terça-feira, 25 de outubro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.093 - Cebolinha: HQ "Procuram-se os convidados"

Capa de 'Cebolinha Nº 152' (Ed. Abril, 1985)

Dia 24 de outubro é aniversário do Cebolinha, então mostro uma história em que ninguém apareceu na festa dele, causando grande confusão. Com 7 páginas, foi história de miolo de 'Cebolinha Nº 152' (Ed. Abril, 1985).

Cebolinha está no quarto se preparando para a sua festa de aniversário, que promete ser a festa mais animada do ano já que convidou todo mundo que conhece. Ele ouve o som alto da vitrola, pensa que a sala está lotada, mas quando vê, tinha ninguém lá, só Floquinho perseguindo um gato.

Cebolinha comenta que não foi ninguém, o som da vitrola era o Floquinho ter ligado sem querer ao perseguir o gato e que a festa dele não pode fracassar, vai ser o maior vexame e gozação da turma por muito tempo e tinha que ir uma pessoa. Até que aparece um menino, Cebolinha o recebe e o menino diz que não o conhece, Cebolinha confirma que ele é penetra e o expulsa da festa.

Em seguida, Cebolinha lamenta que o único que apareceu foi um bicão e não quer ouvir as fofocas, até que aparece o Cascão, que resolve voltar depois por não gostar de ser o primeiro a aparecer em uma festa. Cebolinha fala que a moda agora é aparecer antes, mas com a decisão de Cascão ir embora, Cebolinha amarra o pé dele na vitrola.

Cascão desamarra o pé, diz que não vai ser o primeiro da festa e volta quando aparecer outros convidados, quando começa a chover. Ao ver chuva na porta e Sol na janela, descobre que era o Cebolinha no telhado inventando que era chuva com mangueira. Cascão amarra a mangueira, que forma uma bolha e estoura, fazendo Cebolinha ser jogado do telhado, mas para o azar do Cascão, Cebolinha cai em cima dele.

Cebolinha tenta carregar Cascão na marra para a festa e começam a brigar feio, com Cascão falando que quem é o macho que vai mandar nele, Cebolinha, diz que não vai devolver as figurinhas e Cascão vai espalhar que ele é mijão. Enquanto brigam, os convidados começam a aparecer na festa. Eles veem pessoal entrando e vão lá e Cebolinha anuncia que chegou na festa.

Por estarem surrados, Mônica não reconheceu os meninos e dão chute na bundas deles, expulsando e fala que o Cebolinha falou para não deixar nenhum bicão entrar na festa, todo penetra que entrar, vai levar coelhada na cabeça. No final, Cebolinha e Cascão ficam do lado de fora da casa, enquanto a festa de aniversário acontece e o menino expulso no início da história comenta com eles que não conseguiu entrar porque tinha um garoto chato para caramba.

História engraçada em que o Cebolinha convida todo mundo para sua festa de aniversário e ninguém aparece, apenas um penetra, causando medo nele dos outros depois fazerem chacota de ter uma festa fracassada. Cascão chega, mas quer sair e voltar quando aparecer os outros convidados para não ser o primeiro a chegar em festa. Com a briga dos dois, ficam irreconhecíveis e Mônica expulsa os meninos da festa por atender o pedido do Cebolinha de não ter penetras na festa.

Se Cebolinha esperasse um pouco mais, ia ter os convidados aparecendo de uma vez, não precisava de toda essa bagunça. Um certo absurdo da Mônica não reconhecer os meninos surrados, já que ela vivia batendo neles, mas teve essa ideia para ser a piada final de Cebolinha ser expulso da própria festa. Até o menino expulso antes não reconheceu o Cebolinha também. Foi engraçado ver a reação do Cebolinha de ver ninguém na festa, só Floquinho e gato correndo pela casa, a expulsão do menino penetra, Cebolinha prender Cascão na vitrola para ele não sair da festa, as brigas e xingamento entre eles e depois sendo expulsos chutados pela Mônica.

Impublicável atualmente por ter brigas entre os meninos, pancadaria, aparecerem surrados, xingamentos com até bullying do Cascão dizer que Cebolinha é mijão, de fazer xixi na cama ou nas calças, os meninos sendo chutados pela Mônica, tudo isso não tem mais nos gibis hoje. História também teve várias coisas datadas aos anos 1980 como vitrola e gírias como "bicão", "pacas", "gozação" que também não gostam hoje de mostrar essas coisas datadas ou palavras com duplo sentido e costumam alterar nos almanaques. O Cebolinha pensou trocando "R" pelo "L", hoje ele pensa certo, sem trocar letras, e mudariam as falas dele pensando se republicassem.

Os traços ficaram muito bonitos, bem caprichados, já da fase de traços consagrada dos anos 1980 que davam gosto de ver. Nunca foi republicada até hoje, poderia ser a partir de 1990, com uma chance maior reservada para 'Coleção Um Tema Só Nº 21'  - Mônica Aniversários', de 1998, mas acabou não sendo, então só quem tem o gibi original que a conhecia.

FELIZ ANIVERSÁRIO, CEBOLINHA!!! 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/10/cebolinha-hq-procuram-se-os-convidados.html 

Charges/Cartuns! ★ N°212.101 a N°212.200