quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Quadrinhos Turma da Mônica : Especial MSP 60 ANOS!

Em 18 de julho de 1959, Franjinha sobrava como único espectador do discurso de um homem, apenas para revelar que só estava esperando que ele saísse de cima do caixote onde estava seu cãozinho Bidu. E foi com essa aventura queMauricio de Sousa deu o primeiro passo rumo ao grande sonho de se tornar quadrinista e de ser reconhecido pela sua arte e criações.

Depois de exatamente 60 anos, é com muito orgulho que nós, da equipe do Turma da Mônica Brasil, parabenizamos nosso grande ídolo por todas as conquistas e realizações e agradecemos por tudo o que já foi proporcionado por meio desses personagens tão queridos.

"Sou um sobrevivente, um homem que começou do nada, realizou seu sonho e não quer desistir dele de jeito nenhum. Não se esqueça de que ideias, e também sonhos improváveis, é que movem o mundo. De um jeito ou de outro, sempre estarei com vocês." - Mauricio de Sousa.
Quando as tirinhas publicadas na "Folha da Manhã" começaram a fazer muito sucesso, Mauricio de Sousa precisava buscar atingir um novo patamar. Assim, em 1960, Franjinha e Bidu deram as mãos (e patas) a Titi, Jeremias e Manezinho e estrearam na revista "Zaz Traz".

No mesmo ano, o cãozinho azul ganhou sua própria revista, que era publicada em preto e branco com apenas 32 páginas e durou apenas oito números. Na época, Mauricio fazia tudo sozinho, além de trabalhar como repórter policial.

Em 2009, a capa do livro "Bidu 50 Anos" fez uma bela homenagem à capa da primeira edição do gibi do cachorro do Franjinha. E, em 2015, as edições de "Bidu" e "Zaz Traz", hoje verdadeiras relíquias, foram republicadas no livro "Coleção Histórica Mauricio". 
Depois dos primeiros passos serem dados com Bidu, Franjinha e os amigos em “Zaz Traz”, Mauricio de Sousa precisava continuar tentando ir além, até acertar em personagens que o ajudassem a criar sua marca diante do público.

Em 1960, Cebolinha fez suas primeiras aparições em tirinhas com Franjinha e Bidu. Em 1963, surgiu Cascão, inspirado em um amigo de infância de Mauricio, assim como o troca-letras. No mesmo ano, Mônica fez sua estreia, motivada pela filha do quadrinista, da mesma forma como Magali, em 1964.


O público logo aprovou os quatro personagens e, com isso, nasceu a Turma da Mônica. Nos anos seguintes, após muito trabalho e dedicação, Mauricio começou a publicar, pela Editora Abril, em 1970, o gibi da dentucinha; em 1973, o do menino de cabelos espetados; em 1982, o do garoto com medo de água; e, pela Editora Globo, em 1989, a revistinha da comilona. 


Desde então, a Turma mais querida do país alcançou várias conquistas e os gibis vêm sendo passados de geração em geração.

#MSP60 #MSP60Anos
Após estrelar algumas propagandas nas décadas de 1960 e 1970, os personagens de Mauricio de Sousativeram seu primeiro episódio animado em 1976, com "O Natal da Turma da Mônica", seguidos de alguns curtas em 1980. 

O primeiro longa-metragem exibido nos cinemas, "As Aventuras da Turma da Mônica", estreou em 1982 apresentando quatro episódios inéditos que se alternavam com a presença do próprio Mauricio. Dois anos depois, "A Princesa e o Robô" chegou às telonas buscando, pela primeira vez, contar uma única história durante uma hora e meia.

Em 1984, houve o lançamento de "As Novas Aventuras da Turma da Mônica", com novos episódios. Durante o restante da década de 1980 e nos anos 1990, vários outros episódios foram lançados, dentre os quais se destacam "A Estrelinha Mágica", "O Plano Sangrento" e "O Mônico", eternizados na memória dos fãs.

Em 2004, a Turma voltou aos cinemas com "Cine Gibi: O Filme" e, em 2007, "Uma Aventura no Tempo" foi o segundo longa a trazer uma história em 90 minutos.

De 1999 a 2014, a Rede Globo exibiu diversos episódios, que podem, hoje, ser encontrados na série "Se Liga na Turma da Mônica". Desde 2009, oCartoon Network Brasil exibe novos episódios, reunidos em outros volumes do "Cine Gibi".

Em 2013, a Turma ganhou uma nova versão animada com "Mônica Toy", lançada diretamente noYouTube. Seguindo o mesmo caminho, "Biduzidos" chegou em 2018, mostrando a rotina dos animais de estimação dos personagens.

Hoje, com tanto sucesso, ha muitos planos para expandir cada vez mais as animações da Turma da Mônica. Resta aguardar e torcer, enquanto revemos, com carinho, os clássicos que tanto amamos.
#MSP60 | Em 10 de janeiro de 1993, foi inaugurado o Parque da Mônica, primeiro parque temático e indoor do Brasil, localizado no Shopping Eldorado. Os fãs de longa data devem lembrar que, no mesmo ano, foi lançada a "Revista Parque da Mônica", um gibi que sempre trazia, na história de abertura, a Turma se divertindo no local.

Infelizmente, em 2010, o Parque do Shopping Eldorado fechou as portas, o que também mudou o nome do gibi temático para apenas "Turma da Mônica". Em março de 2015, uma versão remodelada do Parque foi inaugurada no Shopping SP Market e permanece em atividade até hoje.

Hoje, a MSP Ao Vivo visa a expandir a experiência para outros locais do Brasil. Com isso, já foram inauguradas duas ETM (Estação Turma da Mônica) e há muitas outras sendo planejadas!
#MSP60 | Em 2007, Mauricio de Sousa comemorou a chegada à Panini Comics, que publica os quadrinhos da Turma da Mônica até hoje. Foi essa novidade, que permitia novos sonhos e possibilidades, que fez com que Mauricio colocasse em prática um sonho que já vinha sendo construído há anos…

Assim, em agosto de 2008, as bancas recebiam as primeiras das tantas impressões de “Turma da Mônica Jovem” #1, um sucesso absoluto de vendas, que chegou a 500 mil exemplares! O número foi rapidamente batido pela edição que marcou o primeiro beijo de Mônica e Cebola, que chegou às 700 mil impressões devido à demanda.

Mônica, Cebola, Magali e Cascão cresceram e já viveram diversas aventuras no Colégio do Limoeiro, no Espaço, em Dimensões Mágicas e até em Sococó da Ema, sempre homenageando o estilo mangá a seu próprio modo. Foram tantas emoções que, em 2013, até o Chico Bento saiu de Vila Abobrinha e ganhou sua versão “moço”. 

Hoje, com mais de 130 edições, a Turma adolescente já se consolidou no mercado, ganhando republicações, aventuras coloridas e edições de luxo em capa dura. 
#MSP60 | Além de ser o quadrinista brasileiro mais famoso e premiado, Mauricio de Sousa, ao longo dos seus 60 anos de carreira, foi muitas vezes homenageado por suas conquistas e marcou alguns recordes que entraram para a história.

Em 1971, Mauricio recebeu, no Congresso Internacional de Histórias em Quadrinhos, o Troféu Yellow Kid, considerado o Oscar dos quadrinhos mundiais. Em 2001, a exposição de arte “Histórias em Quadrões”, que ocorreu nos principais museus brasileiros, recebeu os prêmios de “Melhor Exposição” e “Valorização da HQ” na 14ª edição do HQ Mix, que, por sua vez, é visto como o Oscar dos quadrinhos brasileiros.

Em 1999, o pai da Turma da Mônica recebeu o prêmio de Literatura Infantil da Academia Brasileira de Letras. Em dezembro de 2010, Mauricio se tornou o primeiro quadrinista eleito para a Academia Paulista de Letras. Em 2018, Mauricio entrou para o Livro dos Recordes, ao publicar o “maior gibi do mundo”.

Além disso, em 2007, a personagem Mônica foi a primeira personagem de histórias infantis a ser nomeada Embaixadora do UNICEF, enquanto Mauricio de Sousa foi nomeado Escritor para Crianças do UNICEF, na mesma cerimônia. No ano seguinte, o Ministério do Turismo do Brasil definiu Mônica como Embaixadora do Turismo Brasileiro. 
#MSP60 | Há exatamente 10 anos, Mauricio de Sousa comemorava um grande marco: seus 50 anos de carreira! Para celebrar a ocasião, Sidney Gusman, editor da MSP desde 2006, deu a ideia de convidar 50 desenhistas e ilustradores para fazerem suas próprias HQs, charges, tiras e paródias dos personagens de todas as Turmas de Mauricio.

Misturando grandes nomes (como Laerte, Ziraldo e Angeli) com iniciantes nos quadrinhos, a obra “MSP 50 - Mauricio de Sousa por 50 Artistas” fez tanto sucesso que garantiu uma trilogia! Assim, em 2010, as bancas e livrarias recebiam “MSP +50 - Mauricio de Sousa por Mais 50 Artistas” e, no ano seguinte, “MSP Novos 50 - Mauricio de Sousa por 50 Novos Artistas”, totalizando homenagens feitas por 150 quadrinistas. 

Além disso, em 2012, os leitores encheram os olhos com “Ouro da Casa”, uma obra composta por desenhos de quase 80 profissionais que já passaram ou que continuam na MSP. Foi todo esse sucesso que fez Sidney Gusman levar a Mauricio uma delicada proposta: e se fossem convidados desenhistas de fora do estúdio para criar graphic novels com a Turma da Mônica?

Dessa pergunta, nasceu “Astronauta - Magnetar”, inaugurando o selo Graphic MSP pelas mãos de Danilo Beyruth e, com uma boa resposta de fãs e do mercado, o público recebeu, oito meses depois, “Turma da Mônica - Laços”. Até o presente momento, 23 volumes do projeto já foram lançados, além do primeiro filme live-action da dona da rua e seus amigos, inspirado na obra de Vitor e Lu Cafaggi. Os livros do Astronauta também estão com tudo: em 2018, foi anunciado que a HBO Brasil está produzindo uma série animada chamada “Propulsão”, inspirada nos livros do viajante espacial.

No livro “Mauricio - A História que Não Está no Gibi”, o quadrinista diz que falou a Sidney Gusman, quando as graphic novels foram sugeridas: “Só me promete uma coisa? Que vai cuidar dos meus filhos como se fossem seus?”. E esse pedido, sem dúvidas, foi atendido. 
#MSP60 | Durante os 60 anos de carreira de Mauricio de Sousa, muitas conquistas foram alcançadas e algumas das mais marcantes foram as oportunidades de fazer a Turma da Mônica encontrar outras “Turmas” de quadrinistas famosos.

Em 2011, a Turma Jovem, aproveitando de seu já consolidado “estilo mangá”, teve a honra de viajar à Amazônia e encontrar alguns personagens de Osamu Tezuka. Grande amigo de Mauricio, o Mestre do Mangá japonês faleceu em 1989, não podendo ter realizado, enquanto vivo, a promessa desse encontro. Foi nas edições #43 e #44 da 1ª Série, no arco “Tesouro Verde”, que Mônica, Cebola, Magali e Cascão encontraram AstroBoy, Princesa Safiri e Kimba. Em 2017, na edição #04 (#104 - 2ª série), a Turma voltou a encontrar Safiri e, um ano depois, na edição #21 (#121 - 2ª série), AstroBoy. Hoje, “Tesouro Verde” já foi relançada duas vezes, inclusive numa versão de luxo com capa dura e pôster inédito.

Ao longo dos seus sete anos no ar, a websérie “Mônica Toy” também foi palco de grandes encontros e paródias, dentre os quais destacam-se super-heróis da Marvel e da DC Comics, Chaves e, novamente, o AstroBoy de Osamu Tezuka. Na maior parte das vezes, os encontros acontecem para promover um grande filme que está prestes a chegar aos cinemas.

Em 2018, foi a vez de a Liga da Justiça participar de uma colisão de multiversos e parar diretamente no Bairro do Limoeiro. A última Comic Con Experience celebrou o “Grande Encontro” em que a Turma da Mônica contracenou com os maiores heróis da DC Comics por meio de oito aventuras inéditas. Todas as edições foram assinadas por grandes nomes da Mauricio de Sousa Produções e lançadas em versões exclusivas do evento geek com capas variantes e em um box, que reúne todos os volumes e ainda pode ser encontrado em lojas online.

No começo de 2019, por meio de uma parceria com o Cartoon Network, a Turma participou de uma série de tirinhas em que se encontrou com grandes nomes do canal televisivo, como As Meninas Superpoderosas, Ben 10 e Steven Universo.

Além desses encontros nos quadrinhos e em séries animadas, foram lançados, em 2018 e em 2019, livros em que as criações de Mauricio de Sousa marcam presença em aventuras do Menino Maluquinho ou até mesmo se caracterizam como personagens das obras de Monteiro Lobato.

Outras aventuras da Turma da Mônica em paródias de filmes que marcaram o cinema podem ser encontradas na revista “Clássicos do Cinema”, de publicação trimestral pela Editora Panini, que também está relançando, desde 2017, os maiores sucessos da série do roteirista Flávio Teixeira em capa dura!

Quais desses “crossovers” são os seus favoritos? E quais você sonha em ler um dia? Conte pra gente!
#MSP60 | Chegamos ao fim de julho, mês em que nosso Mestre Mauricio de Sousa completa bem sucedidos 60 ANOS de carreira como um dos maiores quadrinistas do Brasil, tendo passado por tantas gerações com seus personagens que nos encantam. Mas não pense que acabou: ainda há muito sendo planejado para outros 60...

Em 2019, dois projetos de Mauricio se tornaram realidade. Primeiro, a Turma da Mônica ganhou vida no filme live-action “Laços”, inspirado na Graphic MSP dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. E, dentro de apenas algumas semanas, um novo tempo chegou e a Dona da Rua e seus amigos ganharam uma nova revista: “Geração 12” é a primeira publicação da Turma 100% em estilo Mangá, não só nos desenhos, mas também nas aventuras cheias de fantasias dignas das grandes histórias oriundas do Japão.

E ainda tem mais! No ano passado, foi anunciado que a série de Graphic MSP do personagem Astronauta, do grande Danilo Beyruth, ganhará uma nova aventura prequela chamada “Propulsão”, que será nada mais, nada menos que uma série animada produzida pela HBO Brasil! Falando em animação, a “Turma da Mônica Jovem” também está prestes a ganhar vozes e movimentos pelas mãos do Cartoon Network, conforme foi dito na Comic Con Experience de 2018. 

É com imenso prazer que encerramos, com esse post, a série de comemorações #MSP60. Parabenizamos Mauricio de Sousa pelo sucesso nesses anos de carreira e, acima de tudo, agradecemos ao Mestre por nos permitir crescer cercados por grandes histórias, escritas e desenhadas não só por ele, mas por uma linda equipe da qual temos orgulho de sermos fãs. 

Deixamos nosso muito obrigado, também, aos seguidores do Turma da Mônica Brasil, que apoiam nosso conteúdo e dedicação, principalmente aos que nos acompanham desde o início. É muito bom saber que temos vocês por aqui, pois queremos continuar, por muito tempo, levando a todos conteúdo de primeira qualidade sobre a obra de Mauricio de Sousa – talvez, quem sabe, por 60 anos. Por que não?

Tiras N°11747 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Preparados para um mês eterno?

Tiras N°11746 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°11745 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Ria...Se Puder N°6051 - EI, VOCÊ QUER UM BALÃO!?

Tiras N°11744 : MIX do BLOG nº115 - Especial do blog!

Tiras N°11743 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°11742 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Charges/Cartuns N°76478!

Charges/Cartuns N°76477!

Charges/Cartuns N°76476!

Charges/Cartuns N°76475!

Charges/Cartuns N°76474!

Charges/Cartuns N°76473!

Charges/Cartuns N°76472!

Charges/Cartuns N°76471!

Charges/Cartuns N°76470!

Charges/Cartuns N°76469!

Charges/Cartuns N°76468!

Charges/Cartuns N°76467!

Charges/Cartuns N°76466!

Charges/Cartuns N°76465!

Charges/Cartuns N°76464!

Charges/Cartuns N°76463!

Charges/Cartuns N°76462!

Charges/Cartuns N°76461!

Charges/Cartuns N°76460!

Charges/Cartuns N°76459!

Charges/Cartuns N°76458!

Charges/Cartuns N°76457!

Charges/Cartuns N°76456!