terça-feira, 18 de agosto de 2009

Edição especial - Turma da Mônica Maico Jeca !

[jeca.JPG]
O cantor Michael Jackson, falecido há quase dois meses, ganhou mais uma homenagem nos quadrinhos brasileiros.
[jeca2.JPG]
Neste mês, a Panini Comics lançou o especial Turma da Mônica - Maico Jeca, uma coletânea com seis histórias em que o rei do pop contracena com os personagens de Mauricio de Sousa.
[jeca.jpg]
Uma das aventuras é inédita e tem roteiro comentado.
A edição traz de brinde um pôster duplo.
[capa.jpg]
O gibi tem 48 páginas coloridas, formato 19 x 27,5 cm e custa R$ 5,50.
http://tmjovem.blogspot.com/2009/08/maico-jeca-fotos.html

Charge N°4246!

[clayton.jpg]

Ria...Se Puder N°1265!

[risadinha.jpg]
Risadinha

Charge N°4245!

[AUTO_jbosco.jpg]

Veja - Edição 2126:nas bancas!

[capa380.jpg]
Edição 2126 19 de agosto de 2009

Charge N°4244!

[AUTO_pelicano.jpg]

Ria...Se Puder N°1264!

[pes-de-galinha.jpg]
Pés de Galinha

Charge N°4243!

[AUTO_dalcio.jpg]

Aventuras Disney: 1º ano!

Quando Aventuras Disney chegou às bancas há 4 anos para ocupar o lugar do Almanaque Disney, os colecionadores em geral torceram o nariz. De fato, o gibi fazia parte de uma nova era dos quadrinhos Disney no Brasil. E foi enxergado praticamente como o símbolo das insatisfações dos fãs Disney com tudo ou quase tudo que essa nova fase trazia: mudança nas quantidades de páginas e nas periodicidades, distribuição setorizada, e —provavelmente o que mais pesou— a constatação de que a Editora Abril não mais preservaria um título apenas para que uma tradição fosse mantida.

Isso posto, só poderíamos prosseguir este post com um único comentário: coitado do Aventuras Disney! Como um título poderia sobreviver e ser benquisto pelos leitores assíduos Disney sendo praticamente um símbolo/síntese das queixas e insatisfações dos rumos escolhidos pela Abril para as publicações Disney por aqui?

Bem, sobreviver não sobreviveu —e aí já caberiam divagações imensas sobre o mercado de quadrinhos no Brasil e no mundo, que fogem ao assunto deste post. Mas conquistou, sim, o respeito e a admiração de boa parte dos leitores Disney. E é só acompanhar sua evolução, edição por edição, para entender por que isso aconteceu. Vamos lá?













Todas as 48 edições de Aventuras Disney tiveram 84 páginas, em formatinho, com preço de capa de R$ 4,95.

#1 (ago/05)
O título foi inaugurado com os quatro primeiros capítulos da minissérie Dragonlords (roteiro de Byron Erickson e arte de Giorgio Cavazzano). Esta saga, por sinal, seria publicada nos EUA no mês seguinte, num especial da Gemstone. A edição trouxe também Mickey e Pateta em Encrencas Cinematográficas (roteiro de Gérson L. B. Teixeira e arte de Moacir Rodrigues Soares).

#2 (set/05)
Mais quatro capítulos de Dragonlords. E a republicação de O Mistério do Zoológico, com Superpateta e os Irmãos Metralha (roteiro de Bob Ogle e arte de Paul Murry).

#3 (out/05)
Dragonlords é concluída. Mickey e Pateta estão na republicação de O Estranho Feitiço da Marcha-à-Ré (roteiro de Carl Fallberg e arte de Paul Murry).













#4 (nov/05)
Superpato abre a edição, na inédita O Super Tio (roteiro de Riccardo Secchi e arte de Alessandro Perina). São republicadas O Clube dos Heróis (roteiro de Gérson L. B. Teixeira e arte de Roberto O. Fukue ) e a HQ com o Superpateta tentando resolver O Estranho Caso do Dr. Tictac (roteiro de Bob Ogle e arte de Paul Murry).

#5 (dez/05)
Comemorando os 80 anos de João Bafo-de-Onça, o gibi traz logo 6 aventuras com ele. Desde a clássica (e até então inédita por aqui) sequência de tiras de A Carrocinha (argumento e arte de Floyd Gottfredson, com roteiro de Ted Osborne) até a recente e de traço modernoso italiano A Prisão Domiciliar (roteiro de Carlo Panaro e arte de Ottavio Panaro). Registre-se que Bafo deu as caras pela primeira vez no curta de animação Alice Solves the Puzzle, em 15 de fevereiro de 1925.

#6 (jan/06)
Uma aventura de Mickey versus Mancha Negra ocupam 40 páginas do gibi: Mancha e Roedor (roteiro de Carol e Pat McGreal, com arte de Joaquín Cañizares Sanchez). Esta HQ também ganhou uma edição especial da Gemstone nos EUA (Mickey Mouse Meets Blotman, ago/05). Tio Patinhas e A Moeda do Capitão Bravius (roteiro de Rodolfo Cimino e arte de Giorgio Cavazzano) é reeditada aqui. Assim como as maluquices do Morcego Vermelho em A Volta do Senhor X (roteiro de Oscar Kern e arte de Carlos Edgard Herrero).













#7 (fev/06)
A Volta do Manchaman ocupa metade do gibi. É a continuação da aventura da edição anterior, de autoria dos mesmos artistas, que também ganharia um especial pela Gemstone meses depois. Aventuras Disney corrige aqui um erro histórico e recorrente da Abril: a estreia de Peninha é registrada corretamente, com a republicação de Fome para Fortalecer (e não Primo Dinamite, como a editora costumava divulgar). A HQ tem roteiro de Dick Kinney e arte de Al Hubbard. Também é reeditada aqui Um Golpe Talentoso, com Superpateta (roteiro de Gérson L. B. Teixeira e arte de Verci de Mello). E Superpato estrela a inédita O Tempotronic (roteiro de Bruno Concina e arte de Nicola Tosolini).

#8 (mar/06)
Donald, Pateta, Pardal e Mickey estão na inédita Que a Farsa Esteja com Você! (roteiro de Carol e Pat McGreal, com arte de Massimo Fecchi). Duas brasileiras são republicadas: 00-ZÉro em Operação Oriente e Professor Pardal e A Estação Submarina —ambas com roteiro de Ivan Saidenberg e arte de Carlos Edgard Herrero—, e também é reeditada As Braceleiras dos Patinhas (roteiro de Rodolfo Cimino e arte de Romano Scarpa).

#9 (abr/06)
Donald está em O Segredo do Vale dos Duendes (roteiro de Carol e Pat McGreal, com arte de Vicar). Seu alterego Superpato está às voltas com A Sombra de Fantomius (roteiro de Marco Gervasio e arte de Marco Gervasio). Essas são as inéditas deste número, que traz as reedições O Caso do Dente Falante, com Mickey e Pateta (arte de Paul Murry), e Pena das Selvas em Perdido na Cidade Perdida (roteiro de Ivan Saidenberg e arte de Irineu Soares Rodrigues, baseados na arte e roteiro originais de Peninha, direto para as páginas de quadrinhos de A Patada!).













#10 (mai/06)
Mickey e Pateta encaram O Eremita do Abismo (roteiro de Andrea Castellan e arte de Giorgio Cavazzano). O Superomão traz aparições de meia Patópolis (roteiro de Ivan Saidenberg e arte de Irineu Soares Rodrigues), enquanto Morcego Vermelho retorna na divertida Uma Ilusão Idiótica (roteiro de Gérson L. B. Teixeira e arte de Carlos Edgard Herrero). E Mickey e Pateta fecham a edição com a inédita O Táxi Espacial (roteiro de Rudy Salvagnini e arte de Claudio Sciarrone).

#11 (jun/06)
Donald é O Mestre dos Desastres, HQ inédita de 36 páginas (roteiro de Michael T. Gilbert e arte de Massimo Fecchi). O clássico No Território dos Índios Tacapes é republicada aqui (roteiro de Carl Fallberg e arte de Paul Murry). E já que era época de Copa do Mundo, A História do Futebol, de Romano Scarpa, também.

#12 (jul/06)
Superpato aparece numa rara não-italiana aventura: A Volta de Fantomius (roteiro de Andreas Pihl e arte de Mårdøn Smet). E a edição continua na linha dos super-heróis: Morcego Vermelho em Roubo Que deu pra Trás (arte atribuída a Euclides K. Miyaura e Roberto O. Fukue), Clube dos Heróis e Supersonsão, Meu Ídolo! (roteiro de Marcelo Aragão e arte de Euclides K. Miyaura) e Superpateta e O Ladrão de Zanzipar (roteiro de Bob Ogle e arte de Paul Murry).

Clique aqui e veja as edições disponíveis em nossa loja virtual Planeta Gibi Comic Shop.
Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro
http://planetagibi.blogspot.com/2009/08/aventuras-disney-1-ano.html

Charge N°4242!

[humbertojc.jpg]

Ria...Se Puder N°1263!

[vida-boa.jpg]
Vida Boa

Charge N°4241!

[duke.jpg]

ISTOÉ - Edição 2075:nas bancas!

[istoe2075.jpg]
Edição N°2075-19 AGOSTO/2009

Charge N°4240!

[AUTO_samuca.jpg]

Ria...Se Puder N°1262!

[vaicair.jpg]
Momentos: "Pra que fui tirar aquele parafuso..."

Charge N°4239!

[AUTO_rico.jpg]

Aventuras Disney: 2005-2009!


"Infelizmente, a revista Aventuras Disney foi cancelada no número 48. Desde janeiro, diferentemente das nossas outras publicações Disney, ela começou a sofrer uma forte queda nas vendas, o que nos obrigou a parar, agora no número 48. O que eu queria deixar bem claro, antes que as cornetas do apocalipse comecem a tocar, é que o problema foi específico deste título. Nossas outras revistas Disney estão indo muito bem, obrigado!"

O triste aviso foi de Paulo Maffia, responsável pela pesquisa e seleção de histórias dos gibis Disney, hoje, via Orkut. Maffia, no entanto, procurou trazer alívio aos leitores e colecionadores Disney, reafirmando a publicação de especiais e antecipando novidades, conforme segue.

História e Glória da Dinastia Pato, "publicado pela primeira vez no Brasil em formato americano, na íntegra, com todos os episódios, tradução e colorização primorosas, textos explicativos e um capítulo extra inédito (distribuição nacional)". Clique aqui para saber mais sobre este especial.


DuckTales Especial, "que será em formatinho, com 192 páginas (distribuição nacional)". Esta revista deverá trazer a republicação da minissérie A Odisseia do Ouro, publicada originalmente, no Brasil, em Tio Patinhas #435 a 441 (out/01 a abr/02). Clique aqui para ler nosso post sobre esta edição.

As edições especiais Mickey Férias, Pato Donald Férias, Pateta Férias e Tio Patinhas Férias passam a ser trimestrais (nos meses que não são férias escolares elas ganham o título de Extra). Cada revista terá 36 páginas, com lançamento nacional no final de setembro. (Zé Carioca Férias continuará, mas não haverá um 'Zé Carioca Extra'.)

Maffia também disse que estão em estudos mais especiais, para ainda este ano. E que no ano que vem teremos "novidades excelentes nas revistas Disney". A recuperação de histórias antigas de Murry, Strobl e outros vão continuar "em um primeiro momento na revista do Zé, e depois....(não dá para dizer, pessoal, desculpe). Em meu nome e da Editora Abril, queríamos pedir desculpas pelo ocorrido".


O Planeta Gibi Blog está preparando um post especial sobre Aventuras Disney. O gibi, lançado em agosto de 2005 para substituir Almanaque Disney, pode não ter sido um sucesso nas bancas, mas tinha um lugarzinho especial no coração dos colecionadores e leitores Disney. Constatamos isso pelo perfil dos clientes da loja virtual: de fato, AVD sempre foi um dos títulos Disney mais procurados e vendidos do site. Dá um aperto no coração publicar um post desses, mas a vida continua.

Por E. Rodrigues & José Rivaldo Ribeiro
http://planetagibi.blogspot.com/2009/08/aventuras-disney-2005-2009.html

Charge N°4238!

[OgAAABpn6goWmdjcw38kYJb3dtTsYF9rcNNgbdgrc8MdKlBmRlOzDBBI5slg0oVgTrZO8PNjaqqxYO_sD3QEaq1pvS8Am1T1UIedHRviq_rTa_eRqdXr8yqlqs_h.jpg]

Ria...Se Puder N°1261!

[arriscando-a-vida.jpg]
Arriscando a Vida

Charge N°4237!

[OgAAADafiB7Iinhtfq8lkYtBx0Aax_MpNKZvw6g_qYNRQLsM1d1urNb16JF_kR2caJNdTadmxa4NJD2G3hLEdKNsxCQAm1T1UA4z-jh169G2QvTH4y_EnqJGzkWq.jpg]

Cotidiano - Amor de pai!


Charge N°4236!

[AUTO_frank.jpg]

Ria...Se Puder N°1260!

[voando.jpg]
Voando

Charge N°4235!

[OgAAAMogzhAllZMT_FsxxUcwdTR24Uj5PrPckvlQvhniE1LDDgbX3n5m1n5unLZWND2Xw_cr8ucr-ER1ickVWAxy3F8Am1T1UPYiceG8-db0Mj2hAQZEQ1-wDfBs.jpg]