terça-feira, 14 de julho de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°852 - Cascão: HQ "O Dia 'B' (De Banho)"

Em julho de 1990, há exatos 30 anos, era lançada a história "O Dia 'B' (De Banho)" em que a turma toda resolve dar banho no Cascão a todo custo. Com 8 páginas, foi história de abertura publicada em 'Cascão Nº 91' (Ed. Globo, 1990).

A turma se reuniu para dar tentar banho no Cascão. Mônica e Magali estão atrás de uma moita e avistam alguém surgindo e jogam água de balde nele. Quando elas veem, era o Cebolinha, que apareceu primeiro, avisando que tinha chamado o Cascão e ele já estava vindo.
Mônica manda Cebolinha se esconder atrás da moita. Aparece o Cascão, a turma está escondida e ele estranha de não ter ninguém lá. Ele se abaixa pra pegar um trevo de 4 folhas e acaba a turma molhando uns aos outros e Cascão escapa do banho. Cascão percebe que eles estão querendo dar banho nele, Cebolinha pega uma mangueira e manda Franjinha abrir a torneira, Cascão imediatamente antes de fugir, coloca o seu guarda-chuva na saída da mangueira, que incha e explode, molhando todo mundo.

Cascão encontra o Titi, que pergunta qual a pressa dele. Cascão fala que a turma toda cismou de dar banho nele, primeiro com baldadas, depois esguicho. Nisso, Jeremias estava em cima da árvore preparado para jogar água do balde, só que quando o Titi dá o sinal, Cascão desvia para o lado, demonstrando como havia escapado do banho, e acaba o Titi molhado.Cascão vê que eles queriam dar banho nele também e os chamam de traidores.

A turma se prepara para dar banho no Cascão de qualquer jeito e se escondem na espera do Cascão. Cebolinha reclama que estão esperando por 1 hora e Mônica diz que ele vai precisar passar lá para voltar para casa. Eles veem Cascão surgindo e quando ele passa, finalmente conseguem molhá-lo e comemoram. Cebolinha pergunta para ele como se sente depois do seu primeiro banho, ele chora e para a surpresa de todos era uma pegadinha: era apenas um menino com máscara do Cascão e reclama que foi por isso que ele havia dado a máscara e Cascão dá gargalhada de longe ao verem que conseguiu enganar a turma.

Todos ficam com raiva e correm atrás do Cascão. Ele corre tão rápido que não conseguem alcançá-lo. Cebolinha percebe que ele está indo no caminho de um buraco cheio de água coberto com folhas para disfarçar, mas acaba é a turma caindo no tal buraco e Cascão dá mais gargalhada deles. Mônica volta a correr atrás do Cascão e ele para em frente a um rio. 

Na hora que a turma ia dar um empurrão para o Cascão cair no rio, a turma começa a espirrar muito, ter tosse e dor de cabeça. No final, eles ficaram gripados de cama por terem se molhado demais e Cascão fica livre deles brincando na rua dizendo para eles que isso é o que dá de gostar de tomar banho. 

História legal autêntica com a turma toda fazendo plano infalível para dar banho no Cascão. Fizeram de tudo, mas não teve jeito e Cascão continuou sem tomar tomar banho e a turma ainda ganhou grande gripe como castigo. Foi bom ver as estratégias deles dando errado, a parte do menino com máscara do Cascão tomando banho no lugar enganando a turma foi demais. E ainda ensina que se encharcar demais com roupa no corpo acaba pegando gripe.

Eu gostava quando tinham planos contra o Cascão e até para outros personagens de acordo com seus interesses, sem ser contra a Mônica. Não apanhavam no final, mas acabam dando se dando mal do mesmo jeito. Planos contra o Cascão eram os melhores, cara que ele fazia ao ver que estavam querendo dar banho nele era demais. Planos contra Magali eram muito bons também. 

Teve bastante movimento parecendo desenho animado como os do Piu-Piu & Frajola, Pernalonga, Tiny Toon, etc, com vilões  fazendo tentativas fracassadas uma atrás da outra para pegarem o protagonista. Pena que durante a história Franjinha e Jeremias sumiram, ficando só Mônica, Cebolinha, Magali e Titi querendo dar banho no Cascão. O título foi um trocadilho com a expressão "O dia D" (decisivo) que resolveram explicar que era "B" de banho.

História assim hoje é impublicável hoje. Por um lado, para o politicamente correto é errado o Cascão não querer tomar banho, já descartaria isso. Por outro lado, também é errado a turma querer dar banho contra a vontade dele, agindo como vilões. No caso seria o Cascão que teria que tomar banho por conta própria, sem ser obrigado. No dia que quiserem dar banho no nele nos gibis, será por vontade própria dele e não por planos da turminha ou vilões querendo dar banho. Com isso, eles não fazem mais histórias da turminha planejando dar banho e nem fazer bullying com cheiro dele, no máximo vilões fixos querendo dar banho nele e mesmo assim com restrições. A turma gripada no final  e Cascão afirmar que foi porque gostam de tomar banho também não seria bem vindo.

Os traços ficaram muito bonitos, com direito a curva nos olhos sem serem pintados de branco em alguns momentos, ficando bem fofos. Dava gosto de ver desenhos assim. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

Tiras N°13763 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Há exatamente um ano, o primeiro selo de mangá da MSP chegava às bancas! #Geração12
 Um homem solitário, sem memórias, sem passado e... extremamente poderoso. Na #GraphicMSP “Capitão Feio – Identidade”, os gêmeos Magno e Marcelo Costa fazem uma releitura angustiante e surpreendente do Capitão Feio, o principal vilão criado por Mauricio de Sousa.
 Será que você é capaz de desvendar o desafio em poucos segundos?
 Dica: o Cebolinha fica tenso só de ver a resposta! #TurmadaMônica #AoVivo #Passatempo

Tiras N°13762 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°13761 : Will Tirando/Dona Anésia - Will Leite!

Tiras N°13760 : Especial MIX nº400 - Blog do XANDRO!

Tiras N°13759 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°13758 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Tiras N°13757 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°13756 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Charges/Cartuns! ★ ESPECIAL N°96.400

Charges/Cartuns! ★ N°96399

Charges/Cartuns! ★ N°96398

Charges/Cartuns! ★ N°96397

Charges/Cartuns! ★ N°96396

Charges/Cartuns! ★ N°96395

Charges/Cartuns! ★ N°96394

Charges/Cartuns! ★ N°96393

Charges/Cartuns! ★ N°96392

Charges/Cartuns! ★ N°96391

Charges/Cartuns! ★ N°96390

Charges/Cartuns! ★ N°96389

Charges/Cartuns! ★ N°96388