sexta-feira, 2 de junho de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.160 - Titi: HQ "O mistério"

Mostro uma história em que o Jeremias tenta descobrir o mistério do que o Titi estava lendo escondido e que estava gostando muito. Com 5 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 165' (Ed. Abril, 1984).

Capa de 'Mônica Nº 165' (Ed. Abril, 1984)

Jeremias encontra Titi rindo atrás da moita e flagra que ele estava lendo alguma coisa. Titi reclama que é feio espiar os outros e vai embora, escondendo o que estava lendo. Jeremias acha estranho e quer saber que revista era aquela na mão do Titi. Em seguida, vê um homem comprando a revista Playboy da Xuxa no jornaleiro, adorando o que via, e Jeremias pensa que Titi estava vendo revista da Xuxa pelada.

Jeremias procura o Titi para lhe dar uns conselhos, ouve risadas atrás do muro, grita que ele não tem vergonha e apanha do homem que estava namorando atrás do muro, reclamando que não pode nem namorar escondido. Depois Jeremias ouve risadas em cima da árvore, manda sair de lá e eram dois meninos roubando goiabas.

Em seguida, Jeremias cai em um bueiro e sem querer encontra o Titi. Jeremias fala que já sabe o que ele estava lendo, pode não parecer, mas ele é inteligente, e está envergonhado. Titi, arrependido, diz que Jeremias não está mais envergonhado que ele, a culpa não é dele se a Mônica perdeu o diário e ele achou. Jeremias fica aliviado que não era revista Playboy da Xuxa, pede desculpas ao Titi de ter feito mal juízo dele e quando pega o diário da Mônica para ler, Titi dá bronca no amigo de estar xeretando os segredos dos outros.


História legal em que o Jeremias flagra o Titi lendo alguma coisa escondido e pensa que era revista de mulher pelada. Descobre no final que só estava lendo o diário da Mônica, por isso as risadas ao ler as bobagens da Mônica, e ao querer ler também, Titi reclama que é feio ler os segredos dos outros. 

Vimos Jeremias com mente poluída e fazendo mal juízo do Titi, só porque viu homem comprando Playboy da Xuxa. Jeremias, pensava que como Titi não tinha idade para comprar revista assim, só podia depois de 18 anos, aí ele teria que ver escondido. Jeremias não revelou ao Titi o que pensava que ele estava lendo, então o Titi continuou com a inocência, ainda sem intenção de ter revista de mulher pelada, a maldade ficou só na cabeça do Jeremias.

Os dois estavam errados, Titi por ler as confidências da Mônica, o ideal seria devolver o diário para ela assim que encontrou, e Jeremias também errado por querer se passar por bom samaritano a história toda, querer dar conselhos que Titi era novo para ver revista de mulher pelada, mas no final também queria fofocar os segredos da Mônica e, com isso, Titi se passar por bom samaritano que não deve ler segredos dos outros, mas que ele estava fazendo isso antes. Tudo contraditório. 

Antigamente era comum meninas terem diário, escreviam em segredo o que passava na vida delas, hoje em dia é datado, não fazem mais isso e, pelo contrário,  preferem expor tudo que acontece na vida nas redes sociais para todo mundo ver e ganhar curtidas. Curioso também o ambiente de Vila Abobrinha no Bairro do limoeiro na parte dos meninos roubando goiaba e engraçada a frase do Jeremias dizendo que pode não parecer,  mas ele é inteligente, sinal que até  o próprio acha que tem cara de burro.

Titi passou a ter histórias solo a partir de 1982, pensadas nos leitores de 11, 12 anos que estavam terminando a infância e começando a adolescência, com temas para essa faixa de idade, o que fez aumentar variedade de roteiros e o publico dos gibis, sendo que o Titi tinha personalidade bem incorreta, nem que fizesse coisas erradas e se se arrependesse depois (ou não), considerado, assim, um dos personagens mais incorretos da MSP de todos os tempos. Hoje em dia, ele é apenas um personagem comum, assim como todos os outros por causa do politicamente correto.

Curioso que a Xuxa posou na Playboy em 1982 e ainda tinha repercussão em 1984, mesmo ela já sendo apresentadora infantil do programa "Clube da Criança" da TV Manchete. Dessa vez não teve nome parodiado nem dela nem da revista Playboy, nos anos 1980 nem sempre parodiavam nomes dos artistas famosos ou revistas, só a partir dos anos 1990 que obrigatoriamente foram. Xuxa foi a que mais não parodiavam nome dela nos anos 1980, faziam questão de deixar nome dela normal em quase todas as vezes que ela aapareciaou citada e passou a ser parodiada mais nos anos 1990, como "Chucha", "Xoxa", Catuxa", entre outros. Ela também foi a artista que mais apareceu ou citada pela MSP até por conta também dos programas infantis dela na TV.

História completamente impublicável hoje em dia principalmente por causa do tema de suspeita de Titi ver revista de mulher pelada em gibi infantil, assim como incorreto também, Jeremias aparecer surrado, apanhar de homem que nem o conhece, cair em bueiro, com nenhum personagem pode acontecer essas coisas, em especial com negro como Jeremias, já que negros não podem mais se dar mal nas histórias. Também implicariam com crianças dentro de esgoto e os meninos lerem diário da Mônica, que seria algo confidencial. E as palavras "droga!" e "roubar" também são proibidas nos gibis atuais.

Traços ficaram bons, típicos de histórias de miolo dos anos 1980. Jeremias apareceu com lábios, mas em alguns quadrinhos com o antigo círculo rosa em volta da boca porque ele com lábios ainda era recente até então e deviam estar ainda mais acostumados a desenhar do jeito antigo. Ainda assim, hoje em dia achariam lábios assim grandes e carnudos demais e deixariam menores para não dizer que estão fazendo caricaturas e ofendendo negros. Teve um erro do Jeremias falar de boca fechada no penúltimo quadrinho da 2ª página e a colorização toda azul dos personagens enquanto eles estavam no esgoto foi de propósito para dar ideia que estavam na escuridão. Foi republicada depois em 'Almanaque do Cascão Nº 11' (Ed. Globo, 1990).

Capa de 'Almanaque do Cascão Nº 11' (Ed. Globo, 1990)
Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/05/titi-hq-o-misterio.html

Charges/Cartuns! ★ N°239.601 a N°239.700