quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.119 - Magali: HQ "Modelo e manequim" (30 anos da Carminha Frufru)

Em janeiro de 1993, há exatos 30 anos, era publicada a história "Modelo e manequim" em que Magali e as meninas participam de um concurso de modelos e marcou a estreia da Carminha Frufru nos gibis. Com 17 páginas, foi publicada em 'Magali Nº 93' (Ed. Globo, 1993).

Capa de 'Magali Nº 93' (Ed. Globo, 1993)

Escrita por Rosana Munhoz, Magali assiste a um programa de modelos com Cindy Croford e Silvia Faifi desfilando com modelos de coleção outono-inverno e Magali se imagina adulta como uma famosa top model nas passarelas. Ela fala para mãe, Dona Lili, que quer ser modelo quando crescer e vai treinar no seu quarto com a camisola da sua mãe, mas cai por causa do salto alto.

Mônica vê, conta que também quer ser modelo quando crescer e tem no bairro um concurso para escolher uma modelo-mirim e elas vão lá. Magali não acredita que sua carreira de modelo fosse começar tão cedo e se já pensou se escolham elas duas no concurso, quando é interrompida pela Carminha Frufru que podem esquecer porque vão escolher apenas uma vencedora e será nenhuma das duas, que são baixinhas e sem graça, principalmente a Mônica, gorducha e dentuça que não se olha no espelho. 

Mônica fica braba e quer bater na Carminha, mas Magali impede e Carminha diz que prova que ela não tem um pingo de classe e se despede avisando que vai vê-las no concurso aplaudindo a vitória dela. Mônica e Magali vão até onde está o concurso de modelo-mirim e veem que todas as meninas do bairro estão lá. 

Elas encontram Denise, Aninha, Ritinha e Cascuda, falam que também querem ser modelo e a Denise, modelo e atriz. A apresentadora do concurso aparece e escolhe as meninas através de "Uni Duni Tê". As escolhidas são duas meninas figurantes, Carminha, Aninha, Cascuda, Denise, Mônica e Magali e depois a apresentadora diz que gostaria de encontrar os seus óculos. Ela lembra para as meninas que vão escolher apenas uma delas, julgarão pelo charme e beleza e manda as meninas trocarem de roupa.

No vestiário, Magali pergunta como se desfila. Aninha diz que viu modelos jogando cabelo de um lado e para outro para dar charme. Mônica e Magali tentam, mas não têm cabelo suficiente para isso. Denise fala que elas podem fazer beicinho e cara bem nojenta, do tipo "eu sou bela" e Magali diz que se depender de cara nojenta, a Carminha ganhou. 

Carminha sabe que já ganhou, mas por precaução começa o seu plano de sabotar o desfile das outras meninas. Se faz amiga da Aninha elogiando o sapato dela e quebra o salto sem Aninha ver, corta a alça do vestido da Denise sem ela ver e finge que estava abotoando o top da menina. A apresentadora chama as meninas para o desfile e devem descer pela passarela conforme ela vai chamando.

Aninha é a primeira a desfilar e quebra o salto do sapato e ela cai do tablado e é desclassificada. Depois, Denise desfila e alça do seu vestido cai e é desclassificada. Na vez da menina loira, o tomara-que-caia, caiu. Com a menina morena, Carminha pisa no vestido que estava arrastando, ficando só de calcinha. Com a Cascuda, ela espeta um alfinete na bunda dela, que voa de dor. Com a Mônica, joga uma largatixa em cima dela, que fica dando saltos para sair o bicho nojento dela. 

Carminha desfila bem e é classificada e com a Magali não teve plano, desfilou bem e foi classificada também. Os jurados ficam em dúvida entre as duas e mandam desfilarem de novo juntas para decidir. Durante o desfile, Carminha cochicha no ouvido da Magali que atrás da cadeira está cheio de melancias. Magali dá um salto em direção aos jurados, derrubando todos e, então, a vencedora foi a Carminha Frufru.

A apresentadora lista os deveres da Carminha como modelo exclusiva como dormir as 8 horas da noite para ter pele sempre fresca e acordar cedo pra fotografar no Sol da manhã, fazer dieta rigorosa cortando doces, refrigerantes, chocolate, fazer exercícios diários, na foto tem que ficar horas sem se mexer, dando câimbra nela. 

As meninas acham bem feito para Carminha e Magali desiste de ser modelo, só enxergam o lado bonito da coisa e prefere ser original, aí quando crescer, ela quer ser provadora de melancias, com 3 refeições diárias e muito chocolate no intervalo.

História legal em que as meninas desejam ser modelo e participam de um concurso de modelo mirim no bairro do Limoeiro. Só que a Carminha Frufru faz trapaças para elas se desclassificarem e garantir a sua vitória. De fato, Carminha vence no final, mas percebe que não foi uma boa ser modelo por não ter privilégios e curtir a vida e por ficar muito tempo ocupada com isso. Ou seja, conseguiu ganhar graças a trapaça, mas ela viu que isso não leva a nada e se deu mal, e sem querer a trapaça foi boa para as meninas que descobriram que vida de modelo não é fácil e só mar de rosas por isso desistirem de ser.

O mundo das modelos e seus bastidores estavam em alta na época e aí deve ter motivado roteirista a fazer a história. Dessa vez não envolveu tempo todo comida e gula da Magali, que demonstrou outro interesse diferente, o que era bem raro na época, porém essa característica de gula e sua adoração por melancias foi determinante para desclassificá-la do concurso, ser o motivo de desistir da carreira de top model porque ia ter dieta rigorosa e não ia comer como gosta e a piada final de ser provadora de melancias. Então, sua fama de comilona não ficou totalmente esquecida. 

Foi engraçado a apresentadora escolher as candidatas a modelo por "Uni Duni Tê" e não pela beleza. Deveria ficar dias escolhendo, visto que todas as meninas do bairro estavam lá. Prova que nem todas foram escolhidas por beleza, ponto para as meninas da turma. Engraçado também ver as trapaças da Carminha Frufru para as desclassificações de cada menina, com destaque para a menina do tomara-que-caia, caiu e a Cascuda levar agulhada de alfinete do parar nas alturas e o jurado perguntando se é desfile ou lançamento de foguete.

Curioso não teve meninos na história, teve presença só de meninas, o que foi bom pra não ter enrolação, eles não teriam função na história. Quase a Mônica bateu na Carminha por a ter xingado, na época a Mônica ainda batia em qualquer pessoa, não só nos meninos. 

Foi bom ter presença de Aninha e Cascuda contracenando só com as meninas sem presença em histórias do Titi e do Cascão, respectivamente, se tornou diferente isso. Aliás, se não tivesse sabotagem, Aninha tinha grande chance de ganhar o concurso se fossem analisar beleza. Titi que não ia gostar da sua namorada como modelo. Cascuda ainda aparecia com sujeirinhas no rosto, hoje em dia a deixam sem, apenas o Cascão que aparece com sujeirinhas.

Denise já estava com uma presença mais constante em 1993, só que continuando sempre com visual diferente a cada história e personalidade indefinida. Em algumas histórias ela até tinha uma personalidade parecida como ficou após reformulação  do roteirista Emerson a partir de 1998 e que ficou definida de fato a partir dos anos 2000, em outras, tinha personalidades totalmente diferente, sem grande representatividade, apenas como uma personagem secundária.

Pena não terem informado nome das meninas figurantes que participaram do concurso. Apareceu uma figurante negra, Ritinha, que teve um erro de colorização, sendo pintada branca, da mesma cor das outras meninas e curiosamente nem foi selecionada para o concurso. Hoje em dia, o povo do politicamente correto iria reclamar por que nenhuma menina negra não foi classificada no concurso, nem essa Ritinha, assim como gordinhas e baixinhas não foram selecionadas.

Incorreta atualmente, além disso, por envolver crianças querendo ser modelo, sabotagens, trapaças da Carminha Frufru, fazendo as amigas passar vergonha no desfile na frente dos jurados, fora uma personagem criança da própria turma como vilã e ter meninas de top de fora e só com calcinha e agulhada na bunda da Cascuda. De curiosidade, as modelos famosas parodiadas, "Cindy Croford" e "Silvia Faifi", no início da história foram Cindy Crawford e Silvia Pfeifer, respectivamente, eles sempre eram criativos com nomes de paródias de famosos. Os traços ficaram muito bons, típicos de histórias dos anos 1990, com personagens com mais dentes a mostra, principalmente ao aprontar alguma coisa, indicando ser roteiro da Rosana.

Falando sobre a Carminha Frufru foi criada nessa história "Modelo e manequim" de 'Magali Nº 93', de 1993, inicialmente como aparição única como tantas outros secundários para ser rival da Mônica e Magali no concurso de modelos, tanto que nesta estreia as meninas a tratavam como que já se conheciam. Só que depois viram que a Carminha tinha potencial para outras histórias. Então, após essa, ela retornou na história "Concurso de beleza", de 'Mônica Nº 86', de 1994, e a partir daí, teve aparições esporádicas com cerca de 2 a 3 histórias por ano ao longo do decorrer dos anos 1990 e só passou a ser fixa nos anos 2000 com aparições mais constantes.

Nos anos 1990, Carminha Frufru tinha personalidade de rival das meninas, antagonista delas, uma criança vilã e passou a ser uma menina rica que morava em uma mansão do bairro e era esnobe e esbanjava suas coisas que ela tinha e os outros, não, além de ser uma menina muito bonita que fazia os meninos se apaixonarem por ela, caírem aos seus pés, os seduziam, e era mais velha que as outras meninas, aparentando ter 8 anos de idade.

Carminha Frufru atual
Por causa do politicamente correto, fizeram adaptações com a personagem quando ela se tornou fixa, de fato, nos anos 2000 e atualmente Carminha é uma menina rica, sem ser extremamente esnobe como era, não é mais vilã, tem a mesma idade de 7 anos das outras meninas, segue só o estilo "patricinha", metida e é melhor amiga da Denise, que virou uma menina descolada, debochada e atenta a gírias e redes sociais, ou seja, amenizaram as características dela, e, as vezes até segue apenas como secundária normal, de acordo com o roteiro. Carminha também tinha um visual diferente a cada história nos anos 1990, chegou até aparecer morena na história "Magali, tãão sensual" (MG # 158, de 1995), mas depois padronizaram os traços da personagem nos anos 2010. Foi bom relembrar os 30 anos da Carminha e Frufru e a sua história de estreia marcante.
Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/01/magali-hq-modelo-e-manequim-30-anos-da-carminha-frufru.html

Charges/Cartuns! ★ N°223.501 a N°223.600