sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°903 - Mônica: HQ "Papai Noel dentuço?"

É Natal e compartilho uma história em que a Mônica perde a memória e pensa que é o Papai Noel. Com 8 páginas, foi história de abertura de 'Mônica Nº 116' (Ed. Abril, 1979).

Capa de 'Mônica Nº 116' (Ed. Abril, 1979)

Mônica sai distraída de uma loja de fantasia e se assusta quando Cebolinha mostra uma aranha para ela e vai cair no meio das fantasias da loja. Cascão reclama com Cebolinha que não devia ter mostrado a aranha dele e agora vão apanhar. Cebolinha diz que tem um plano B que nunca falha e que a Mônica vai até beijar os pés dele.

Cebolinha se aproxima da Mônica, que ao se ver ver no espelho vestida de Papai Noel, pensa que é ele e coloca Cebolinha e Cascão dentro de um saco. Ela vai até ao telhado de uma casa e Cascão até pensa em sair do saco, mas ao sair quase cai do telhado e volta para o saco, pensando que a Mônica acha que é uma cegonha. Cebolinha vai conferir e se assusta com a altura que estão e pergunta se eles não merecem um castigo tão grande.

Mônica ri que nem Papai Noel, Cascão reclama que não é hora para ela rir, não é ela quem vai despencar lá de cima e Mônica fala que tem que mudar de loja de brinquedo, pois os bonecos estão sem educação e uma boneca está suja. Cebolinha ri, Cascão pisa no dedão do pé do Cebolinha, que fala palavrões, e Mônica sacode o saco, gritando que é para eles terem educação e não quer que pensam que Papai Noel só dá brinquedos malcriados. Cascão estranha Mônica achar que é Papai Noel e Cebolinha deduz que ela bateu a cabeça na loja de fantasias e por isso está no telhado ao lado da chaminé.

Cascão reclama que não vai passar o Natal lá e nada vai segurá-lo e Mônica dá um nó no saco para eles não saírem. Já de noite, Mônica tenta entrar pela chaminé quando bate a cabeça com o verdadeiro Papai Noel, que também estava entregando presentes na hora. Papai Noel pergunta para Mônica quem é ela e os meninos pensam que lá fora tem outro biruta pensando que é Papai Noel.

Mônica fica na chaminé impedindo o Papai Noel de entregar os presentes, fala que é para ele entrar pela janela porque na chaminé entra só o verdadeiro Papai Noel que é ela. Magali sobe até o telhado  e pergunta o que está acontecendo. Mônica e Papai Noel ficam discutindo quem é o verdadeiro e Magali fala que não aguenta mais esperar pelo presente e que ele dê lá mesmo. Papai Noel diz que não pode porque a tradição exige que ele tem que descer na chaminé.

Um policial aparece reclamando que a bagunça está acordando a vizinhança. Um dos meninos fala que deve ser mais um louco e, assim, o policial prende todo mundo e leva para a delegacia de carro. No caminho, a bagunça continua no carro até que um duende do Papai Noel paralisa o carro e avisa que demorou para achá-lo e também tinha congestionamento no caminho.

O Duende pergunta o que vão fazer com eles, Papai Noel pega a varinha com o Duende e, com versinhos, faz as crianças adormecidas voltarem para as suas casas como se nada tivesse acontecido e faz tudo vai voltar ano normal no bagunçado Natal. Fica aliviado que Natal é só uma vez por ano e finalmente vai entregar os presentes da criançada. No final, cada um volta para a cama de suas casas. Os 4 acordam ao mesmo tempo estranhando. Mônica deseja Feliz Natal à turminha e eles também desejam e termina com Mônica dormindo e eles estranhando a situação.

História legal com Mônica perdendo a memória e pensando que é Papai Noel e querer entregar presentes de Natal. E ainda fazer Cebolinha e Cascão como presentes pensando que eles eram bonecos. Pelo menos Papai Noel verdadeiro conseguiu resolver tudo no final e voltar a ser um Natal tranquilo.

Foi engraçado a Mônica colocar os meninos dentro do saco e levá-los para o telhado da casa a ponto de eles caírem de lá, Naquela época Mônica era bastante autoritária e sem memória, aí que piorou. Foi bom também vê-la discutir com o Papai Noel, e todos serem levados para a delegacia por perturbar descanso público e desacato a autoridade. E  magia do Papai Noel fazendo tudo voltar ao normal, com crianças voando para voltarem para as suas camas foi excelente.

Eram comuns histórias com personagens perdendo a memória, geralmente acontecia quando alguém bate a cabeça. A Mônica até poderia ter voltado ao normal quando se esbarrou com o Papai Noel na chaminé, mas pelo visto quiseram dar continuidade para ela poder discutir com ele e ver qual deles ia entregar os presentes. Interessante que foram logo na casa da Magali, podia ter sido qualquer casa.

Foi bom retratar o medo da Mônica por insetos e esse o motivo de ela pular para a loja de fantasias para se afastar da aranha e perder memória. Teve absurdo da Mônica cair nas fantasias e já ficar vestida de Papai Noel do nada. São absurdos de histórias em quadrinhos que sempre eram divertidos. Ficou vestida e pronto sem ter que dar explicações. Impublicável atualmente, principalmente Mônica deixar Cebolinha e Cascão dentro de um saco o risco dos meninos caírem do telhado a turminha ser presa pelo policial, não tem chance de fazer história assim hoje em dia.

Traços típicos do final dos anos 1970, já estavam bem menos pontiagudos, dava para lembrar o jeito que ficariam nos anos 1980. O cenário retratando a noite também ficou sensacional. Foi republicada depois em 'Almanação de Férias Nº 6' (Ed. Globo, 1989) e depois algumas vezes, embora não com muita frequência, em almanaques especiais de Natal como em 'Mônica Especial de Natal Nº 4' (Ed. Globo, 1998). Termino mostrando as capas desses almanaques.

UM FELIZ NATAL A TODOS!!!

Capa 'Almanacão de Férias Nº 6' (1989)
Capa 'Mônica Especial de Natal Nº 4' (1998)





Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/12/monica-hq-papai-noel-dentuco.html

Tiras N°14761 : Turma da Mônica(Especial de Natal) - Mauricio de Sousa!

De presente, neste Natal, paz, harmonia e muita criatividade.

Tiras N°14760 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°14759 : Especial MIX nº521 - Blog do XANDRO!

Tiras N°14758 : O Coelho Nero - Omar Viñole!

Tiras N°14757 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°14756 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°14755 : GARFIELD - Jim Davis!

Ria...Se Puder! 😁 N°9641 a N°9650





Charges/Cartuns! ★ N°110721 a N°110730