domingo, 4 de agosto de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°729 : Cascão - HQ "Por que chove?"

Mostro uma história em que o Cascão conseguiu parar de chover na Terra escrevendo uma carta para São Pedro. Com 8 páginas, foi história de abertura de 'Cascão Nº 9' (Ed. Globo, 1987).

Nela, Cascão e Cebolinha estão brincando de bolinha de gude, quando ouvem um trovão e Cascão corre em disparada para casa e se esconde debaixo da cama. A mãe do Cascão estranha a rapidez do filho chegar em casa e pergunta o que ele faz debaixo da cama. Ele diz que foi por causa do trovão e Dona Lurdinha fala para não ter medo, que é só o São Pedro arrastando os móveis da casa dele, fazendo esse barulhão ao trocar os móveis de lugar, e a chuva é porque lava o assoalho.
Cascão acha um exagero e resolve escrever uma carta para o São Pedro contando que os móveis estão bem colocados e não precisa mudar de lugar e que é o assoalho já está superlimpo e dá opção de parar de lavar ou forrar as nuvens porque está vazando água lá embaixo. A chuva passa e Cascão coloca a carta no depósito dos correios. Franjinha passa na hora, estranhando que Cascão saiu de casa logo após a chuva e ele explica  a situação.
Depois de contado, Franjinha ri e diz que a mãe dele estava brincando e não é São Pedro que faz chover. Conta que barulho do trovão é quando duas nuvens cúmulos carregadas de água se trombam, sai uma faísca, que é o relâmpago,  e o barulho vem depois. Cascão acha o cúmulo, que tinham que colocar placas de sinalização no céu e Franjinha diz que não adianta porque as nuvens são inanimadas. Já a chuva é porque as nuvens carregadas não aguentam mais o peso e deixam cair a água. Cascão diz que gostou mais da história da mãe e que a carta vai dar resultado.
Assim, os dias passam e nada de chuva, no início o pessoal gostou, mas depois de 2 meses passou o nível da represa abaixar, ter racionamento de água, plantações secando, animais definhando e calor aumentando. Cascão está adorando, pois não precisa mais se preocupar com chuva. Enquanto isso, os pais olham o noticiário da TV falando da seca e que os cientistas estavam tentando descobrir a causa e a solução para a seca, como um cientista falar que deve fazer um furo na atmosfera porque é a poluição densa que está impedindo a passagem de chuva, enquanto que outro fala que são partículas cósmicas que estão impedindo e devem mandar um foguete e assim os dois brigam ao vivo.
Cascão fala que está acontecendo porque ele mandou uma carta para o São Pedro pra parar de arrastar os móveis e os pais falam que estão falando coisa séria e para ele brincar lá fora. Ele vai no laboratório do Franjinha que não quer papo pois estava fazendo um preparado químico para poder chover. Cascão diz que o causador foi ele que escreveu carta para o São Pedro e Franjinha diz que é lenda e pra deixar ele trabalhar.
Cascão volta para casa, no caminho vê passarinhos com calor e sede e planta morrendo no vaso e percebe que não pode ser egoísta, viu que a situação estava piorando e ele já estava acostumado a fugir da chuva. Então, ele escreve outra carta par ao São Pedro para voltar a arrastar os móveis e lavar o assoalho, só não deixando cair água em cima dele e vai na caixinha dos correios depositar a carta.

Depois de 2 dias, volta a chover e todos comemoram. Os pais falam que os cientistas acertaram e Cascão diz que foi porque escreveu carta para o São Pedro. No final, é mostrado que São Pedro estava arrumando os móveis, perguntando para o Anjo Gabriel onde coloca a cadeira, enquanto o Anjo Gabriel está deixando cair água para fora da nuvem, confirmando que foram as cartas do Cascão que fez parar e voltar a chover.
Essa história é muito legal, mostra de uma forma divertida por que chove na Terra, além de mostrar a importância da chuva no meio ambiente, o impacto que causaria se não chovesse. Tudo de forma leve e com humor sem ficar piegas.  O Cascão ficou contente sem chover por 2 meses, mas vendo que estava sendo egoísta ao ver o sofrimento dos seus amigos e de todo o planeta, resolveu voltar atrás e pedir para São Pedro voltar a chover arrastando móveis e limpando assoalho. 

Cascão levou a sério o que sua mãe disse sobre a chuva por conta da sua inocência. Coincidiu a carta que enviou com a falta de chuva e ficava a dúvida se foi realmente por causa da carta ou não. Na verdade, o real motivo de chover e trovejar foi o que o Franjinha falou, mas para dar graça na história, acabou  roteirista prevalecendo a fantasia da história e colocar a versão do São Pedro como o motivo de chover. Hoje em dia, seria capaz mudarem o final para que não fique ensinando errado às crianças sobre o motivo da chuva ou colocariam um aviso contando a causa verdadeira.
Engraçado ver o Cascão correndo direto para casa no início da história, só ao ouvir o trovão. Quando ele tinha muito medo de se molhar e pra escapar do banho, era capaz de tudo, até ser mais veloz que o "The Flash". Legal também cascão falar que tinham que colocar sinalização no Céu, o trocadilho de cúmulo de nuvem com cúmulo de absurdo quando Cascão soube da versão do Franjinha e o absurdo uma carta chegar ao São Pedro no Céu, mas que também pode ser interpretado como uma oração enquanto ele escrevia a carta.

Os traços ficaram muito lindos assim, os personagens bem fofinhos. Chama a atenção os ângulos diferentes dos personagens, como aparecer de lado e de costas, por exemplo, colocaram um lenço no cabelo da Dona Lurdinha e interessante também que o pai do Cascão, Seu Antenor, apareceu com sujeirinhas no rosto, lembrando de quando ele foi criado, em que os pais do Cascão tinham sujeirinhas que nem o filho. Desde início de 1983 já haviam tirado as sujeirinhas do rosto deles e nessa história teve a volta com o pai do Cascão. Tudo indica que roteiro e desenhos seja da Rosana Munhoz, já que ela adorava histórias envolvendo fantasia e imaginação e os desenhos são bem parecidos como ela fazia.
Sobre a capa dessa edição, bem legal o logotipo da Globo virar bola de futebol do Cascão, saudando a ida à nova editora.  Mereceria ser capa "Nº 1", mas como os gibis tem antecedência para estarem prontos, as edições "Nº 1" de 1987 já estavam prontas em 1986. Se tivessem continuado na Editora Abril em 1987, as capas dos primeiros números seriam as mesmas. Pelo visto essa edição "Nº 9" foi a primeira que foi feita realmente em 1987 e, assim, essa homenagem à Editora Globo na capa só nesse número.

Tiras N°11767 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 A campanha tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o cuidado constante com a saúde, por meio de medidas que possam prevenir não só o câncer, mas também outras doenças. A informação é a melhor maneira para a prevenção. Cuide-se!

Tiras N°11766 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°11765 : MIX do BLOG nº118 - Especial do blog!

Tiras N°11764 : O Menino Maluquinho - Ziraldo!

Ria...Se Puder N°6054 - o jocquin na sua primeira refeição...

Tiras N°11763 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

Tiras N°11762 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°11761 : GARFIELD & A SUA TURMA - Jim Davis!

Tiras N°11760 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Charges/Cartuns N°76604!

Charges/Cartuns N°76603!

Charges/Cartuns N°76602!

Charges/Cartuns N°76601!

Charges/Cartuns Especial N°76.600!

Charges/Cartuns N°76599!

Charges/Cartuns N°76598!

Charges/Cartuns N°76597!

Charges/Cartuns N°76596!