terça-feira, 21 de março de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.138 - Mônica: HQ "Aniversário Macabro"

Capa de 'Mônica Nº 99' (Ed. Globo, 1995)

Dia 21 de março é o aniversário da Mônica e em homenagem,  mostro história em que ela e a vampira Pira tiveram convites de aniversário trocados fazendo a turminha passar sufoco. Com 20 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 99' (Ed. Globo, 1995).

Escrita por Rosana Munhoz, começa com Dona Luísa na gráfica com a Mônica para mandarem fazer os convites para a festa de aniversário da Mônica. O atendente Eudésio garante que ficam prontos no dia seguinte.

Depois que elas vão embora, vai entregar o serviço para o Amadeu, que reclama que já tem vários pedidos urgentes pra fazer. Eudésio diz que tem que encaixar e ainda o pedido do cliente esquisito e ele é pago para trabalhar e não reclamar. Amadeu trabalha hora extra até tarde da noite e comenta que um dia ainda vai errar algum texto.

No dia seguinte, Dona Luísa vai buscar os convites e em seguida o cliente misterioso esquisito. Em casa, Dona Luísa conta para a Mônica que ela tem que escrever os nomes de cada convidado na frente de cada convite e entregar para eles. Cebolinha e Cascão recebem os convites e acham que Mônica quer fazer algo diferente naquele ano e Cebolinha diz que vai preparar uma surpresa para Mônica pelo ano de surras que ela lhe deu.

No dia da festa, Mônica fica preocupada se ninguém vier, Dona Luísa tranquiliza que eles irão e em seguida toca a campainha. Mônica vai atender a porta, pensando que era a Magali e vê que era Bruxa Magaléia, que pergunta quem é a aniversariante. Em seguida, aparecem outros convidados, todos monstros mirins, que também perguntam pela aniversariante e quem era a esquisitona que atendeu e pensam que a Mônica se fantasiou para festa ficar divertida e Mônica pensa que a turma se fantasiou.

Depois, os convidados entregam os presentes e eram aranha, sapo e minhoca e Mônica desmaia. Os pais tentam reanimar a filha e Seu Sousa acham os convidados estranhos e fala para eles comerem alguma coisa. Eles acham um nojo bolo, doces e sanduíches e não vão comer porcarias. Monstro Blorg gosta de comer os copinhos de papel e os outros comem também. Seu Sousa se espanta que são esquisitos demais e quando vai atender a porta, eram outros convidados monstruosos, se assustando mais.

Enquanto isso, Cebolinha e Cascão estão indo a Rua das Trevas, pensando que o aniversário da Mônica era lá e veem um casarão mal assombrado. Eles vão até lá e são atendidos por um vampiro. Os meninos fogem assustados, mas o vampiro os levam para o casarão como morcego, avisando a sua filha que os convidados chegaram e a vampirinha Pira diz que não os conhece. Cebolinha pensa que era a Mônica fantasiada, Pira se apresenta e cebolinha diz que ela está é pirada, peruca não engana.

Cascão desconfia da decoração, aparecem os outros convidados da turminha, pensam também que era a Mônica e a Pira entra no jogo deles, fingindo ser a Mônica. A turma entrega os presenta e Pira acha meias, perfumes e brinquinhos porcarias. Cebolinha entrega o seu presente, acha que ela iria fugir correndo, mas Pira adorou a lagartixa viva, diz que foi o presente mais lindo que ganhou, adora largatixa andando geladinha nela e beija o Cebolinha.

Magali pergunta o que tem de comer, Pira mostra bolo de teia de aranha, minhocas fritas, gelatina de baba de sapo e sangue para beber. A turma fica enjoada só de ver e até Magali perde a fome. cebolinha diz, ainda achando que era a Mônica, que a brincadeira foi longe demais. O pai da Pira acha que eles são crianças mortais, Pira acha que são seus amigos disfarçados, tenta irar máscara do Cascão, que por sua vez tenta tirar a peruca dela e descobrem ao mesmo tempo que não são quem eles pensavam. Pira fica uma fera por terem estragado aniversário dela e quer morder pescoço de todos eles.

Já na casa da Mônica, ela acorda do desmaio e pergunta onde está. Seu Souza diz que num terremoto e melhor ela desmaiar de novo. Os monstros estão destruindo a sala e Mônica reconhece que não são seus amigos. Seu Sousa confere um convite e descobre que colocaram endereço errado neles e ao mesmo tempo o Vampiro também descobre a troca dos convites e avisa a filha que os amigos dela estão em outra festa e vão até lá buscá-los.

Seu Sousa manda os monstros saírem de lá quando aparece o vampiro e Seu Sousa desmaia. Vampiro diz que veio devolver os convidados da Mônica e Pira, buscar os convidados dela. Todos comemoram a volta dos seus amigos e Vampiro sugere fazer as duas festas na casa da Mônica por já estarem lá. Ele pede pizzas de muçarela e de asas de morcego com pernas de sapo.

Todos cantam Parabéns para as duas e depois os vampiros e monstros vão embora. Magali e Cascão falam que os presentes dela ficaram na casa do vampiro, Mônica diz que não tem problema, importante é a presença deles. Cebolinha vê lagartixa no chão e dá de presente para a Mônica, mas ela não se assusta, agradece, o beija, dizendo que depois de tudo que passou hoje, nada mais a assusta.

História muito boa em que convites das festas de aniversário da Mônica e da Pira tealizadas no mesmo dia foram trocados pela gráfica causando muitas confusões.  Cada turma de convidados foram pra casa de outro aniversariante pensando que iam fazer algo diferente.  Família da Mônica se espanta com os monstros mirins e a turminha se assusta com os vampiros. Descoberta a troca dos convites, tudo acaba bem, todos comemoram aniversários juntos e Mônica não se assusta mais nem com lagartixa.

A troca de convites como culpa do Amadeu da gráfica que ficou atarefado de serviço noite adentro. Sendo que também culpa da falta de atenção da mãe da Mônica que podia ter conferido por dentro do convite se estava tudo certo antes da filha enviar para os amiguinhos, o mesmo para o pai da Pira ter conferido antes. Se tivessem visto pelo menos um convite por dentro, iam descobrir a confusão na impressão.

Foi divertido ver os monstros mirins na casa da Mônica, acharem nojo as guloseimas da festa, a turma no casarão dos vampiros e também acharem nojo as comidas da festa da Pira, todos acharem que eram seus amigos fantasiados. A Bruxinha Magaléia foi a melhor. Capaz da Turma do Penadinho conhecerem todos. A vampira Pira, seu pai e os monstros mirins apareceram só nessa história, sendo que a Bruxa Magaléia reapareceu depois em gibi da Magali da Editora Panini.

Legal também o mistério inicial de quem era o cliente misterioso que foi fazer os convites na gráfica e o Cebolinha não perder oportunidadede aprontar com a Mônicanem no aniversário dela, para azar dele, deu errado o seu plano como sempre. 

Curioso tanta gente fazendo aniversário no bairro do Limoeiro em datas próximas a da Mônica a ponto da gráfica estar atolada de serviços.  Engraçada a frase do patrão falando ao Amadeu que ele é pago pra trabalhar, não pra reclamar, errado não estava. E também a fala do Seu Sousa de  era a Mônica desmaiar de novo para poupá-la de ver os monstros destruindo a casa.

Número da casa onde Mônica mora nunca foi oficial. Nessa história morou no N° 32, mas já mostraram outros endereços em outras histórias.  Na Rua das Trevas, preferiu colocar N°1313 já que dá ideia de Sexta Feira 13, de terror. Considerada grande para a época, mas com Rosana não ficava cansativa histórias assim de 20 páginas ou um pouco mais, nem percebia que era grande de tão envolvente que era. Detalhe da câmera fotográfica antiga de filme da Dona Luísa, hoje mudariam cena com ela tirando foto com smartphone.

Tiveram vários erros de colorização como Pira com língua branca na página 13 da revista, Magali com vestido vermelho e Pira com perna de cor de pele em vez de amarelo na página 14, Magali com língua branca, Franjinha com camisa verde e cabelo da cor de pele na página 16 quando estava vomitando na janela e como estava de cabeça para fora deu impressão que tinha dois Cebolinhas na cena, Blorg com camisa branca na página 19 e Cebolinha com olhos com fundo branco enquanto estavam fechados e Magali com língua branca na página 21. Eram comuns erros de cores assim na Globo, sendo que nessa foram bastante. E também erros de desenho da gravata do Cebolinha sumir a partir da página 15, mas reaparece quando volta para casa da Mônica a partir da página 20 e a Dona Luísa aparecer sem lábios com batom em alguns momentos.

Os traços ficaram bons típicos dos anos 1990 no estilo de personagens com espaço maior da língua na boca para dar ideia de humor.  A ideia central poderiam fazer atualmente, mas tem elementos incorretos como trabalho excessivo do Amadeu, crianças irem para longe sozinhas a um casarão mal assombrado, monstros comendo copinhos de papel, ter comidas com teias de aranha, minhocas, sapos,  e sangue na festa da Pira, personagens vomitando e tentativa da Pira de morder pescoço do Cascão. Como palavras proibidas como "Credo!" e as derivadas de "gozar", sentido de zoar, já que dão duplo sentido, então, as partes que falam gozado e que está com gozação não colocariam hoje em dia.  E Cebolinha não pensa mais trocando "R" pelo "L", colocam agora ele pensando certo para ficar igual quem tem dislalia na vida real.

Essa história depois virou desenho animado recente só que ficou bem diferente comparado a essa história em quadrinhos de 1995. A animação já começa com Cebolinha e Cascão recebendo os convites da festa, tirando toda a parte inicial, inclusive Mônica recebendo os monstros na sua casa, a justificativa da troca de convites foi por causa do Louco como carteiro entregando em endereços errados, a Pira apareceu como uma sósia da Mônica só que como vampira, Cascão com medo de chuva e trovão como motivo para entrar no castelo do vampiro, cena que não tinha nos quadrinhos. Ou seja, amenizaram tudo que acharam pesado na história em quadrinhos.  Acho melhor quando os desenhos seguem fiéis aos roteiros dos quadrinhos e poucas adaptações. 

Em relação a capa da revista, na Editora Globo nem sempre faziam referência à história de abertura de aniversário  deixando no lugar piadinhas normais, seja de aniversário ou comuns. Nessa capa, indiretamente nascimento dela não deixa de ser aniversário, mas não com alusão à história de abertura. Neste ano de 2023 fica sendo especial para a Mônica por estar completando 60 anos de criação,  que marcou o início de uma nova fase e da grande trajetória da MSP desde então. 

FELIZ ANIVERSÁRIO,  MÔNICA!!! 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/03/monica-hq-aniversario-macabro.html

Charges/Cartuns! ★ N°230.701 a N°230.800