quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°780 - Cebolinha: HQ "É Natal!"

Compartilho uma história em que um vilão faz tornar o Papai Noel gigante para não distribuir brinquedos no Natal e para ele ter lucro nos seus brinquedos eletrônicos que criou. Foi publicada em 'Cebolinha Nº 156' (Ed. Abril, 1985).

É noite de Natal e Cebolinha e seus pais estão comemorando o Natal. Só que é visto alguém olhando algo por um telescópio. Na verdade, era uma arma que estava sendo apontada pelo céu, em direção ao Papai Noel, que estava entregando os presentes da crianças na hora.
O atirador misterioso consegue atingir o Papai Noel, surge um clarão em frente à casa do Cebolinha, todos ouvem um barulhão e treme a casa. Ao mesmo tempo, Cebolinha vê os vizinhos olhando em direção a sua casa. Ele vai para fora de casa, dizendo que eles não tem nada a ver com o tremor e quando olha, vê que era o Papai Noel gigante sentado na sua casa.
Todos fogem pensando que era um monstro, mas a turminha fica, percebendo que era o Papai Noel e que ele estava chorando. Papai Noel conta que estava entregando os presentes, mas do nada algo fez crescer descomunalmente e estava triste pensando na desilusão das crianças não receberem presentes de Natal, já que agora nem o dedo dele entra na chaminé. Até as renas estavam com medo dele por ter risco de machucá-las com o tamanho dele e não vai sair da casa do Cebolinha com medo de pisar alguém.
A turma pergunta quem foi que fez aquilo com o Papai Noel e aí surge o vilão chinês Brinconildo Hong da Silva Kong, o maior inventor de brinquedos eletrônicos do mundo. Ele está entrando no mercado e está lançando brinquedos eletrônicos, só que dão choque e se destroem facilmente quando as crianças tocam neles, fazendo com que elas tenham que comprar outros logo e aumentar o seu lucro. Aí ele tornou o Papai Noel gigante com o seu invento aumentador celular anatômico para impedir que as crianças ganhassem presentes do Papai Noel e comprassem os brinquedos eletrônicos dele.
Papai Noel ressalta que os brinquedos dele são simples, como bola, pião, bonecas de pano, mas que duram muito, muito mais. Brinconildo ameaça fazer o Papai Noel crescer ainda mais se fizer qualquer movimento suspeito e faz condição de fazer voltar ao normal se trocar os brinquedos do saco pelos brinquedos eletrônicos dele.

Papai Noel fala que nunca será usado para colocar o plano vergonhoso dele em ação e a turma tem a ideia de entregar os presentes de Natal no lugar do Papai Noel. Brinconildo faz o saco de brinquedos do Papai Noel ficar gigante com o seu invento. Assim, os brinquedos ficam gigantes e se opõem à turma, com a bola correndo atrás do Cascão, a boneca caindo em cima da Magali e o pião atacar o Cebolinha.

Vendo as crianças sofrendo, Papai Noel está prestes aceitar a fazer as trocas de brinquedos, quando Mônica encontra o Sansão gigante que ela havia pedido de presente e joga o Sansão salvando seus amigos dos outros brinquedos gigantes e leva os brinquedos em direção à fabrica do Brinconildo, que acaba sendo destruída com a força dos brinquedos gigantes invadindo. Cebolinha pega o aumentador celular do Brinconildo e inverte o botão da arma e faz tudo voltar ao normal.

No final, a turma volta a comemorar o Natal, Papai Noel distribui os presentes deles e das outras crianças e Mônica comenta que tudo acabou bem, menos para o Brinconildo, que virou miniatura e estava sendo obrigado pela turma de consertar os brinquedos deles que foram estragados e Cebolinha o ameaça, dizendo que só vão fazer voltar ao normal depois de ter consertado tudo.

Essa é uma história excelente, uma grande aventura de Natal, bastante movimentada e bem criativa e  do vilão tornar o Papai Noel gigante para impedir de entregar os presentes da criançada e elas comprarem os brinquedos eletrônicos que destroem fácil só para ter lucro na sua nova empresa. Além de quebrarem fácil, ainda era perigoso as crianças brincarem com aqueles brinquedos.

Tem a discussão de qual tipo de brinquedo seria melhor para as crianças, se o melhor eram os brinquedos tradicionais ou os eletrônicos. Nos anos 80 estavam começando a ter comércio de eletrônicos, que já estavam disputando com os tradicionais bola, boneca, pião e sempre fica o debate de qual o melhor para formação das crianças.

O roteirista procurou colocar um vilão chinês por conta da fama de produtos da China serem de má qualidade, mas também tem uma crítica de lojas, aqui mesmo do Brasil, venderem brinquedos e produtos descartáveis só para o povo comprar de novo logo. Vale para qualquer coisa, não só brinquedos, como também eletrodomésticos, móveis, eletrônicos, etc, que fazem descartáveis de propósito para gente comprar logo, antigamente duravam muitos anos. Esperteza dos fabricantes.


Muito criativo o nome do vilão Brinconildo Hong da Silva Kong. Ele só apareceu nessa história. Era comum criarem vilões diferentes a cada história,de acordo com o roteiro e depois não apreciam mais. Hoje em dia, eles preferem colocarem vilões fixos como o Capitão Feio, Doutor Olimpo, Cúmulos, Cabeça de Balde, entre outros, ao invés de criarem vilões novos, só raramente, uma vez ou outra, criam vilões novos.

Os traços muito bons, no início da fase consagrada dos personagens. Cebolinha pensou trocando as letras, o que era comum na época, atualmente eles colocam ele pensando sem trocar o "R" pelo "L". É incorreta do invento do Brinconildo ser uma arma, ele querer atirar no Papai Noel com ela, hoje em dia fariam adaptação nisso. Aliás o tema em si com uma aventura assim de Papai Noel sofrer, o desejo do Brinconildo vender brinquedos que estragavam fáceis e serem perigosos para as crianças, poderiam implicar atualmente, se tornando impublicável.

Dessa vez tiveram propagandas inseridas dentro da história, muito comum na época, dando 1 página a mais juntando os quadrinhos que ocuparam as propagandas. No caso, a história ocupou 16 páginas no gibi, mas teria 15 páginas sem as propagandas inseridas. Foram todas envolvendo a bicicleta Caloi para criança colorir os desenhos e colocar escondido nas coisas dos pais para incentivar a darem bicicleta.

Essa história oi republicada depois em alguns almanaques especiais de Natal, a primeira vez foi em "Mônica Especial de Natal Nº 1" (Ed. Globo, 1995) . Aqui a capa desse almanaque.

Capa de 'Mônica Especial de Natal Nº 1' (Ed. Globo, 1995)
UM FELIZ NATAL PRA TODOS!!!

Créditos ;)  Marcos Alves: https://blogdoxandro.blogspot.com/2019/12/arquivos-turma-da-monica-n779.html

Ria...Se Puder N°6271 - Essa até eu gostei... se for bebê, não dirija!

Tiras N°12638 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Aqui é compromisso com a sinceridade...

Ria...Se Puder N°6270 - "COMO FOI SEU NATAL?"

Tiras N°12637 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Ria...Se Puder N°6269 - INDO PRA CASA...

Tiras N°12636 : Especial MIX nº249 - Blog do XANDRO!

Ria...Se Puder N°6268 - Fuiiiii... Até o ano q vem!

Charges/Cartuns Especial N°85.000!

Charges/Cartuns N°84999!

Charges/Cartuns N°84998!

Charges/Cartuns N°84997!

Charges/Cartuns N°84996!

Charges/Cartuns N°84995!

Charges/Cartuns N°84994!

Charges/Cartuns N°84993!

Charges/Cartuns N°84992!

Charges/Cartuns N°84991!

Charges/Cartuns N°84990!

Charges/Cartuns N°84989!

Charges/Cartuns N°84988!

Charges/Cartuns N°84987!

Charges/Cartuns N°84986!

Charges/Cartuns N°84985!

Charges/Cartuns N°84984!

Charges/Cartuns N°84983!

Charges/Cartuns N°84982!

Charges/Cartuns N°84981!

Charges/Cartuns N°84980!

Charges/Cartuns N°84979!