quinta-feira, 2 de abril de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°820 - Cebolinha e Cascão: HQ "Atrás da cortina"


Em março de 1990, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Atrás da cortina", quando o Cascão foi dormir na casa do Cebolinha e achou que tinha um monstro atrás da cortina do quarto. Com 11 páginas, foi história de abertura de 'Cebolinha Nº 39' (Ed, Globo, 1990).

Começa com o Cascão comentando que achou legal o Cebolinha ter convidado para dormir na casa dele e Cebolinha fala que foi ele quem se convidou. Cascão se defende falando que ficou tarde e que seria perigoso voltar sozinho para a casa e ter monstros no caminho. 

Cebolinha fala que Cascão está vendo muito filme de terror e lamenta que a colcha de cama e pijama que emprestou nunca serão mais os mesmos com o mal cheiro do Cascão, que responde que não precisa agradecer, que amigos são para essas coisas. Eles vão dormir e Cascão ouve um barulho, fica apavorado e chama o Cebolinha, que diz que deve ser só o vento. Quando fecham os olhos, vem um barulho mais forte, deixando Cascão apavorado. quando na cama. Cebolinha reclama que está descobrindo todo.

Vem o barulho de novo, como se o monstro tivesse batendo na janela para entrar e Cascão vai para o colo do Cebolinha, que fala que era só o vento sacudindo a janela e que pensava que Cascão só tinha medo de água. Cascão responde que tem que ser versátil. Cascão pergunta se eles podem dormir com os pais e Cebolinha dá bronca que, além de atrapalhar o sono dele, quer ainda atrapalhar os pais. Cascão fala que não dorme mais na casa deles e tentam dormir de novo. 

Cascão ouve mais uma vez barulho alto e batidas na janela. Depois que para, vê um volume na cortina e aí se desespera, sacode o Cebolinha avisando que o monstro conseguiu entrar, está atrás da cortina e só está esperando eles dormirem para devorá-los. Cebolinha fala que pode ser muitas coisas, como travesseiro ou caixa, que é deixar para lá e irem dormir. Cascão não vai dormir com medo do monstro pegá-lo e Cebolinha tenta dormir de novo, só que vira para um lado, para o outro e não consegue, cismado com a cortina.

Cebolinha manda o Cascão ir lá ver e começa a confusão de quem vai. Cascão fala que não porque é visita, Cebolinha fala que foi o Cascão quem começou a história, Cascão diz que foi o Cebolinha quem o convidou para dormir no quarto cheio de monstros. 

Cebolinha rebate que não convidou e não tem monstros lá e Cascão pergunta por que ele não vai lá para ver. Cebolinha responde que não quer e Cascão falando que é medroso. Os dois começam a brigar, se atracando, xingando um e outro, brigam se rolando pelo quarto e param até na parede derrubando a cortina.

Eles ficam ao lado do volume na cortina e tampam os olhos, estranham o monstro não atacá-los de uma vez. Cebolinha abre um olho e quando puxa a cortina era só um joão-bobo que tinha esquecido lá. Eles dão gargalhadas, fingem que já sabiam de tudo e finalmente vão dormir mesmo.

No final, surgem vozes embaixo da cama e eram monstros falando que finalmente dormiram, pensavam que não iam ficar quietos e que agora podem dormir também, ou seja, realmente tinham monstros no quarto, só que não na cortina, e, sim, embaixo da cama.

História muito engraçada. Foi toda ambientada no quarto do Cebolinha com Cascão pensando que tinha monstro atrás da cortina lá no quarto. Muito legal ver o seu medo de encontrar um monstro lá e acordar o Cebolinha toda hora por casa disso até fazer acreditar também que tinha monstro lá. Bom ver tiradas como Cascão se convidar por conta própria para dormir com o Cebolinha, achar bom que as cobertas e o pijama do Cebolinha iam ficar com mal cheiro com ele lá, ele era versátil por ter medo de água e monstros ao mesmo tempo, entre outras.

O final ficou muito bom dos leitores descobrirem que realmente tinham monstros embaixo da cama sem os meninos saberem, alimentando a fantasia das crianças. Inspirada em fato de pais assustarem crianças inventando que tem monstros embaixo da cama e se não dormir os monstros vão pegá-las. Hoje considerada errada essa psicologia já que a criança ficaria com medo e aí que não dormiria mesmo. 

Tudo indica que foi escrita por Rosana Munhoz, tem todo jeito de ser dela, mas nada confirmado que seja realmente, As partes incorretas seriam as palavras "droga!" e "azar", que foram banidas nos gibis atuais, geralmente mudadas por bolas!" e "má sorte", respectivamente, além da briga feia dos meninos não ser bem vinda por causa de violência. Depois dessa, teve outra história envolvendo Cascão dormindo com o Cebolinha, em 'Gibizinho do Cebolinha Nº 9', de 1992, sendo que na ocasião com Cebolinha achar ruim dormir com o mal cheiro do Cascão.

Traços lindos e bem caprichados que davam gosto de ver. Quadrinhos dessa vez ficaram dispostos com com 6 quadros na página ao invés de 8, uns gostam assim, outros não por acharem que a história ocupa mais páginas do que deveria. Destaque também para alguns quadrinhos com iluminação diferente, mais escuros pra simbolizar que eles estão na escuridão total. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

Créditos ;)  Marcos Alves:  http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/03/cebolinha-e-cascao-hq-atras-da-cortina.html

Tiras N°13174 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Dia Mundial da conscientização do Autismo. #diamundialdoautismo #institutomauriciodesousa #turmadamonica
@revistaautismo
A Turma do Limoeiro tem um amiguinho com autismo, o André, que é muito querido por todos. Hoje, celebramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela ONU para divulgar informações à população, na tentativa de diminuir a discriminação e entender os transtornos que esta síndrome apresenta. Afinal, amizade verdadeira e cuidado sincero podem vencer qualquer preconceito!
Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Com o tema “Autismo: Respeito para Todo o Espectro”, o André, personagem da Turma da Mônica, figura num dos cartazes da campanha nacional.
E a Revista Autismo, parceira do Instituto Mauricio de Sousa, promove também um evento online, com material gratuito, que poderá ser acessado até o domingo. #Respectro

Tiras N°13173 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

É com muita emoção que a Panini anuncia a volta de um dos títulos mais icônicos da Disney: a coleção Carl Barks! A atual edição dá sequência à série em seu 11º volume, além de nos presentear com a primeira história do Tio Patinhas – A Coroa Perdida de Gengis Khan!

Capa dura com reserva de verniz | Papel em Tom Amarelado | 15,6 x 23 cm cm | 232 páginas

Disponível na Loja Panini: https://bit.ly/2IIMFZG

Tiras N°13172 : Especial MIX nº322 - Blog do XANDRO!

Tiras N°13171 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Ria...Se Puder! N°7190

Ria...Se Puder! N°7189

Ria...Se Puder! N°7188

Ria...Se Puder! N°7187

Ria...Se Puder! N°7186

Ria...Se Puder! N°7185

Ria...Se Puder! N°7184

Ria...Se Puder! N°7183

Ria...Se Puder! N°7182

Ria...Se Puder! N°7181

Charges/Cartuns! ★ N°90420

Charges/Cartuns! ★ N°90419

Charges/Cartuns! ★ N°90418

Charges/Cartuns! ★ N°90417

Charges/Cartuns! ★ N°90416

Charges/Cartuns! ★ N°90415

Charges/Cartuns! ★ N°90414

Charges/Cartuns! ★ N°90413

Charges/Cartuns! ★ N°90412

Charges/Cartuns! ★ N°90411

Charges/Cartuns! ★ N°90410