terça-feira, 21 de novembro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.209 - Magali: HQ: "Do Chão, Não!"

Capa de 'Mônica Nº 160' (Ed. Abril, 1983)

Mostro uma história em que a Magali deixou cair uma salsicha do seu cachorro-quente no chão e o Jeremias pensou que ela ia comer. Com 4 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 160' (Ed. Abril, 1983).

Magali está prestes a comer um cachorro-quente e deixa cair a salsicha no chão. Jeremias pensa que ela vai comer e como ele estava sem grana, pede dinheiro dos amigos para comprar um lanchão e ao ver que ela não ia comer a salsicha e ia jogar no lixo, Jeremias pensa que era um plano dela de se fazer de coitadinha para conseguir comida dos outros. Como ficou sem o sanduichão, o jeito foi a Magali comer o cachorro-quente com a salsicha que caiu no chão para não passar fome.
História boa, típica de miolo. O Jeremias não deixava a Magali falar, aí nem tinha como ela se explicar a tempo. Ela até seria capaz de fazer planos infalíveis assim para pegar comida a custa dos outros, tanto que já fez várias vezes nas suas histórias, articulando como ia filar comida dos amigos, mas dessa vez não tinha intenção. 

O que a Magali poderia era não ter falado que não ia comer a salsicha, aí ficaria com o lanchão. Nem se ligou que a intenção do Jeremias comprar o lanchão era por isso. Engraçado o Jeremias não deixando a Magali falar e já tirando conclusões erradas, pedindo dinheiro para o Titi e para o Humberto com pena dela. Foi bem inesperado Magali comer comida do chão, normalmente quando caía, ela não comia, então, definitivamente era capaz de tudo para comer.
De certa forma, a historinha ensina solidariedade de ajudar a alimentar os mais necessitados e ficar de olho em golpes para tirar proveito da boa vontade dos outros, por outro lado, é completamente impublicável hoje por Magali comer salsicha que caiu no chão, um mal exemplo inadmissível nos gibis atuais, fora ela ter ficado segurando a salsicha o tempo todo e depois comer com a mão suja e ainda ter um Sol personificado no final olhando feliz dando ideia que Magali fez uma coisa certa. Tanto que nunca foi republicada até hoje, poderia ser por volta de 1990 em almanaque dela, só que mostrar ela comendo algo que caiu no chão, pelo visto, acharam pesado até para anos 1990.
Outra coisa errada que iam implicar é a boca do Jeremias com círculo rosa em volta em alguns quadrinhos. Apesar de adotarem lábios nele em 1983, apareceram círculo no lugar e também lábios mais carnudos em alguns quadrinhos, o que também é inadmissível, eles acham que seria chacota com os negros. Os traços no geral, aliás, foram bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1980. Na época, Magali estava com bastante histórias solo nos gibis da Mônica e alguns do Cebolinha porque ainda não tinha revista e ainda servia para os leitores se acostumarem com a personagem até ele ter a sua própria revista em 1989. E eram muito divertidas essas histórias dela.
Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/11/magali-hq-do-chao-nao.html

Charges/Cartuns! ★ N°260.101 a N°260.200