vão ao hospital visitar o Chico, que estava internado. Perguntam ao médico como o filho estava passando. O médico diz que ele sofreu umas fraturas, mas vai ficar bem e que na verdade até parece feliz, mostrando o Chico todo engessado e guinchado sobre a cama como se estivesse em uma rede.

História legal, bem curtinha e muito divertida, em que o Chico só queria relaxar em uma rede, mas sempre quando tenta deitar, aparecia alguém para atrapalhar, era só ele virar as costas que alguém já estava na rede. Primeiro o pai, depois o Zé Lelé e a Rosinha e até formigas e onça impediram seu descanso. Depois de sofrer acidente com a onça, conseguiu ter a sensação de estar em uma rede no hospital e apesar de acidentado, ficou feliz porque finalmente se deitou em uma rede.

Foram engraçadas as formas do impedimento de deitar, tudo podia ser evitável se Chico fosse mais inteligente. Com o pai, até ainda podia aceitar que ficou com pena do pai cansado de tanto trabalhar na roça e não queria desapontá-lo, só que assim que o pai estava almoçando, era só o Chico ficar lá e já estava resolvido. Mesmo que saísse para procurar outro local, Chico foi muito tolerante com o Zé Lelé folgado, era só expulsá-lo. Com a Rosinha vacilou, podia ter visto quem era antes de mandar expulsar daquele jeito. Com as formigas, ele podia olhar para baixo primeiro e com a onça, olhar para cima antes de armar a rede. 

As reações do Chico em cada um destes impedimentos deixaram melhor ainda. O embate com a onça foi hilário demais. Não mostraram o que aconteceu depois com a onça, até para agilizar e ser uma trama curta em gibi quinzenal e o que era importante era o desfecho com o Chico e aí fica na imaginação de cada um com o que aconteceu com a onça.

O tipo de roteiro parece desenho animado de várias coisas inesperadas acontecerem com o personagem em sequência e as cenas da onça com o movimento, perderam chance de fazer um desenho animado baseado nessa história. Hoje em dia é incorreta nem tanto pelo tema em si, mas por elementos como Chico dar pontapé na Rosinha na rede, ficar sozinho no mato, ser picado por formigas e principalmente, o final com ele se atracando com onça, mostrando acidente com o Chico caindo em precipício, internado no hospital com fraturas no corpo todo, piadas com gente internada, final triste em relação à saúde do Chico, tudo que não pode mais atualmente.

Os traços muito bonitos e encantadores, típicos dos anos 1980. Alguns erros que tiveram foram de pálpebras do Chico brancas quando ficou de olho fechado no último quadrinho da 2ª página da história (página 4 do gibi), ele com dente vermelho no 2º quadrinho, com língua branca no 6º quadrinho e dente com cor da pele enquanto dormia no 7º quadrinho da 3ª página da história (página 5 do gibi) e ele cantando de boca fechada no último quadrinho da 4ª página da história (página 6 do gibi). Todos erros muito comuns na época.

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/09/chico-bento-hq-rede-de-armadilhas.html

Charges/Cartuns! ★ N°252.301 a N°252.400