sábado, 10 de dezembro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.107 - A Turma do Penadinho: HQ "Cuidado com a comida, Teodósio!"

Em dezembro de 1992, há exatos 30 anos, era lançada a história "Cuidado com a boca, Teodósio" em que a Dona Morte resolveu cozinhar para o Teodósio com a intenção de matá-lo com seus dotes culinários especiais. Com 4 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 72' (Ed. Globo, 1992).

Capa de 'Mônica Nº 72' (Ed. Globo, 1992)

Teodósio está indo para casa e sente um cheiro apetitoso vindo de lá, mas lembra que mora sozinho e a mãe dele não tem a chave de casa. Então, vê a Dona Morte cozinhando, falando que preparou uma comida deliciosa para ele. Teodósio pergunta quem é ela, que reclama que em toda história tem que responder a essa pergunta e diz que é a inevitável, aquela que mais cedo ou mais tarde todo mundo a encontra. Teodósio fala que ainda é muito cedo para ir e ela responde que todos dizem a mesma coisa.

Em seguida, Dona Morte oferece macarronada, frango assado e arroz à grega e diz que caprichou no tempero. Teodósio fala que aposta que carregou no sal, que vai aumentar a pressão e vai comer nada. Dona Morte insiste em ele comer uma sopa de cogumelos. Teodósio diz que deve ser chapéu de sapo, mostrando um sapo com chapéu dentro da sopa. Dona Morte reclama que ele está desprezando os dotes culinários dela e oferece pizza, yakissoba e peixe frito e Teodósio recusa tudo e tenta fugir.

Dona Morte oferece ovos fritos, Teodósio fala que é colesterol puro e quer matá-lo do coração. Dona Morte oferece doces e ele corre, falando que já deve estar com diabetes. Depois ela mostra a mesa com tudo que ela preparou e insiste em ele provar cachorro-quente e se recusa porque faz mal para saúde. Até que Teodósio passa mal e acaba morrendo. No final, já no cemitério e como fantasma, ele fala que não é justo e pergunta para Dona Morte do que morreu e ela diz que foi de fome.

História muita engraçada em que a Dona Morte queria matar o Teodósio pelo estômago, através das comidas que preparou. Excelente cozinheira que desejava matá-lo com coisas temperadas demais, salgadas e doces demais. Sabendo disso, Teodósio se recusava a comer, acabou não morrendo por ter comido, mas morreu de fome. Engraçado a Dona morte ter entrado na casa dele do nada e já ter todos os ingredientes das refeições, tudo de forma sobrenatural, o sapo com chapéu na sopa representando cogumelo e o Teodósio recusando as comidas e dando as desculpas não comer par anão morrer e tudo em vão.

Com um certo humor negro, que sempre colocavam nas histórias da Turma do Penadinho quando davam, quis mostrar que da morte não se escapa, de um jeito ou de outro morre quando é a hora, se comesse morria, se não comia, morria do mesmo jeito. Se Teodósio soubesse que ia morrer de qualquer jeito, comeria tudo até não aguentar mais, pelo menos morria satisfeito e feliz. Dessa vez a Dona Morte não colocou foice para matá-lo, quiseram privilegiar cena de ele passar mal e morrer naturalmente. 

Foi legal de que além de divertir, o leitor acaba aprendendo que comer comida salgada demais pode aumentar pressão arterial, comer ovos fritos aumenta colesterol  e comer doces dá diabetes. Crianças que não sabiam dessas doenças, acaba descobrindo e aprendendo. É completamente incorreta atualmente por mostrar humor negro e Teodósio morrer desse jeito, quem sabe, podem achar traumatizante, fora que é raro hoje mostrar a Dona Morte matar alguém.

Teodósio só apareceu nessa história. A Turma do Penadinho foram as mais que tiveram personagens secundários de aparições únicas, muitas vezes até só protagonizadas pelo personagem secundário e os fixos da Turma do Penadinho aparecerem só no final ou nem aparecer, pois mostrando o cemitério já dá ideia de ser a turma dele. 

Os traços ficaram bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1990, a Dona Morte que teve uma leve diferença de olhos com fundo branco em vez de fundo preto, mas ficou bem também. Título foi creditado a Turma do Penadinho por ter personagem secundário de destaque, mas daria muito bem creditar a Dona Morte, tranquilamente. E gostava quando o título não aparecia no alto da página, aparecendo em qualquer lugar da página, diferenciava bem. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/12/a-turma-do-penadinho-hq-cuidado-com-a-comida-teodosio.html 

Charges/Cartuns! ★ N°219.001 a N°219.100