quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.010 - A Turma do Penadinho: HQ "Neste ano..."

Em janeiro de 1992, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Neste ano..." com previsões de esotéricos do que ia acontecer no ano com surpresa da Dona Morte no final. Com 2 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 130' (Ed. Globo, 1992).

Capa de 'Cascão Nº 130' (Ed. Globo, 1992)

É mostrado vários esotéricos falando sobre as previsões do ano que de iniciava. Só previsões de mortes, guerras, catástrofes. No final vimos que as previsões faladas por eles  foram consultas da Dona Morte, que ficou muito animada que teria um ano bem movimentado no cemitério.

É legal essa. Em época de fim e início de cada ano aparecem vários videntes, tarólogos, numerólogos, etc, para dar previsão no ano, maioria falam de tragédias, muitos erram, mas até que alguns acertam, aí roteirista criou essa historinha retratando isso só que com humor negro. Todas as previsões de tragédias, catástrofes e mortes são sofrimentos para as pessoas e naturalmente notícias ruins e que seria um ano desastroso, mas para Dona Morte foram notícias maravilhosas e ter ano movimentado porque vai matar muita gente no ano.

Humor negro nas histórias da Turma do Penadinho costumavam sair mais em tirinhas de jornais por terem público de todas as idades, mas mesmo assim de vez em quando saiam nos gibis também mesmo sendo só pra crianças. Hoje em hipótese nenhuma seria publicada em gibis.

Foi do estilo de histórias com Penadinho e sua turma aparecer só no final, como fator determinante para piada, e algumas nem apareciam os personagens principais, mas que tem tema de morte, fantasmas e cemitério. Os traços ficaram bem caprichados também.

Essa história de Ano Novo saiu em janeiro em vez de dezembro, as vezes acontecia. Poderia até ter saído na edição do Cascão N° 129', a última de 1991, mas como eles falaram "neste ano", aí é mais coerente sair em janeiro, se fosse "ano que vem", aí sairia em dezembro.

Foi uma das últimas histórias de Ano- Novo nos gibis da MSP. Foram poucas, mas de vez em quando tinham e eram bem criativas. Hoje não tem mais histórias de Réveillon, só mostram histórias de Natal. A última história de Réveillon em sequência regular na fase clássica foi "Ano-Novo?! Bahh!", de Cascão N° 285' - De. Globo, 1997. Muito bom relembrar essa história há exatos 30.anos.

A seguir a história completa:

UM FELIZ ANO NOVO A TODOS!!! 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/01/a-turma-do-penadinho-hq-neste-ano.html

Tiras N°16424 : Especial MIX nº801 - Blog do XANDRO!

Tiras N°16423 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Tiras N°16422 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°16421 : GARFIELD - Jim Davis!

Charges/Cartuns! ★ N°166.901 a N°167.000 * Especial