terça-feira, 21 de abril de 2009

Gibi do XANDRO N°730!

[xandro+730.jpg]
HQs desta edição:
[xandro+gostosa.jpg]

[xandro+gostosa2.jpg]

[xandro+ferias.jpg]

[xandro+ferias2.jpg]

Charge N°2840!

Ajude um robô a chegar a seu destino!


A estudante de arte Kacie Kinzer teve uma ótima ideia de experimento. Primeiro criou um robô feito de caixa de papelão com uma cara bem simpática. Depois colocou nele um motorzinho que permitia um movimento para frente. Por último, fixou uma antena com uma mensagem pedindo ajuda para chegar a um ponto determinado de um parque em Nova York. Com isso ela conseguiu ter uma noção da solidariedade alheia. E muita gente ajudou o robozinho. Como ele só ia para frente, era preciso tirá-lo de obstáculos ou ajudá-lo a fazer curvas. O resultado está acima.

Charge N°2839!

Ria...Se Puder N°834!


Lobo caça porquinho em animação stop motion

Um animação muito divertida - e bem feita - está fazendo sucesso esta semana. Criada por um japonês identificado no You Tube como “dokugyunyu”, mostra um lobo correndo atrás de um porco. Foi toda feita em stop motion, com fotos.

Charge N°2838!

Maísa puxa peruca do Silvio Santos!


A apresentadora mirim Maísa, do SBT, brincou com Silvio Santos durante um programa na TV. Ele conversava com outras crianças quando ela mexeu levemente em seu cabelo. Rindo, Maísa disse a todos: “É peruca! Você usa peruca, Silvio Santos!”.
O vídeo foi visto 200 mil vezes.

Charge N°2837!

Pulou no fosso dos ursos-polares !


Mandy K, uma alemã de 32 anos, pulou no fosso dos ursos-polares no zoológico de Berlim. Foi mordida nos braços e nas pernas até que funcionários do zoo conseguissem distrair os animais para que ela fosse resgatada. Mandy está divorciada e perdeu o emprego recentemente.
O vídeo da cena foi visto 2,3 milhões de vezes.

Charge N°2836!

Uma poltrona feita com teclados de computador!

cadeira-teclado2.jpg

Sabe aquele teclado antigo que você jogou fora quando comprou um computador novo? Assim como você, muitas pessoas já descartaram teclados antigos. Pois o designer Dante Bonuccelli teve a ideia de construir uma poltrona com vários deles. Se ficou confortável ou não, ninguém sabe. Deve depender muito do tipo de teclado que ele usou. Antes que o pessoal me massacre nos comentários, a poltrona é só um protótipo. Dificilmente alguma empresa vai querer produzir em larga escala.

cadeira-teclado.jpg

Charge N°2835!

Como os preguiçosos podem tomar banho!

showerpod.jpg

Tem gente que odeia chuveiro. Eu juro que não consigo entender essas pessoas! Na Alemanha, por exemplo, já vi pacote de sete cuecas com os dias da semana marcados - tudo para incentivar a galera a abrir o chuveiro diariamente. Agora vi uma cápsula de banho. Deve ser tudo que os preguiçosos querem. Assim não precisam ficar em pé por alguns minutos com água escorrendo pelo corpo, não precisam passar sabão e tudo mais. É quase como entrar na lava-louças! Brincadeiras à parte, deve ser bem estranho tomar banho nesse negócio. Como será que a Avant Santelubain 999 (nome bizarro que deram pra ela no Japão) lava o corpo? Fora o banho, ela pode fazer aromaterapia e musicoterapia (toca rock?) e ainda passa um creminho em você. Essa eu adoraria ver!

Charge N°2834!

Brinque de destruir alvos com um cometa!

cometas-jogo.jpg

Muita gente está curtindo o feriado hoje. Então, um joguinho para relaxar. Não é difícil. O objetivo é destruir alvos que surgem na tela usando seu cometa. Com o mouse você move o cursor e com as setinhas do teclado, muda as cores. Você deve atingir cada alvo com o cursor em sua respectiva cor.

Charge N°2833!

21 de abril, dia de Tiradentes!

21 de abril, dia de Tiradentes

No dia de hoje, 21 de Abril, se comemora o Dia de Tiradentes, feriado em comemoração ao mártir Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Conheça um pouco mais dele aqui:

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, (Fazenda do Pombal, batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político brasileiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico e herói nacional.

http://oimperador.files.wordpress.com/2008/04/tiradentes2.jpg

Biografia

Nascido num sítio no distrito de Pombal, próximo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas de São João del-Rei e São José do Rio das Mortes, nas Minas Gerais, da Silva Xavier era filho do português Domingos da Silva Santos, proprietário rural, e da brasileira Maria Antônia da Encarnação Xavier, tendo sido o quarto dos sete filhos. Em 1755, após o falecimento da mãe, segue junto a seu pai e irmãos para a sede da Vila de São José; dois anos depois, já com onze anos, morre seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de um padrinho, que era cirurgião. Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu a alcunha Tiradentes, um tanto depreciativa. Não teve êxito em suas experiências no comércio.

Com os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão brasileiro. Em 1780, alistou-se na tropa da capitania de Minas Gerais; em 1781, foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do Caminho Novo, estrada que servia como rota de escoamento da produção mineradora da província ao Rio de Janeiro. Foi a partir desse período que Tiradentes começou a se aproximar de grupos que criticavam a exploração do Brasil pela metrópole, o que ficava evidente quando se confrontava o volume de riquezas tomadas pelos portugueses e a pobreza em que o povo permanecia. Insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, tendo alcançando apenas o posto de alferes, patente inicial do oficialato à época, e por ter perdido a função de comandante da patrulha do Caminho Novo, pediu licença da cavalaria em 1787.

Morou por volta de um ano na cidade carioca, período em que idealizou projetos de vulto, como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para a melhoria do abastecimento d’água no Rio de Janeiro; porém, não obteve aprovação para a execução das obras. Esse desprezo fez com que aumentasse seu desejo de liberdade para a colônia. De volta às Minas Gerais, começou a pregar em Vila Rica e arredores, a favor da independência daquela província. Organizou um movimento aliado a integrantes do clero e da elite mineira, como Cláudio Manuel da Costa, antigo secretário de governo, Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da comarca, e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. O movimento ganhou reforço ideológico com a independência das colônias estadunidenses e a formação dos Estados Unidos da América. Ressalta-se que, à época, oito de cada dez alunos brasileiros em Coimbra eram oriundos das Minas Gerais, o que permitiu à elite regional acesso aos ideais liberais que circulavam na Europa.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d2/Tiradentes_Esquartejado_(Pedro_Am%C3%A9rico,_1893).jpg/270px-Tiradentes_Esquartejado_(Pedro_Am%C3%A9rico,_1893).jpg

O movimento

Além das influências externas, fatores regionais e econômicos contribuíram também para a articulação da conspiração nas Minas Gerais. Com a constante queda na receita provincial, devido ao declínio da atividade mineiradora, a administração de Martinho de Melo e Castro instituiu medidas que garantissem o quinto, imposto que obrigava os moradores das Minas Gerais a pagar, anualmente, cem arrobas de ouro, destinadas à Real Fazenda. A partir da nomeação de Luís da Cunha Meneses como governador da província, em 1782, ocorreu a marginalização de parte da elite local em detrimento de seu grupo de amigos. O sentimento de revolta atingiu o máximo com a decretação da derrama, uma medida administrativa que permitia a cobrança forçada de impostos atrasados, mesmo que preciso fosse confiscar todo o dinheiro e bens do devedor, a ser executada pelo novo governador das Minas Gerais, Luís Antônio Furtado de Mendonça, 6.º visconde de Barbacena (futuro conde de Barbacena), o que afetou especialmente as elites mineiras. Isso se fez necessário para se saldar a dívida mineira acumulada, desde 1762, do quinto, que à altura somava 538 arrobas de ouro em impostos atrasados.

O movimento se iniciaria na noite da insurreição: os líderes da inconfidência sairiam às ruas de Vila Rica dando vivas à República, com o que ganhariam a imediata adesão da população. Porém, antes que a conspiração se transformasse em revolução, foi delatada aos portugueses por Joaquim Silvério dos Reis, coronel, Basílio de Brito Malheiro do Lago, tenente-coronel, e Inácio Correia de Pamplona, açoriano, em troca do perdão de suas dívidas com a Real Fazenda. Assim, o visconde de Barbacena suspendeu a derrama e ordenou a prisão dos conjurados em 1789. Avisado, Tiradentes escondeu-se na casa de um amigo no Rio de Janeiro, mas foi descoberto por Joaquim Silvério dos Reis, que o acompanhara em sua fuga a mando de Barbacena. Anos depois, por sua delação e outros serviços prestados à Coroa, dos Reis receberia o título de Fidalgo.

Dentre os inconfidentes, destacaram-se os padres Carlos Correia de Toledo e Melo, José da Silva e Oliveira Rolim e Manuel Rodrigues da Costa, o tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade, comandante dos Dragões, os coronéis Domingos de Abreu e Joaquim Silvério dos Reis (um dos delatores do movimento), os poetas Cláudio Manuel da Costa, Inácio José de Alvarenga Peixoto e Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor.

Os principais planos dos inconfidentes eram: estabelecer um governo republicano independente de Portugal, criar manufaturas no país que surgiria, uma universidade em São João del-Rei e fazer desta a capital. Seu primeiro presidente seria, durante três anos, Tomás Antônio Gonzaga, após o qual haveria eleições. Nessa república não haveria exército – em vez disso, toda a população deveria usar armas, e formar uma milícia quando necessária. Há que se ressaltar que os inconfidentes visavam apenas a autonomia da província das Minas Gerais, e em seus planos não estava prevista a libertação dos escravos africanos, apenas daqueles nascidos no Brasil.

Julgamento e sentença

Negando a princípio sua participação, Tiradentes foi o único a, posteriormente, assumir toda a responsabilidade pela Inconfidência, inocentando seus companheiros. Presos, todos os inconfidentes aguardaram durante três anos pela finalização do processo. Alguns foram condenados à morte e outros ao degredo; algumas horas depois, por carta de clemência de D. Maria I, todas as sentenças foram alteradas para degredo, à exceção apenas para Tiradentes, que permaneceu com a pena capital. Em parte por ter sido o único a assumir a responsabilidade, em parte, provavelmente, por ser o incofidente de posição social mais baixa, haja vista que todos os outros ou eram mais ricos, ou detinham patente militar superior. Por esse mesmo motivo é que se cogita que Tiradentes seria um dos poucos inconfidentes que não eram maçons.

E assim, numa manhã de sábado, 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu em procissão as ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro, no trajeto entre a cadeia pública e onde fora armado o patíbulo. O governo geral tratou de transformar aquela numa demonstração de força da coroa portuguesa, fazendo verdadeira encenação. A leitura da sentença estendeu-se por dezoito horas, após a qual houve discursos de aclamação à rainha, e o cortejo munido de verdadeira fanfarra e composta por toda a tropa local. Bóris Fausto aponta essa como uma das possíveis causas para a preservação da memória de Tiradentes, argumentando que todo esse espetáculo despertou a ira da população que presenciou o evento.

Executado e esquartejado, com seu sangue se lavrou a certidão de que estava cumprida a sentença, tendo sido declarados infames a sua memória e os seus descendentes. Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, tendos sido rapidamente cooptada e nunca mais localizada; os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do Caminho Novo: Cebolas, Varginha do Lourenço, Barbacena e Queluz (antiga Carijós), lugares onde fizera seus discursos revolucionários. Arrasaram a casa em que morava, jogando-se sal ao terreno para que nada lá germinasse.

http://www.velhosamigos.com.br/imagens/tiradentes2.jpg

Legado

Tiradentes permaneceu, após a Independência do Brasil, uma personalidade histórica relativamente obscura, dado o fato de que, durante o Império, os dois monarcas, D. Pedro I e D. Pedro II, pertenciam à casa de Bragança, sendo, respectivamente, neto e bisneto de D. Maria I, quem havia emitido a sentença de morte de Tiradentes. Foi a República – ou, mais precisamente, os ideólogos positivistas que presidiram sua fundação – que buscaram na figura de Tiradentes uma personificação da identidade republicana do Brasil, mitificando a sua biografia. Daí a sua iconografia tradicional, de barba e camisolão, à beira do cadafalso, vagamente assemelhada a Jesus Cristo e, obviamente, desprovida de verossimilhança. Como militar, o máximo que Tiradentes poder-se-ia permitir era um discreto bigode. Na prisão, onde passou os últimos três anos de sua vida, os detentos eram obrigados a raspar barba e cabelo a fim de evitar piolhos. Também, o nome do movimento, “Inconfidência Mineira”, e de seus participantes, os “incofidentes”, foi cunhado posteriormente, denotando o caráter negativo da sublevação – inconfidente é aquele que trai a confiança.

Tiradentes nunca se casou, mas teve dois filhos: João, com a mulata Eugênia Joaquina da Silva, e Joaquina, com a ruiva Antônia Maria do Espírito Santo, que vivia em Vila Rica. Atualmente, foi concedida à sua tetraneta Lúcia de Oliveira Menezes, por meio da lei federal 9255/96, uma pensão especial do INSS no valor de R$ 200,00, o que causou polêmica sobre a natureza jurídica deste subsídio, mas solucionado pelo STF no agravo de instrumento 623.655.

Atualmente, onde se encontrava sua prisão foi erguido o Palácio Tiradentes; onde foi enforcado ora se encontra a Praça Tiradentes e onde sua cabeça foi exposta fundou-se outra Praça Tiradentes. Em Ouro Preto, na antiga cadeia, hoje há o Museu da Inconfidência. Tiradentes é considerado atualmente Patrono Cívico do Brasil, sendo a data de sua morte, 21 de abril, feriado nacional. Seu nome consta no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade, sendo considerado Herói Nacional.

Fonte: Wikipédia

Charge N°2832!

Turma do XAXADO em Olha a Concordância!

[xaxado+concordância.jpg]

Charge N°2831!

Irmão Urso na sessão da tarde-Animação inédita!

http://www.querocolorir.com.br/imagem/irmao-urso_155/irmao-urso_01.jpg

http://www.querocolorir.com.br/imagem/irmao-urso_155/irmao-urso_04.jpg

http://www.adorocinema.com/filmes/irmao-urso/irmao-urso03.jpg

http://www.adorocinema.com/filmes/irmao-urso/irmao-urso02.jpg

http://www.adorocinema.com/filmes/irmao-urso/irmao-urso01.jpg

http://www.adorocinema.com/filmes/irmao-urso/irmao-urso08.jpg

http://www.adorocinema.com/filmes/irmao-urso/irmao-urso07.jpg

http://www.adorocinema.com/filmes/irmao-urso/irmao-urso06.jpg

http://www.adorocinema.com/filmes/irmao-urso/irmao-urso05.jpg

http://www.adorocinema.com/filmes/irmao-urso/irmao-urso04.jpg

http://www.adorocinema.com/filmes/irmao-urso/irmao-urso09.jpg


http://www.cdcrianca.com.br/disney/irmaourso/flyer-urso.jpg
DVD Irmão Urso - Infantil Disney
  • Título original: Brother Bear(2003)
  • Direção: Aaron Blaise e Robert Walker
  • Gênero: Infantil

Em busca de vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais. Logo faz amizade com outro urso, Koda, mas se vê em apuros quando seu outro irmão começa a caçá-lo.

http://www.blogdojotace.com.br/wp-content/uploads/2009/03/sessao-da-tarde1.jpg

TERÇA 21/04 > 15h55

http://budrush.files.wordpress.com/2008/03/logo-novo-globo.jpg

Charge N°2830!

HQs-XAXADO em BRIGAS...

[xaxado+brigas.jpg]

Charge N°2829!