segunda-feira, 1 de abril de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°706 - Chico Bento: "História de 1º de Abril"

Compartilho uma história em que ninguém acreditou quando o Chico Bento contou que o planeta Terra estava sendo invadido por extraterrestres no dia Primeiro de Abril, Dia da Mentira. Com 8 páginas, foi história de abertura publicada em 'Chico Bento Nº 57' (Ed. Globo, 1989).

Começa com o Chico Bento vendo que era Primeiro de Abril na folhinha e já planeja qual será a mentira bem braba para contar para os seus amigos. Quando sai de casa, ele vê um homem disfarçado tirando água do poço e vai falar com o homem, que nunca tinha o visto lá antes, mas se surpreende que ele era verde e aí o homem sai correndo.
Chico vai atrás e vê que ele foi a um esconderijo e fala com seu parceiro que foi descoberto quando saiu para buscar água e é revelado que eles eram extraterrestres querendo invadir a Terra. O parceiro fala para tomar cuidado, estão próximos da invasão. que o planeta é fértil e um ótimo lugar para o povo viver e o que estraga são os homens que derrubam, destroem, desmatam, mas que passarão a a ser escravos quando tomarem conta do planeta.
O chapéu do Chico cai no esconderijo quando venta e os ETs veem que ele estava lá em cima e vão atrás dele.No caminho, Chico se esbarra com o Padre Lino. Ele tenta avisar sobre a invasão dos ETs, mas Padre Lino não acredita e ainda acha graça, afinal era Primeiro de Abril e pensava que era mentira. Chico, então, corre direto para delegacia e conta tudo para o delegado, que também acha que era uma mentira deslavada.

Depois, Chico vai à venda da Vila para telefonar para o general da Aeronáutica, mas também ri e não acredita, pois sabe que era Primeiro de Abril. O vendedor também ri achando que era tudo invenção. Quando sai, Chico é capturado pelo alienígena e levado ao esconderijo deles e chega bem na hora que estava preparando a invasão: era só apertar o botão azul, que era o sinal das naves que iam invadir a Terra, e, assim, os ETs iam tomar conta melhor das árvores, animais, rios, enquanto s humanos serão escravos deles.
Chico impede, partindo para a briga com o ET Gork e o outro entra junto para ajudar. Chico sai da briga e vai até a máquina e aperta o botão vermelho, que era o sinal para as naves invasores debandarem e irem à procura de outro planeta. A invasão é fracassada e os alienígenas ficam com pena porque eles cuidariam muito bem do planeta, que era tão bonito e gostoso, mas tão maltratado, e vão embora da Terra.

No final, Chico fica aliviado que tudo terminou bem e enquanto anda na rua, encontra o Zé Lelé aflito, dizendo que tem milhões de disco voadores invadindo a Terra. Chico fica desesperado, pensado que eles tinham voltado, e Zé Lelé avisa que era só Primeiro de Abril e, assim, Chico caindo na mentira dele.
História muito bacana e criativa do Chico precisando impedir a invasão de extraterrestres na Terra, mas deu confusão por ser bem no dia Primeiro de Abril e as autoridades pensavam que era mentira. Legal ver o seu desespero para avisar, mas não conseguir e precisar, com isso, enfrentar os ETs sozinho. E ainda teve seu lado ecológico quando eles revelam que motivo de invadir a Terra era para cuidar melhor do planeta.
Com um modo divertido, mostra para os leitores lição de que se conta muita mentira, depois ninguém acredita quando fala uma verdade. Outra lição foi refletir sobre a conscientização ecológica para os humanos cuidarem melhor do planeta Terra que é tão maltratado com desmatamento, poluição, etc. No caso, até que a intenção dos alienígenas era boa para ter um cuidado melhor com o planeta sob direção deles, mas o problema seria tornar os humanos escravos,e, assim, o Chico teve que impedir isso.
Em 1989, os gibis do Chico estavam com muitas histórias com ele enfrentando extraterrestres. Embora em 1988 já tiveram algumas, mas foi bem mais frequente nos gibis do Chico de 1989, foram 5 só com extraterrestres em um período curto de tempo daquele ano. Além disso, tiveram também mais histórias do Chico de conto de fadas, enfrentando bruxas, assombrações, levando a crer que estavam fazendo experiências se dava certo esse contraste do universo rural do Chico com extraterrestres e o sobrenatural. Uns acham esse contraste legal, uma novidade, outros não gostam. Seguiu assim até meados de 1990, depois seguiu o ritmo normal, sendo histórias assim do Chico só de vez em quando.
Os traços muito bons, da fase consagrada dos anos 80 e cores maravilhosas. O Chico que ficou com nariz em forma de círculo ao invés de formato "C" de costume quando ficava de frente. Aliás, eu adorava o Chico bem narigudo assim, hoje em dia ele tem nariz menor para não ter bullying com narigudos. Padre Lino desenhado diferente dessa vez, ainda não era definido seus traços, apesar de ele já ter aparecido com o visual que conhecemos em alguns histórias antes, só ficou com visual fixo só a partir dos anos 90. 
O caipirês até já estava definido, mas algumas palavras ainda foram mudadas como no caso de "mió" (melhor), que hoje em dia colocam "mior" e infelizmente mudam isso em republicações atuais. De incorreto, o tema principal de mentira, não muito bem visto pelo politicamente correto, além do general com charutos na boca, ET apontando arma para o Chico, e, com isso, não seria aprovada hoje. Muto bom relembrar essa história que completa exatos 30 anos.

Tiras N°11119 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Mauricio de Sousa e Mario Sergio Cortella se reencontraram nessa última semana na Mauricio de Sousa Produções, em São Paulo! 

Segundo o criador da Turma da Mônica, teremos novidades em breve...
 A Semana de conscientização do Autismo inicia hoje com diversas campanhas pelo mundo. O objetivo é conscientizar a população mundial sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No dia 02 de Abril vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo. O Instituto Mauricio de Sousa lança tirinha inédita para celebrar a data.

Tiras N°11118 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°11117 : Mulher de 30 - Cibele Santos!

Ria...Se Puder N°5935 - Chegar em casa vou dar um jeito nas coisas... Organizar tudo...

Tiras N°11116 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°11115 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Tiras N°11114 : MIX do BLOG 26 - Especial do blog!

Charges/Cartuns N°71925!

Charges/Cartuns N°71924!

Charges/Cartuns N°71923!

Charges/Cartuns N°71922!

Charges/Cartuns N°71921!

Charges/Cartuns N°71920!

Charges/Cartuns N°71919!

Charges/Cartuns N°71918!

Charges/Cartuns N°71917!

Charges/Cartuns N°71916!

Charges/Cartuns N°71915!

Charges/Cartuns N°71914!

Charges/Cartuns N°71913!

Charges/Cartuns N°71912!

Charges/Cartuns N°71911!

Charges/Cartuns N°71910!

Charges/Cartuns N°71909!

Charges/Cartuns N°71908!

Charges/Cartuns N°71907!

Charges/Cartuns N°71906!

Charges/Cartuns N°71905!