segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Submundo HQ N°3 : "Papinho de Gibi" - Especial do Mês das Crianças....

semi+1.jpg (600×602)
E o "Submundo" apresenta.... Mais uma colaboração especial aqui no blog: Uma matéria sugerida e produzida pelo Bruno ("SEMI") e sob medida pra este mês das crianças (Valeu mesmo, SEMI)!
Os leitores do blog que são pais, tios, irmãos, ou padrinhos de crianças ou mesmo aqueles adultos que curtem HQs pros pequenos, vão aproveitar esta postagem: Pois ainda tem tempo de presentearem a molecada (ou a si próprios, rs) com algumas das dicas desta matéria (e são várias)!

Confiram abaixo (e bom feriadão das crianças pra todos):
semi+12.jpg (479×600)
Na condição de leitor e “comentarista” assíduo do "Submundo HQ", uma das coisas que sinto falta por aqui (talvez a única) é informação sobre quadrinhos voltados para o público infantil. Cresci lendo gibis, e eles foram os responsáveis por eu ter aprendido a ler em tempo recorde. Como tenho uma filha atualmente com 6 anos e cursando a alfabetização, estou intensificando o estímulo a leitura de quadrinhos, pesquisando alternativas aos óbvios Turma da Mônica, Walt Disney, Peanuts, Calvin, Garfield e outros. 
semi+6a.jpg (370×553)
Claro que todos esses clássicos estão disponíveis lá em casa para minha filha ler e sempre serão minhas favoritas (espero que dela também). Mas tive a oportunidade de conhecer outras publicações que agora gostaria de compartilhar com vocês, em pequenos reviews que levam em consideração não apenas a minha opinião, mas também as reações de minha filha. Vamos a elas... 
semi+2a.jpg (677×960)
"Turma da Mônica – Almanaque Historinhas sem Palavras":  Bom, vou começar me contradizendo, afinal eu disse que não ia incluir leituras óbvias. Mas acredito que muitos não conhecem essa publicação, que compila diversas histórias desprovidas de texto. Essa semana mesmo, fomos passear e a baixinha colocou uma das edições na mochila para poder “ler no caminho”. Escrevendo esse texto descobri que a última edição foi a nº 7 e saiu no final de 2014. Cada edição custa cerca de 5 pratas. "Bidu: Caminhos": Apesar da babação de ovo dos sites “especializados”, as Graphic MSP tem algumas edições excelentes e conceitos interessantes. A do Bidu não é minha favorita (“Laços” ocupa o posto), mas para crianças tem dois atrativos: Uma história com cachorrinhos (é claro) e a forma como os animais se comunicam. Pra quem não sabe nas (insuportáveis) histórias solo do Bidu, os animais conversam com objetos e a forma com que os autores trouxeram isso para “Caminhos” usando a ilustração em balões é sensacional. Não que o recurso seja original, mas a maneira como foi colocado em “Caminhos” tornou a leitura mais fluída e divertida e me possibilitou ler a edição “com” a minha filha ao invés de “para” ela. De bônus, tive a surpresa de no dia seguinte ser agraciado com um gibi caseiro usando a mesma técnica de ilustrações nos balões de diálogo. Disponível em capa-dura e cartão!
semi+4.jpg (408×616)
"Batman - Pequena Gotham": Apesar do atrativo de se passar no universo do Batman (que minha filha conhece e gosta), achei as histórias bem bobinhas, pois são fechadas e curtas, sem grande desenvolvimento. A favor pesa a arte muito boa com versões mirins dos personagens e o fato das histórias serem temáticas, o que se mostrou um atrativo para a pequena. Recomendável para os bat-fãs mirins. Eu não gostei mas minha filha sim, e como o foco é no público infantil o registro é válido. Tenho visto em lojas online por 15 pratas. Bom preço considerando o acabamento (capa dura e miolo couché). 

"A Origem dos Guardiões da Galáxia" – Editora Abril: Eu estou citando essa edição pois foi a única dessa coleção que que li. E mesmo não sendo uma história em quadrinhos, achei uma excelente forma de introduzir o Universo Marvel para as crianças, afinal as revistas de linha tem histórias mais adultas e ainda o peso da cronologia para complicar. E os Guardiões da Galáxia tem um diferencial: A dupla Rocky e Groot que esbanja carisma. Foi por causa deles que minha filha quis conhecer o grupo e consequentemente ver o filme. Sem contar que adorou a trilha sonora, o que em tempos de “Anita” e “Michel Teló” é um bônus que não pode ser desconsiderado. Também foram lançadas edições do "Homem-Aranha", "Capitão América", "Hulk" e "X-Men". O preço de capa é 25 pratas. 

"Hora de Aventura Apresenta: Marceline e as Rainhas do Grito": 
Eu confesso que não conhecia NADA sobre “Hora de Aventura” (e nem minha filha). Mas um encadernado de capa dura, com precinho camarada, uma arte bonitinha e estrelada por uma simpática vampirinha roqueira me atraiu... E pelo visto a baixinha também, que adorou. Não é uma leitura rápida, tive que dividir a história em seis episódios (uma história por dia) e toda a noite ela me cobrava para continuar. Sendo assim, recomendo apenas para crianças que já lêem com desenvoltura ou que tem pais com disponibilidade (e saco) para ler. Acabo de encomendar na Saraiva mais um encadernado de “Hora de Aventura” intitulado: “Fionna e Cake”. Tanto “Marceline” como “Fionna & Cake” são facilmente encontradas por menos de 15 pratas.

"Meu Primeiro Maluquinho em Quadrinhos": 
A obra prima de Ziraldo é leitura obrigatória para crianças de todas as idades (incluindo este que vos escreve), mas salvo as tiras publicas nos jornais, acho que nunca li um gibi do Menino Maluquinho e nem sei se ainda são publicados. Descobri essa edição e foi um prato cheio para minha filha, pois são várias histórias com muito pouco texto (quase uma versão “maluquinha” do “Almanaque sem Palavras”). É um dos poucos livros/quadrinhos que temos que ela se arrisca a (re)ler sozinha. Ainda não nos aventuramos em outros quadrinhos do Menino Maluquinho, mas esse certamente é um ótimo começo. Dá para achar facilmente por menos de 20 dinheiros. 

semi+7.jpg (500×743)
"Toon Books – O Ratinho se Veste / Joca e a Caixa": A Companhia das Letras lançou no Brasil alguns livros da série Toon Books, que são quadrinhos curtos para crianças a partir de 3 anos. Adquiri os dois primeiros volumes “O Ratinho se Veste” de Jeff Smith (“Bone” e “Shazam: Sociedade dos Monstros”) e “Joca e a Caixa” de Art Spielgman (“Maus”). São bonitinhas, engraçadinhas, só que mais adequadas para crianças menores. Essas eu descobri um pouco tarde demais. Lemos uma vez e ela não se interessou mais. Os dois volumes podem ser achados por 15 a 20 reais. Outros dois livros da coleção foram lançados: “Beto e Bia em: de Mentirinha” e “Beto e Bia em: Não Pode Não”. Os livros são separados por selos indicando faixa etária e nível de leitura. “O Ratinho se Veste” e “Joca e a Caixa” são Nível 1 (3+). Os dois de “Beto e Bia” são Nível 2 (4+). Não vou entrar no mérito do nível de leitura pois não saberia qual a correspondência com o nosso método.

"Vader e Filho / A Princesinha de Vader": 
Ano passado eu comprei para mim “A Princesinha de Vader” em inglês e mostrei despretensiosamente para minha filha, afinal ela já tinha demonstrado curiosidade sobre quem era aquele boneco preto com uma espada luminosa que o pai tinha no quarto. Perdi o livro e ganhei uma filha fã de Star Wars. Os dois livros mostram de forma hilariante as tentativas de Darth Vader de cuidar de seus filhos, misturando o cotidiano da paternidade com uma avalanche de referências aos filmes, como por exemplo, usar a força para convencer Luke que Jar Jar Binks “não é o boneco que você está procurando” ou congelar Han Solo por ele ter beijado a Princesa Leia. Esses dois livros foram lançados pela Editora Aleph. Inclusive foram recomprados por mim para estimular a minha filha ler sozinha. Mas existem outros dois volumes ainda inéditos por aqui: “Goodnight Darth Vader”, que é uma poesia de ninar no Universo Star Wars (e que me obrigou a usar de muita criatividade na tradução em tempo real para fazer as rimas) e “Darth Vader & Friends” que eu ainda não li e agora vou esperar lançar em português. Enfim, leitura obrigatória para os fãs de Star Wars que exercem a paternidade além de ser uma ótima forma de iniciar os filhos nos caminhos da Força. Ah sim! O autor Jeffrey Brown também lançou outra série chamada “Academia Jedi”cujo primeiro volume acabou de ser lançado pela Aleph (e deve estar chegando lá em casa nos próximos dias). “Academia Jedi” custa torno de 20 pratas. Vader e Filho/Princesinha de Vader é possível achar por um pouquinho menos.  

semi+3.jpg (524×750)
Menções Honrosas: Como escrevi no início, o critério para elaboração da lista foram histórias que eu li com a minha filha. Mas tem algumas histórias que eu ainda pretendo ler para ela um dia e não poderiam ficar de fora de uma lista de quadrinhos infantis. "As Aventuras de Tintim" -Minha filha até conhece o personagem, só que (ainda) não se interessou muito. Mas eu descobri Tintim com 7 anos e posso dizer que foi a minha leitura favorita durante muito tempo e abriu meus olhos para um mundo de quadrinhos que ia além das bancas de jornal. A partir do ano que vem, quando os amiguinhos da minha filha estiverem alfabetizados, toda festa de aniversário ela vai levar de presente uma edição de “As Aventuras de Tintim”. Não tem como deixar de constar numa lista de recomendações de quadrinhos infantis. A Companhia das Letras relançou todos os 24 volumes da coleção e os mantém em catálogo. Custa em torno de 30 dinheiros cada. 
semi+11.jpg (425×648)
"Pequenos Guardiões": Essa coleção eu comprei quando minha filha era um feto e só fui ler recentemente. Fiquei com a impressão de um “Game of Thrones” infanto-juvenil, pela temática medieval e a trama repletas de lutas, intrigas, traição e morte (sexo felizmente nesse caso ficou de fora). Inclusive o último quadrinho me levou a crer que as semelhanças não foram por acaso. De qualquer maneira, é uma obra voltada para as crianças mais velhas. Aqui a Conrad lançou os primeiros 6 volumes, que deveriam sair encadernados numa edição única (parece que isso aconteceu, mas numa tiragem limitadíssima) pois formam uma história fechada. No exterior tivemos outras histórias e até um livro de RPG temático que eu duvido que apareça por aqui. O preço de capa para cada edição da Conrad é de R$ 15, mas procurando dá para achar pela metade disso. 

Neil Gaiman para Crianças: 
Descobri recentemente que o autor de Sandman é um prolífico escritor infantil. Mas sua única obra que ganhou uma versão em quadrinhos (e também um premiado filme de animação) foi “Coraline”. Esse eu li sozinho, achei excelente, mas tem alguns elementos que considero assustadores para uma criança de 6 anos. Até o DVD do filme segurei um pouco. Mas para não deixar de dar uma dica, minha filha adora “O Dia de Chu”, que posso definir como um conto de suspense para crianças. Mesmo sabendo as “consequências terríveis” do espirro do personagem, ela não se cansa de pedir para eu reler a história. “Os Lobos Dentro da Parede” também é muito bom, mas minha filha folheou e ainda não me deixou ler pra ela. Acho que ficou um pouco assustada com os desenhos de Dave McKean (rs).  

semi+8.jpg (700×480)
Livros com Miniaturas: Como miniaturas estão sempre em evidência no blog, eu não poderia deixar passar em branco essa série de livros. Alguns foram lançados pela editora Vale das Letras com o nome “Livro em Ação”, mas o que eu tenho visto são edições da Melhoramentos, principalmente com personagens Disney e Nickelodeon. O padrão é o mesmo, livro com poucas páginas e um playmat com 12 miniaturas coloridas. Alguns dos personagens que já vi: Operação Big Hero, Frozen, Jake e os Piratas, Carros, Aviões, Como Treinar Seu Dragão, Doutora Brinquedos, Tartarugas Ninja, Dora a Aventureira, Bob Esponja, Tinkerbell (Sininho para os íntimos), Casa do Mickey, Princesas Disney, My Little Pony, Divertida Mente, Toy Story, Monstros S.A., Princesinha Sofia e claro, super-heróis como Batman, Homem-Aranha, Liga da Justiça e Vingadores. 

PS: Clássicos da Literatura – Del Prado: Essa coleção foi um “Presente Homer” que comprei pra minha filha (rs). Nem sei se ela vai se interessar, mas tem vários clássicos que considero obrigatórios para crianças e adolescentes. O 1º saiu pelo valor de um salgadinho. Não tem desculpa para não ter pelo menos “A Ilha do Tesouro”!
sub.png (599×495)
Créditos;) Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2015/10/papinho-de-gibi-especial-dia-das.html
Bienal+13.jpg (555×800)

Charge N°41016!

chargedodia03.jpg (567×412)

Charge N°41015!

chargedodia05.jpg (567×412)

Tiras N°6974 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

CPeaq1gWwAAGvJf.png (597×181)
CP32_5yWEAABs2T.png (599×180)
COv0Wt_WcAAhmkl.png (600×183)
CPETpJdW8AAJL8G.jpg (598×181)
12143267_717998038331663_3259258717336992349_n.jpg (720×603)
Os anos podem passar... mas o encanto da infância, jamais 💚 
Feliz #DiadasCrianças para as crianças de todas as idades!

Charge N°41014!

chargedodia06.jpg (567×412)

Charge N°41013!

chargedodia04.jpg (567×412)

Ria...Se Puder N°4642 : DISNEY - Nostalgia!

Charge N°41012!

chargedodia01.jpg (567×412)

Tiras N°6973 : SNOOPY - Charles Schulz!

snoopy1959-05-151.gif (600×137)
peanuts241.jpg (600×136)
snoopy_swimming_pool.gif (640×131)
peanuts132.jpg (600×137)
12096633_1615296418732634_5671615316547541561_n.png (720×720)
Dia de brincar, comemorar e acreditar que tudo é possível! Feliz Dia das Crianças!

Charge N°41011!

chargedodia02.jpg (567×412)

Arquivos Turma da Mônica N°367 - Propagandas anunciando brinquedos (Parte 1)!

MN_7.jpg (473×730)
Propaganda tirada de 'Mônica Nº 7' (Ed. Abril, 1970)
No mês das crianças, começo uma nova série mostrando propagandas da Turma da Mônica publicadas nos gibis, dessa vez anunciando os brinquedos lançados. Foram muitos brinquedos anunciados ao longo dos anos e mostrarei as principais propagandas de todas as épocas que marcaram gerações. Como foram muitas, colocarei as que encontrei na minha coleção ou na internet e que achei mais interessantes, nem que seja só por causa da ilustração de fundo. Nessa 1ª parte mostro os anúncios de brinquedos publicados nos gibis da Editora Abril entre 1970 a 1981.


O primeiro anúncio de brinquedo publicado em gibis foi em 1970 da clássica boneca da Mônica, da "Trol", a primeira boneca da Mônica a ser lançada. Em formato grande, o anúncio mostra uma menina ao lado da boneca e destaca, entre outras coisas, que a boneca tem cores vivas, é inquebrável e que aguenta enfrentar até o irmãozinho mais novo.

Logo depois a "Trol" lançou outros bonecos semelhantes do Cebolinha e do Jotalhão nesse mesmo estilo. Com detalhe que o Cebolinha tinha camisa amarela e bermuda vermelha, diferente da sua tradicional camisa verde e bermuda preta. Para anunciar a novidade, fizeram uma nova propaganda em 1972, reunindo os 3 bonecos com destaque da palavra "chacrinha", muito comum nos anos 70, que significa bagunça.
Monica31EdAbril++%2853%29.jpg (456×730)
Propaganda tirada de 'Mônica Nº 31' (Ed. Abril, 1972)
Em 1978, a "Estrela" lançou a coleção de brinquedos do Pelezinho. Com o sucesso do personagem na sua revista, lançaram vários brinquedos como bola, boneco, quebra-cabeça, quadro negro, entre outros. A propaganda mostra como se os brinquedos fosse um filme em cartaz, dizendo que os brinquedos estão em exibição nas lojas de brinquedos de todo o Brasil, no lugar de cinema.
_PLZ_10.jpg (487×730)
Propaganda tirada de 'Pelezinho Nº 10' (Ed. Abril, 1978)
Em 1979, fizeram um novo anúncio mostrando esses brinquedos da "Estrela", dessa vez com uma ilustração do Pelezinho ao fundo, na sua fase superfofinha que predominava na época e com uma foto do Mauricio de Sousa, do presidente da "Estrela" e do Pelé examinando os brinquedos que seriam comercializados. Raríssima.
_PLZ_22.jpg (487×730)
Propaganda tirada de 'Pelezinho Nº 22' (Ed. Abril, 1978)
A "Estrela" lançou em 1979 os moldes da Turma da Mônica, que permitia as crianças a produzirem seus bonecos da Turma da Mônica. A criança colocava o gesso no molde e quando tirava já tinha o molde do boneco, que era só pintar com tinta e virava um boneco de verdade criado pela própria criança. Bem interessante. No rodapé do anúncio mostrou como ficava os bonecos da Mônica e do Cascão feitos com esses moldes.
_CB_79.jpg (466×730)
Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 79' (Ed. Abril, 1979)

O Cine-Show da Turma da Mônica da "Estrela" teve uma propaganda em 1979. Era um brinquedo muito comum nos anos 70, que era uma série de frames com os personagens que juntos formavam um filminho com a Turma da Mônica. Teve também uma versão com o Pelezinho, mostrado anteriormente. No rodapé desse anúncio mostrava também para conferir também a bola da Mônica e um boneco do Bidu, lançados pela "Estrela" na mesma época.
_CB_83_%281%29.jpg (468×730)
Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 83' (Ed. Abril, 1979)
Em 1981 teve o anúncio dos carimbos da Turma da Mônica, da "Carbrink". Tinham 4 versões diferentes: Turma da Mônica, Turma do Chico bento, Turma da Mata e Romeu e Julieta, fazendo alusão à história em quadrinhos. 
_CB_83_%282%29.jpg (466×730)
Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 83' (Ed. Abril, 1979)
E já mostrando que podia ser comprado também na "Lojinha da Mônica", que havia sido lançada há pouco tempo em São Paulo (ainda sem filiais em outros estados). Mesmo sendo anunciado em gibis de 1981, esses carimbos devem ter sido lançado no final dos anos 70, visto que a história "Turma da Mônica no mundo de Romeu e Julieta" foi publicada em 1978.
_MN_138.jpg (509×730)
Propaganda tirada de 'Mônica Nº 138' (Ed. Abril, 1981)
Sem dúvida são propagandas muito legais que valem a pena conferir. Cada um vai ter a sua nostalgia com os brinquedos que tiveram. As que mostrei nessa postagem são muito raras, inclusive. A série continua e em breve posto novas propagandas anunciando brinquedos com a Turma da Mônica.
mauricio80anos.png (713×227)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/10/propagandas-anunciando-brinquedos-parte-1.html

Charge N°41010!

cartumdodia2.jpg (567×412)

Tiras N°6972 : MARCO e seus Amigos - Tako X!

12122704_10154009854395839_6987587313766183291_n.jpg (720×489)
12106806_10154014983750839_7907568095571970820_n.jpg (720×508)

Charge N°41009!

cartumdodia.jpg (567×412)