quinta-feira, 13 de abril de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.145 - Cebolinha: HQ "Os cinco fios mágicos"

Capa de 'Cebolinha Nº 76' (Ed. Globo, 1993)

Em abril de 1993, há exatos 30 anos, era publicada a história "Os cinco fios mágicos" em que uma bruxa faz Cebolinha ter fios de cabelo mágico para pedir o que quiser cada vez que arranca um fio de cabelo. Com 15 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 76' (Ed. Globo, 1993).

Nela, uma bruxa velha reclama que ninguém a ajuda a atravessar a rua. Então, ela mesmo resolve atravessar, escorrega em uma poça e cai. Todos na rua dão gargalhada e nem ajudam a levantá-la do chão e, com isso, a bruxa transforma todos em animais por um dia inteiro.

Cebolinha foi o único que não riu e como recompensa, a Bruxa transforma os cabelos dele em cinco fios mágicos, toda vez que ele arrancar um fio terá direito a um desejo que será realizado. Em seguida, ela se transforma em criança para atravessar a rua e vai embora.

Cebolinha comenta que adianta nada porque ele nunca teria coragem de arrancar fios do cabelo. Logo, ele pensa que poderia desejar ter enorme cabeleira e fica animado. Só que antes de desejar isso, ele teria direito a quatro desejos antes e resolve desejar ser cabeludo por último porque senão ele não conseguiria achar os outros quatro fios mágicos no meio dos outros.

Assim, o seu primeiro desejo é ter um monte de dinheiro, arranca um fio de cabelo e Cebolinha fica jogando dinheiro para o alto. Cascão pergunta se o pai dele aumentou a mesada ou se ganhou na Loto, na Sena, na Loteria Esportiva ou na margarina. Como Cebolinha nega, Cascão acha que ele assaltou um banco.

Cebolinha conta que foi por causa de uma bruxa e agora está rico. Cascão pergunta como eles vão gastar o dinheiro e logo percebe que Cebolinha perdeu um fio de cabelo. Cebolinha diz que arrancou e Cascão acha que o amigo pirou e diz que vai gastar a grana dele enquanto ele estiver no hospício. Cebolinha diz que o cheirinho do Cascão o incomoda, Cascão fala que ele já tentou dar banho nele mil vezes sem sucesso, Cebolinha deseja que o Cascão fique limpo e arranca o cabelo e tem seu desejo realizado.

Cascão fica desesperado que ficou limpo e grita alto que pode ser ouvido na China. Cebolinha diz que foi mágica e Cascão tenta bater nele, mas dá é vontade de vomitar com o cheiro de sabonete. Mônica aparece e elogia o Cascão, pensando que ele tomou banho. Ele diz que não e manda Mônica sair dali porque o Cebolinha está perigoso. 

Mônica acha Cebolinha ridículo e ri com ele com 3 fios de cabelo e cebolinha fala que pior é ela, xingando de baixinha, dentuça, gorducha, etc.  Mônica tenta bater nele e Cebolinha deseja que quer ficar mais forte que a Mônica, arrancando outro fio de cabelo. Cebolinha fica forte, dar um soco nela e consegue vencê-la, depois segura uma pedra afirmando que é o novo dono da rua e trata Mônica e Cascão como escravos e faz seu novo desejo de falar corretamente.

Cebolinha se glorifica que agora está com tudo, é rico, poderoso e fala certo, segurando um poste. Mônica diz que ele está como um palerma com um fio de cabelo, Cebolinha diz que poderia jogar o poste nela e radicalizar e provar sua autoridade, mas quer fazer o último pedido de ficar cabeludo. Ele pensa se quer ficar como o "João Lenão", "Sidão Magau" ou Fábio Búnior" e quando está prestes a pedir, Cascão arranca o cabelo do Cebolinha pedindo que tudo volte ao normal.

Assim, pedido é concretizado e Cebolinha fica uma fera, Mônica bate nele por tudo que ele fez. No final, Cascão dita ditados como "Quem tudo quer, tudo perde" e "Vale mais cinco fios no coco que mil voando" e fala que Cebolinha deixou de ser rico, forte e bonito, mas não é motivo de ele arrancar os cabelos, com Cebolinha cheio de raiva tentando arrancar cabelo.

História engraçada que uma Bruxa faz Cebolinha ter fios de cabelos mágicos, que arrancados permitem realizar os desejos dele como forma de recompensa de ele não ter rido quando caiu ao atravessar a rua. Foi melhor que ter encontrado um gênio da lâmpada, pois teria direito só a 3 desejos. Só que o poder subiu a cabeça, prejudicando seus amigos e só se salvaram com o desejo do Cascão de fazer voltar tudo ao normal, mais uma vez Cascão estragando os planos dele. Pelo menos quando tudo volta ao normal, Cebolinha recupera os cinco fios de cabelo de antes.

Cebolinha saiu como vilão e teve castigo merecido. Cascão e Mônica tiveram sorte de que qualquer um podia fazer pedido arrancando cabelo do Cebolinha e não só o próprio dono do cabelo que podia fazer os pedidos senão seria o triunfo total do Cebolinha.  Foi legal que os desejos dele envolve todas as suas personalidades como dar banho no Cascão, ficar forte, derrotar Mônica, falar corretamente sem trocar o R pelo L, ficar cabeludo, em uma história vimos várias características do Cebolinha.

Desejos dos personagens podiam ser realizados por várias formas como poços de desejos, fadas, gênio da lâmpada, invenções e por uma bruxa, como nessa história, sempre eram interessantes pois exploravam os principais interesses e características deles. Cascão aparecendo limpo sem ter tomado banho também acontecia as vezes por vários motivos como quebrar a crosta de sujeira ao cair no chão ou a Mônica bater nele, ou então por maquiagem, ou Mônica assoprar e a sujeira voar, etc, e dessa vez por causa da bruxa e desejo do Cebolinha. Cascão nunca gostava de aparecer limpo mesmo não sendo por banho.

Foi engraçado ver a Bruxa velhinha cair e todos rirem dela, inclusive o Guarda de trânsito, Cascão achar que a grana do Cebolinha era dele também e querer ficar com ela enquanto o Cebolinha estaria no hospício, Cascão gritar tanto após ficar limpo que é ouvido na China, Cebolinha se imaginando cabeludo, absurdos como Cebolinha forte capaz de segurar pedra e dinheiro sumir durante a história, só retornando, sumindo após o pedido do Cascão e poste e paródias de famosos cabeludos, no caso, de John Lennon, Sidney Magal e Fábio Junior. Cebolinha falando sozinho por um tempo o começo da história também foi bom, era bem frequente isso e sempre era engraçado monólogos dos personagens. 

Incorreta hoje em dia por tratar Cebolinha como vilão,  ser taxado pelo Cascão como ladrão que assaltou banco, absurdos como ele carregar pedra e poste sozinho, poste cair no pé dele, Cebolinha aparecer surrado pela Mônica e, principalmente,  no começo ninguém ajudar velhinha atravessar rua, mesmo sendo bruxa, e ainda rirem de ela ter caído e nem ajudarem a levantá-la do chão como uma aula de mau exemplo. Tiveram palavras proibidas nos gibis atuais como "Credo!" e "gozado". 

Depois essa história virou desenho animado só que não seguiu fiel, como a bruxa era uma fada, tiraram parte inicial de ninguém ajudar a velhinha, ela cair e todos darem gargalhada, o Cebolinha quem a ajuda a atravessar a rua, é menos maníaco. Ou seja, tudo que acharam incorreto, corrigiram no desenho.

Os traços ficaram muito caprichados, com destaque a personagens com dentes expostos com mais frequência quando ficavam surpresos, com raiva ou estavam aprontando e a presença  de curvas nos olhos sem serem de fundo branco quando estavam com bastante raiva, que sempre ficavam bem, em 1993 esse recurso já estava menos frequente em relação ao final dos anos 1980 e início dos anos 1990, mas ainda tinha as vezes. Pena as cores mais escuras, cada vez mais tirando os tons pastéis até  o início dos anos 1990. Teve um erro de Cebolinha falar de boca fechada na página 10 do gibi,  erro bem comum na época.  Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos. 

Créditos - Marcos Alves:  https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/04/cebolinha-hq-os-cinco-fios-magicos.html

Charges/Cartuns! ★ N°233.601 a N°233.700