terça-feira, 28 de março de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.141 - Cascão: HQ "O ovo da sujeira"

Capa de 'Cascão Nº 162' (Ed. Globo, 1993)

Em março de 1993, há exatos 30 anos, era publicada a história "O ovo da sujeira" em que o Cascão tenta desvendar o mistério de como ficou limpo sem tomar banho da noite para o dia, assim como toda a cidade limpa. Com 17 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 162' (Ed. Globo, 1993).

Cascão acorda para mais um dia para se sujar e escapar do banho, quando abre a janela e vê que o quarto está todo limpo. Fica lamentando que não tem mais manchas na parede nem sujeira acumulada por tantos anos e percebe também falta do seu cheirinho. Corre para o espelho e vê que está limpo e desmaia.

Cascão não acredita que deram banho nele enquanto dormia e se pergunta como não sentiu e acha que devem ter dado anestesia geral nele. Reclama que acabaram com ele e com seu charme, veste a roupa e diz que de agora em diante vai viver para descobrir o malvado quem fez isso com ele e suspeita dos seus pais.

Quando vai falar com a mãe, Dona Lurdinha nem presta atenção, só quer comemorar que a louça, roupas sujas e a casa toda estão limpas, alguém tirou o serviço dela de uma semana e vai ao clube tomar sol por não ter o que fazer e Cascão deduz que não foi ela quem lhe deu banho. Então, ele vai falar com o pai, que chega comemorando que não precisa mais pintar a casa, está limpinha e lavaram o carro também e Seu Antenor vai também ao clube com a esposa.

Cascão diz que ninguém reparou na desgraça dele e aproveita para sair de fininho disfarçado, se sujar de novo e o mundo não saberá que um dia deram banho nele. Chegando no lixão, tem a surpresa que também estava tudo limpo, até as coisas que jogaram fora lá e vê também que a rua e a cidade toda limpinha, não tem um papel no chão e até as latas de lixo vazias e limpas e grita que só pode ser um pesadelo e manda acordá-lo.

Cebolinha pergunta por que a gritaria, Cascão avança nele, afirmando que foi ele quem deu banho e limpar a cidade em mais um de seus planos infalíveis. Cebolinha diz que não foi ele, nem poderia, e Cascão acredita porque os planos dele nunca deram certo. Cebolinha fala que o lado bom é quem fez isso, deixou a cidade mais limpa e mais saudável e pergunta se Cascão não está se sentindo melhor limpo assim. Cascão diz que está só mais sem graça e vai embora para ficar sozinho.

Cascão se pergunta quem é o limpo quem fez isso com ele e queria que a terra se abrisse e o engolisse, quando uma mão se estende e o carrega para o subsolo terrestre. O monstrinho de sujeira, também limpo, foge. Cascão acha que era familiar e aparece o Capitão Feio, que diz que foi ele quem limpou a cidade toda. Cascão estranha porque ele sempre gostou de sujeira. 

Capitão Feio conta que fez isso momentaneamente para a boa causa de sujar o mundo de vez. Graças e Engenharia Genética avançando e com seus conhecimentos de cientista, resolveu criar um ser poderosíssimo para poluir o mundo e como precisava de muita sujeira, aspirou toda a sujeira da cidade durante a noite com o seu superaspirador, inclusive as sujeiras dele e do Cascão. Aí, pegou toda a sujeira concentrada e as células de DNA e injetou dentro de um enorme ovo artificial para produzir um monstro poluidor que jamais existiu.

Cascão fica feliz que não ficou limpo por causa de banho e estranha que o bicho não nasceu ainda. Capitão Feio diz que ele tem que ser chocado á moda antiga para ser saudável, ele já está com a bunda doendo, não confia nos seus monstrinhos de lama e quer que o Cascão choque porque gosta de sujeira. Cascão não aceita porque não gosta de sujeira como ele, não obriga ninguém a não tomar banho e nunca limparia a cidade como ele fez.

Capitão Feio explica que mesmo se o monstro não sujasse mais, a cidade se autopoluiria de novo por causas das fábricas, gente produzindo lixo, fumaça e vai voltar como era antes sem interferência dele. Cascão acha ótimo, tem nada para fazer lá e deseja ir embora. Capitão Feio não deixa e o obriga a chocar ovo ameaçando a lhe dar banho.

Cascão fica em cima do ovo e quando choca, Capitão Feio tem expectativa do monstro ser ameaçador desde pequeno e quando crescer vai poluir o mundo. Só que o filhote é um pintinho sujo inofensivo e amoroso. Capitão Feio fica com raiva de ser um cientista genético fracassado, Cascão e os monstrinhos de sujeira riem e Cascão sai do esgoto. No final, a cidade já está suja de novo, Cascão se suja de novo na lama e entrando na lata de lixo, fica feliz em tudo voltar o normal, mas reflete se a verdadeira ameaça ao mundo são eles mesmo, já que as pessoas sujam tudo sozinhas.

História legal em que o Cascão vê que ficou limpo ao acordar e quer descobrir quem fez isso com ele. Na rua, descobre que a cidade toda estava limpa também. Era o capitão Feio por trás disso que precisou tirar toda a sujeira da cidade para criar um monstro que poluiria tudo depois, mas depois do Cascão chocar o ovo, o monstro era só um pintinho que não faria mal para a cidade nem depois de grande. 

Foi toda engraçada com destaques para o susto e o desespero do Cascão em se ver limpo e ter achado que deram banho sem ter visto, achando até que deram anestesia geral nele e sair disfarçado até  o lixão pra ninguém vê-lo limpo, a surpresa de ver até o lixão e lata de lixos limpos, tentar questionar os pais e o Cebolinha, de fato ser engolido ao falar que queria que a terra se abrisse e o engolisse, os monstrinhos limpos, a surpresa do Capitão Feio limpar a cidade para criação de um monstro genético e o plano dele ter fracassado.

Do nada não tinha mais sujeira no mundo, Capitão Feio tinha que limpar tudo para sujar tudo outra vez com os monstro que criaria. Dava para pensar, a princípio, com até cidade limpa, que era coisa do Doutor Olimpo. Se fosse ele, o plano tinha dado certo e estilo de história seguiria diferente, só restaria depois o Cascão conseguir um jeito de reverter para voltar ao normal.

Capitão Feio se saiu um excelente cientista criando um mostro de laboratório  e um superaspirador que suga a sujeira da cidade de São Paulo. Com certeza o mundo precisaria de um superaspirador desse. Os vilões da Turma da Mônica muitas vezes eram cientistas que usavam seus inventos criativos para fazer suas maldades, eles eram bem mais perversos e interessantes antigamente.

Teve até envolvimento a Engenharia Genética, que era uma novidade na época e estava sendo bem falada na mídia, ou seja, foi um tema bem inovador e Capitão Feio a frente do seu tempo, só não contava ter seu plano fracassado por erros de cálculos, ter pego uma célula de DNA errada de uma galinha ou teria que pegar toda sujeira do Brasil ou do mundo para o monstro ter mais sujeira concentrada. 

Foi uma das histórias que Cascão aparece limpo sem ter tomado banho, tinham várias formas que ele aparecia limpo sem sequer ter encostado em água como quebrar a crosta de sujeira ao cair no chão ou a Mônica bater nele, ou então por maquiagem, ou Mônica assoprar e a sujeira voar, entre tantos outros casos, era engraçado quando acontecia. Também adorava os personagens falando sozinho como malucos quase histórias todas e o Cascão era "expert" nisso, era o melhor em histórias de monólogos, nessa ficou bastante tempo falando sozinho com maestria. Excelente também a referência ao Baby do seriado "Família Dinossauros", um grande sucesso na televisão na época, quando Cascão fala "não é a mamãe", sem querer imitar ninguém.

No final, uma boa mensagem de reflexão de meio ambiente, que os homens que são os culpados pela poluição do mundo, não adianta limpar, se ninguém respeita e forma os lixos, se fossem mais responsáveis a cidade continuaria limpa após a intervenção do Capitão Feio. Mesmo com essa mensagem no final, é impublicável hoje em dia por causa da apologia a sujeira do Cascão, se sujar na lama e entrar em lata de lixo, Capitão Feio querer sujar mundo, Cascão chocando ovo como galinha, ser comparado a um animal, além de tentar desafiar os pais e querer surrar o Cebolinha.  A palavra "desgraça" não pode ter mais nas revistas e "gozado", bem comum na época, também é proibida hoje por ter duplo sentido. De curiosidade, as mães dos personagens antigamente eram só dona-de-casa, hoje elas trabalham, sejam fora ou por home office, então hoje provavelmente mudariam que em vez de ir ao clube, a Dona Lurdinha poderia trabalhar ou uma forma sem dar ideia que era só dona-de-casa.

Os traços muito bem desenhados, foi legal o efeito dos dois quadrinhos iniciais da primeira página para dar um ar de mistério, sem impacto inicial que Cascão estava limpo. História teve vários erros como o Cascão falar de boca fechada na página 7 da revista, Monstrinho de sujeira aparecer com mão de cor de pele já que tinha que estar com mão pintada de azul no terceiro quadrinho da página 10 e o Cascão com olho fechado pintado de branco na página 15. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/03/cascao-hq-o-ovo-da-sujeira.html

Charges/Cartuns! ★ N°231.301 a N°231.400