terça-feira, 20 de maio de 2008

Charge do Blog-N°663!

Esta charge do Myrria foi feita originalmente para o A CRÍTICA > www.chargeonline.com.br

Charge do Blog-N°662!

Esta charge do Ivan foi feita originalmente para o DIÁRIO DE NATAL > www.chargeonline.com.br

George Lucas fala sobre a possibilidade de fazer Indiana Jones 5!

Durante uma entrevista em Cannes, George Lucas revelou que deixou uma porta aberta para realizar uma quinta aventura de Indiana Jones. Lucas, criador da série Star Wars, também disse que ainda não havia comentado a possibilidade com Steven Spielberg e Harrison Ford.A idéia seria usar Shia LeBeouf, ator de Transformers, que também está presente em Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, como o personagem principal e deixar a participação de Harrison Ford similar ao trabalho de Sean Connery em Indiana Jones e a Última Cruzada.O diretor frisou que a idéia não está relacionada com a idade de Ford, afinal, mesmo aos 65 anos, ele está numa forma física impecável, e fez todas as suas cenas no novo filme de Indiana Jones. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal estreará em 22 de maio de 2008.
http://www.universohq.com.br/quadrinhos/2008/n20052008_02.cfm

Charge do Blog-N°661!

Esta charge do M. Borges foi feita originalmente para o A CHARGE ONLINE > www.chargeonline.com.br

Resenha: uma aposentadoria digna para Indiana Jones!

A expectativa era mesmo grande: Afinal, já se vão 19 anos desde que Indiana Jones sumia no horizonte ao final da última cruzada. O longo hiato se refletiu em tempo real e o arqueólogo mais conhecido do cinema realmente teve uma vida por todo esse tempo: enfrentou uma guerra mundial como agente duplo, passou por outros amores, viveu outras aventuras e, desta forma, chegou ao final dos anos 1950. Uma era cheia de novas tecnologias, invadida pela televisão em franca ascensão, com uma corrida armamentista em pleno desenvolvimento e uma espacial a ser iniciada. E com novos inimigos para combater. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, é verdade, recorre a alguns truques sujos, como a película toda com cara de filmada há 20 anos (com o requinte de se utilizar o logo da década de 1980 da Paramount); o retorno do principal interesse amoroso do aventureiro, Marion Ravenwood; e o famoso depósito em que o governo deposita todos os seus artefatos secretos. Mas traz tudo aquilo pelo que os fãs ansiaram por todo o tempo de espera: ação frenética e muita, mas muita aventura.
É estranho, logo de início, ver um dos ícones do cinema dos anos 1980 tão velho, tão marcado. O personagem, assim como Harrison Ford, traz no rosto os frutos do tempo. Mas isso não dura cinco minutos. Porque Indy continua agindo rápido, nem sempre com uma cartada nas mangas, mas contando com a sua habitual sorte, seu conhecimento quase enciclopédico e uma agilidade impressionante. Há quem possa criticar o fato de que o quarto filme da franquia de George Lucas apele para alguns absurdos. Mas o que era a grande pedra rolando nas primeiras cenas de Os Caçadores da Arca Perdida - fora a grande inspiração, declarada, de uma história do Tio Patinhas de Carl Barks -, afinal?Basta imaginar, e o expectador vai conseguir, assim como o professor Jones, em menos de dez minutos, redescobrir a Arca da Aliança, descobrir um projeto secreto de propulsão espacial e se salvar de uma explosão atômica. Absurdo? Nada disso: aventura, pura e simples, pronta para arrebatar novos fãs para o personagem e fazer a alegria de quem acompanha suas peripécias há quase 30 anos. Desta vez, o herói se depara com um jovem que busca sua ajuda para desvendar o paradeiro de um amigo em comum, o professor Oxley (John Hurt, positivamente irreconhecível), que desapareceu misteriosamente enquanto procurava o El Dorado, a mítica cidade feita de ouro escondida em algum ponto da Amazônia.Mutt, o tal jovem, é um cara pra lá de impetuoso e é claro que Indy, sempre disposto tanto a ajudar seus amigos como a se arriscar por mistérios históricos do planeta, embarca nessa aventura. E enfrenta comunistas, anti-comunistas, nativos selvagens e diversas armadilhas, tanto naturais como construídas por alguma civilização remota.

É um filme original? Não, isso não se pode dizer. Existe muito de previsibilidade na história criada por George Lucas e Jeff Nathanson, mas isso de fato não importa. O que vale, para todos os fãs, sempre são as vilãs com um quê sedutor, as mocinhas com aquele ar apaixonado, os amigos leais e a escalada de fatos quase inverossímeis que, quando vistos pela ótica de Indiana Jones, fazem todo o sentido do mundo.

Shia LaBeouf, que interpreta o jovem Mutt, rouba a cena diversas vezes, o que também soa proposital. Claramente este filme é uma passagem de legado entre gerações conectadas, cada qual, com o seu tempo. Se haverá um quinto filme com LaBeouf estrelando? Não se sabe, e pode muito bem ser que não. Mas é um personagem que também tem tudo para cativar novos fãs e, assim, vencer a barreira do tempo e estender por mais alguns anos a carreira de uma das mais bem-sucedidas séries de cinema de todos os tempos. O que não seria de todo mau: com a aposentadoria (ou não) merecida do aventureiro, talvez seja mesmo a hora de passar a tocha (ou o chapéu) adiante, como o filme faz questão de sugerir.
Enfim, quer saber se vale o ingresso? Claro que sim. É daqueles filmes pra você sair empolgado, depois de se desligar de sua vida mundana e chata por duas horas e alguns minutos para cruzar as três Américas e descobrir que o mundo de emoção continua ali. Talvez até mesmo outros mundos (afinal, são novos tempos). Basta sentar na poltrona, encarar um racha de carros logo de cara e perceber que já mergulhou fundo na aventura.
http://www.universohq.com.br/quadrinhos/2008/n20052008_09.cfm

Charge do Blog-N°660!


Esta charge do Alecrim foi feita originalmente para o A CHARGE ONLINE > www.chargeonline.com.br

Príncipe Caspian lidera bilheterias americanas!

As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian, o novo filme dos Estúdios Disney, estreou em primeiro lugar nos Estados Unidos. Foram arrecadados 56,6 milhões de dólares nas bilheterias. Baseado na série do escritor irlandês C.S. Lewis, Príncipe Caspian traz mais um capítulo da saga dos irmãos Pevensie (Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro). Os quatro retornam ao mundo mágico de Nárnia para ajudar o príncipe do título. No Brasil, o lançamento está marcado para 30 de maio e a Disney preparou vários eventos culturais que vão acontecer na região da Avenida Paulista, em São Paulo. De 19 a 25 de maio, haverá atividades no vão livre do MASP e no espaço do Conjunto Nacional. Serão sessões de contadores de histórias e aulas de xadrez, de esgrima e de arco e flecha. > http://jovem.abril.com.br/noticias/86178_comentarios.shtml

Charge do Blog-N°659!

Esta charge do Amorim foi feita originalmente para o correio do povo > www.chargeonline.com.br

Resenha: uma aposentadoria digna para Indiana Jones!

A animação francesa Persépolis será lançada em DVD nos EUA em junho. O filme conta com as vozes de Simon Abkarian, Danielle Darrieux, Catherine Deneuve, Chiara Mastroianni e Gabrielle Lopes.Os extras incluem um documentário sobre o filme, comentários de cenas selecionadas e a conferência de imprensa no Festival de Cannes em 2007, entre outros.Persépolis é baseada na HQ de mesmo nome escrita por Marjane Satrapi (e publicada no Brasil pela Cia. das Letras). Este ano, concorreu ao Oscar de Melhor Longa de Animação. A história mostra uma menina que cresce durante a revolução islâmica no Irã. Através dos olhos de Marjane, uma precoce menina de nove anos, vemos as esperanças de um povo destruídas durante a tomada de poder dos fundamentalistas, responsáveis pela imposição do véu para as mulheres e o aprisionamento de milhares de pessoas. Esperta e destemida, ela dribla os “Guardiões da Sociedade” e descobre elementos da cena musical ocidental contemporânea como o punk, ABBA e Iron Maiden. Também vemos quando seu tio é cruelmente executado e o palpável temor popular enquanto bombas caem em Teerã durante a guerra Irã/Iraque.Seus familiares, temendo que sua ousadia comprometa sua vida, tomam a difícil decisão de mandá-la para uma escola na Áustria, aos 14 anos. Vulnerável e solitária numa terra estranha, ela encara as dificuldades da adolescência enquanto luta para não ser colocada no mesmo patamar daqueles que a fizeram fugir de seu país: os fundamentalistas religiosos e os extremistas fanáticos. > http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=15970

Senninha e sua Turma #2 nas bancas !

Acaba de chegar às bancas a segunda edição de Senninha e sua Turma, uma publicação mensal do Instituto Ayrton Senna e da HQM Editora. Os leitores vão se divertir com as histórias e os passatempos protagonizados pelo herói de oito anos, Senninha, inspirado no tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna.Nesta edição, Senninha se apaixona e a turma estranha o seu comportamento, temendo pelo que pode acontecer. É a aventura Quando os Corações Viram Gelatina. Enquanto isso, em O Duelo do Banho, Becão, o cachorro de estimação de Senninha, anda aprontando das suas e faz o maior drama para tomar banho. Já Gabi, em Reforma Radical, quase se arrepende de ter confiado seu carrinho de bonecas aos cuidados de Senninha e Neco, que irão consertá-lo. Imagine no que os dois o transformaram?A diversão não pára por aí. Em O Mistério das Jujubas, Déia e Tala Larga se unem para uma misteriosa missão: descobrir por que as jujubas estão sumindo do planeta! Uma aventura cheia de suspense com um final surpreendente. Além das histórias, os leitores se divertem com atividades e passatempos inéditos. Senninha e sua Turma #2 tem 36 páginas em formatinho e custa R$ 2,90.Senninha é um personagem inspirado em Ayrton Senna, o piloto brasileiro de Fórmula 1 falecido em 1994. Seus criadores são Rogério Martins e Ridaut Dias Jr. O número 0 da revista em quadrinhos do Senninha foi lançado no dia 27 de fevereiro de 1994 pela Editora Abril. Em 1999, a revista foi para a Brainstore, que publicou as edições #98 até a #103. A editora HQM lança uma nova versão da série em abril, após o especial Senninha e sua Turma: Ayrton Senna - Um Herói Brasileiro. O personagem também aparece em projetos educacionais e produtos licenciados. Todos os lucros obtidos vão para os projetos sociais do Instituto Ayrton Senna. > http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=noticias&cod_noticia=15971