quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°381 - Almanaque Temático Nº 36 - Mauricio com a Turma!

_ATM_Mauricio.jpg (518×730)
Nas bancas o "Almanaque Temático Nº 36 - Mauricio com a Turma", uma edição especial que faz parte das comemorações do seu aniversário de 80 anos. Nessa postagem comento sobre essa edição.

Além de vários livros lançados recentemente vendidos em livrarias  para a comemoração dos 80 anos do Mauricio de Sousa, como "Mauricio, O Início", "Coleção Histórica Bidu e Zaz Traz", reedição do "Mauricio Biografia em quadrinhos" e "Memórias do Mauricio", criaram também esse especial do Almanaque Temático para as bancas. A ideia foi boa e até se torna um tema diferente para o Almanaque Temático, que andam repetindo muito, embora teve recentemente a edição "Turma da Mônica Extra Nº 12 - Mauricio de Sousa"em 2013, republicando histórias com presença dele. E com os preços dos livros caros demais, é a chance do grande público ter um especial em homenagem ao Mauricio.

Com a distribuição péssima da Panini, esse Temático chegou nas bancas, só dia 30 de outubro depois do dia do aniversário do Mauricio, que foi dia 27. O ideal era ter chegado uma semana antes do aniversário, ou no máximo exatamente no dia 27. Sem contar que normalmente os almanaques temáticos costumam chegar por volta do dia 20, ou seja, foi um atraso bem grande.

Essa edição teve histórias de todas as fases da Editora Globo entre 1987 a 2006. Legal que dá para ver os diversos estilos de traços que o Mauricio teve como personagem de história em quadrinhos. A história de abertura foi "Um aniversário festejado" (MN # 232, de 2005), como já era de se esperar. Nela, os personagens criam vida e vão festejar o aniversário do Mauricio junto com ele, desde com traços dos anos 60 e vão evoluindo até chegar os traços atuais até então. Essa, inclusive, teve uma curiosidade na época, que foi feita em segredo, e só mostraram para o Mauricio quando a revista estava prestes a ser lançada. 
_ATM_Mauricio_%2802%29.jpg (480×730)
Trecho da HQ "Um aniversário festejado"
No geral, as histórias desse Almanaque Temático foram tiradas de gibis da Mônica, Cebolinha e Parque da Mônica, e não tiraram de gibis do Cascão, Magali e Chico Bento. Além de histórias com a Turma da Mônica, tiveram também algumas com outros núcleos como Rolo, Penadinho, Horácio, Astronauta, Bidu e Piteco. Uma pena que não teve nenhuma com o Chico Bento e nem com o Cascão, nem que fosse para o Mauricio aparecer só no final. Histórias do Cascão com o Mauricio eram bem engraçadas.

Porém, o problema maior desse almanaque foi que prevaleceram histórias com ele aparecendo no final, ou participação rápida só na última página ou no último quadrinho. Se é uma edição especial em homenagem ao Mauricio, seria mais natural ter mais histórias com ele interagindo mais com os personagens, com ele sendo o protagonista. Com isso, muitas histórias com ele aparecendo mesmo das histórias ficaram de fora, como: "O menino que odiava cebola" (CB # 29, de 1989), "Lugar perigoso" (CC # 94, de 1990), "Mauricio apresenta Mauricio" (CHB # 109, de 1991), "O sugador de inspiração" (MN # 85, de 1994),"O quintal perdido" (PMN # 47, de 1996), entre outras.

Para ter uma ideia, de 24 histórias no total (contando com a tirinha final), em 18 delas foram com ele aparecendo só no final e em 11 dessas com ele participando só no último quadrinho. Foram apenas 3 com ele sendo protagonista e interagindo mais com a turma. Muito pouco. Em 2 histórias o Mauricio simplesmente não apareceu. Uma protagonizada pelo roteirista Rubão, "Como surgem as histórias?" (MN # 73, de 1993) em que mostra como surgem as inspirações dos roteiristas para criarem as histórias através de situações do cotidiano. Com detalhe que o Rubão não é mais roteirista da MSP atualmente. Pelo menos é uma história com espécie de bastidores do estúdio.

Outra que o Mauricio não apareceu foi na história do Titi, "Sogros e cunhados" (PMN # 18, de 1994). Nela, o Titi tem que explicar para a Aninha por que ele está sendo chamando de genro e cunhado pelos outros que o encontram na rua se a Aninha não os conhecem. Essa não entendi por que republicaram nessa edição se o Mauricio não apareceu. Ele só foi citado quando o Titi falou "São Mauricio" para poder ajudá-lo a sair da enrascada com as meninas. Essa história é bem legal, mas nada a ver para um especial que tem como foco o Mauricio.
_ATM_Mauricio_%2810%29.JPG (453×730)
Trecho da HQ "Sogros e cunhados": Mauricio não apareceu
Tiveram 2 historias com os filhos do Mauricio ainda crianças, Marina, Mauro e Mauricinho, que inspiraram Marina, Nimbus e Do Contra, respectivamente, com eles aparecendo no último quadrinho. Antes de virarem personagens, eles apareciam de vez em quando em histórias metalinguísticas para mostrar o cotidiano do Mauricio com a esposa Alice e os filhos pequenos. Já tiveram algumas com eles ainda bebês, sendo amamentados e à medida que iam crescendo eles ficavam maiores nas histórias até quando viraram personagens oficiais. Então, nessa edição as histórias com eles ainda crianças foram: "A futura geração" (MN # 56, de 1991, em que são mostrados desenhos estranhos dos personagens na história) e "Os solteiros" (PMN # 16, de 1994, em que mostra o sufoco de personagens que não querem se casar).

Tiveram outras histórias bacanas como "A força da Mônica" (MN # 6, de 1987) em que a Mônica é chamada para ajudar as pessoas a resolver situações que envolvem a sua força absurda; do Astronauta, "O planeta da burocracia" (MN # 28, de 1989), em que o Astronauta tem que passar por várias burocracias como passar por setores, entregar documentos, enfrentar filas, entre outros, para poder salvar o rei; "A personagem secundária" (por volta de 2006), em que a Denise vai tomar satisfação com o Mauricio por que ela é uma personagem secundária. E o almanaque termina com a história "Rainha por um dia" (MN # 187, de 2002), muito boa em que o Mauricio fica doente e a Fátima, coordenadora do estúdio, pede que a Mônica tome conta do estúdio da MSP, com a ajuda da turma toda.
_ATM_Mauricio_%2803%29.jpg (484×730)
Trecho da HQ "O planeta burocracia"
Já histórias que foram republicadas em "Turma da Mônica Extra Nº 12 - Mauricio de Sousa" foram só a "Momentos de inspiração" (MN # 91, de 1994), em que Mauricio come tudo que vê pela frente, e a tirinha final (MN # 4, de 1987), que insistem sempre colocá-la, como se existisse só aquela com presença do Mauricio. De fato, poucas tirinhas com o Mauricio, mas lembro de pelo menos 2 diferentes dessa em gibis.

Em relação a alterações comparando os gibis originais tiveram várias. É difícil não ter algum almanaque que não tenha alguma alteração e os temáticos são os que têm mais mudanças, até porque têm mais páginas. Algumas muito bobas por sinal e que nem sei qual motivo para tais mudanças.

Na história de abertura, mudaram a vela, que era comemorado o aniversário de 70 anos na original e agora mudaram para 80 anos para seguir a data atual. Essa mudança até já era de se esperar, embora não acho certo. Se almanaques são republicações de histórias antigas, acho que tinham manter as datas originais e, não, fingir que são histórias inéditas. Nessa história também mudaram a cor da pele de um funcionário que apareceu branco na original e agora mudaram para negro.
_ATM_Mauricio_%2804%29.jpg (650×690)
Comparação da HQ "Um aniversário festejado": número da vela mudado
Em "Cadê a boca" (MN # 27, de 1989, em que a Magali acorda sem boca do nada e por isso ela e a Mônica tentam procurar a boca pelo bairro do Limoeiro), mudaram a fala da Mônica. Na original, ela diz "Minha nossa! Sua boca sumiu!" e agora mudaram para "Meu Deus!". Sinceramente não entendi o por quê dessa alteração. Não faz sentido nenhum mudarem isso. Mudaram só pelo prazer de mudar o conteúdo da história. Só pode.
_ATM_Mauricio_%2805%29.jpg (743×297)
Comparação da HQ "Cadê a boca": fala da Mônica mudada
Em "Como dizer?" (PMN # 27, de 1995, em que o Humberto tenta alertar o perigo para os seus amigos), teve a mudança clássica de colocar cartaz no muro onde não havia na original. Eles sempre mudam isso nas republicações de histórias antigas porque os personagens não podem mais rabiscar nos muros. E a cor do muro foi mudada também.
_ATM_Mauricio_%2806%29.jpg (750×581)
Comparação da HQ "Como dizer?": muro com cartaz na republicação
Em "Marina, me faz um desenho?" (MN # 105, de 1995, em que a turma pede para marina fazer desenho pra eles), tiveram várias mudanças de tons de colorização, como a cor dos cabelos da Denise e Aninha que eram mais com um marrom mais claro na original. Isso sempre fazem, como aconteceu também na história "Sogros e cunhados" com Aninha com cabelo em tom diferente). Também tiraram o degradê característico em todos os quadrinhos das histórias do 2º semestre de 1995.

Pior mesmo foi que mudaram a boca da Denise no primeiro quadrinho dessa história. Na original, ela falava de boca fechada e agora colocaram ela com boca aberta porque hoje eles não querem esse erro de personagens falando de boca fechada como eram nos gibis antigos. O que dá para entender mesmo é que a intenção na original era a Magali que devia estar falando e colocaram o balão apontando para Denise sem querer. Então, se fosse para mudar, que redimensionava o balão para Magali. Seria menos pior, embora acho que não teria que mudar nada. Adorava esses erros dos personagens falando de boca fechada.
_ATM_Mauricio_%2807%29.jpg (797×600)
Comparação: Sem degradê e Denise com boca aberta na republicação
Nessa mesma história ainda mudaram a Denise falando que era para Marina desenhar um garoto ao lado da mocinha em vez de um homem, como foi no gibi de 1995. Como assim!? Qual o problema da Marina desenhar uma mocinha do lado de um homem? Nada a ver também essa mudança. Lamentável.
_ATM_Mauricio_%2808%29.jpg (611×294)
Comparação: Fala da Denise mudada na republicação
Na história "Piteco O Desenhista" (CB # 79, de 1993), em que o Piteco desenha na caverna toda a sua caçada) teve mudança linguística. Na original, o Piteco falava "tigre dente-de-sabre e mudaram para "tigres-dentes-de-sabre" e, com isso, tirando a informalidade das histórias em quadrinhos. Além disso, o bonequinho na original saiu borrado e agora redesenharam com olhos certos.
_ATM_Mauricio_%2809%29.jpg (809×297)
Comparação da HQ "Piteco O Desenhista": fala mudada e desenho sem borrão na republicação
Na tirinha no final, tiraram o nome da Mônica no alto e ampliaram os desenhos, como estão fazendo em todos os almanaques e na Coleção Histórica desde que os gibis reiniciaram as numerações em maio de 2015, só para ficar igual aos gibis atuais. Nos gibis atuais dá para aceitar isso, mas mudar nos almanaques e Coleção Histórica é completamente desnecessário.

Então, esse Almanaque Temático não teve nada de especial e ficou muito a desejar com poucas histórias protagonizadas pelo Mauricio de Sousa e interagindo com a turma, dá para contar o número de páginas que ele apareceu no almanaque todo. A edição "Turma da Mônica Extra Nº 12 - Mauricio de Sousa" teve histórias melhores. E essas alterações ridículas e sem sentido só pioraram. Vale mesmo para ter na coleção uma edição comemorativa pelo aniversário dele, mas conteúdo podia ter sido melhor.
mauricio80anos.png (713×227)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/11/almanaque-tematico-n-36-mauricio-com.html

Charge N°41823!

nani4.jpg (366×360)

Charge N°41822!

nani3.jpg (467×360)

Charge N°41821!

nani2.jpg (480×267)

Charge N°41820!

nani.jpg (396×360)

Charge N°41819!

paixao2.jpg (466×360)

Charge N°41818!

paixao.jpg (480×345)

Charge N°41817!

migueljc2.jpg (430×360)

Tiras N°7050 : Fala Menino - Luis Augusto!

Charge N°41816!

migueljc.jpg (430×360)

Charge N°41815!

marioalberto3.jpg (478×360)

Charge N°41814!

marioalberto2.jpg (478×360)

Charge N°41813!

marioalberto.jpg (478×360)

Charge N°41812!

mario2.jpg (360×360)

Charge N°41811!

mario.jpg (360×360)

Charge N°41810!

AUTO_elvis.jpg (480×240)

Ria...Se Puder N°4668 - COISAS QUE EU NUNCA TEREI:

12234952_1113912745299958_2912369628207335503_n.jpg (650×650)

Charge N°41809!

duke4.jpg (375×360)

Charge N°41808!

duke3.jpg (480×300)

Charge N°41807!

duke2.jpg (372×360)

Charge N°41806!

duke.jpg (480×300)

Charge N°41805!

iotti.jpg (379×360)

Charge N°41804!

mariano3.jpg (480×341)

Charge N°41803!

mariano2.jpg (480×428)

Charge N°41802!

mariano.jpg (480×371)

Charge N°41801!

10923603_719806081449786_7755858622849222688_n.jpg (720×417)

Charge Especial N°41800! ♪♫♫

12243440_10156203324520357_7350829121516021100_n.jpg (640×626)

Colecionando QUADRINHOS N°10 : Almanaque Temático nº 36 - Mauricio com a Turma (Na Coleção)!

DSC07034.JPG (480×640)
Muito justas as homenagens todas que fazem ao Mauricio de Sousa, pela passagem dos seus 80 anos. Com todos os defeitos que apontam para o criador da Turma da Mônica, e coisas como a MSP só se preocupa em vender, etc, a gente teria tido uma infância menor, e mais sem graça sem a Turma da Mônica. Não acham? 


Já me revoltei com o atual nível das hqs da turminha, parei de colecionar, voltei a colecionar, me desfiz de parte da coleção, comprei algumas coisas de volta, e fiquei neste dilema por um ou dois anos. Com a renumeração das revistas 6 meses atrás, resolvi voltar de vez a colecionar e divulgar a Turma da Mônica. 

Então eu desencanei de vez, com os problemas e falhas da MSP, e estou curtindo numa boa as revistas, como elas se apresentam atualmente, ainda que bem longe do padrão que a gente estava acostumado antigamente. 
DSC07035.JPG (640×480)
Deixando o blá-blá-blá de lado, este Temático é dos melhores. Por que? Porque tem aquelas histórias em que o Maurício aparece contracenando com seus personagens (eu curto muito isso). 
DSC07036.JPG (640×480)
Walt Disney teria feito o mesmo nos quadrinhos? Humm, não sei. Sei que Carl Barks fez e algumas vezes apareceu ou serviu de referência em histórias dos Quadrinhos Disney. 

Enfim, é um grande barato pegar um gibi para ler, e ver quebrada a barreira da fantasia e ver uma pessoa real dentro do gibi, ainda que caracterizada, estilizada e tal. 
DSC07037.JPG (640×480)
Tem mais dois pontos que quero destacar neste gibi. O primeiro é o seguinte: a edição reúne histórias que mostram o Mauricio em diferentes épocas de sua vida, com o cabelo diferente em algumas delas, o que é uma coisa legal de ver retratado. Outra coisa, é o fato que nestas histórias eles costumam mostrar e falar da redação, dos roteiristas, do pessoal que participa da criação das histórias. E mais um ponto que lembrei agora, eles costumam também falar dos gibis, com coleções, colecionadores e tal... 
DSC07038.JPG (514×480)
Depois eu volto, tem mais gibis chegando hoje na coleção. 
Até mais
Paulo Gibi. 
logocolecionandoquadrinhos41.png (618×233)
Créditos;)  Paulo Gibi http://colecionandoquadrinhos.blogspot.com.br/2015/11/almanaque-tematico-n-36-mauricio-com.html

Charge N°41799!

cpaiva.jpg (467×360)

Charge N°41798!

clayton3.jpg (426×360)

Charge N°41797!

clayton2.jpg (462×360)

Charge N°41796!

clayton.jpg (409×360)

Charge N°41795!

AUTO_zop2.jpg (388×360)

Charge N°41794!

AUTO_zop.jpg (366×360)