sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Arquivos Turma da Mônica N°82 - As Tiras Clássicas da Turma da Mônica!

TRC-capas.JPG (982×550)
"As Tiras Clássicas da Turma da Mônica" é uma coleção da Editora Panini, lançada em 2007, que compila as tiras da turma que saíram no jornal "Folha de são Paulo" em ordem cronológica, desde os primórdios dos anos 60. Até agora foram lançados 7 volumes e nessa postagem vou falar um pouco dessa coleção.

Cada volume tem formato quadrado 21 X 21 cm, capa cartonada, papel de miolo offset e 132 páginas no total, com 3 tirinhas em preto e branco por página, na horizontal, totalizando 360 tiras no total. São vendidos em livrarias e bancas especializadas, custando R$ 19,80 cada. As capas são retiradas de imagens de várias tirinhas publicadas na respectiva edição e, com isso, o público pode saber os traços que prevalecem em cada volume.
TRC-1-4.JPG (769×730)
Volumes nº 1 ao nº 4
Todos começam com uma introdução com um convidado falando sobre a publicação (com um destaque desse texto na contracapa). No final de cada volume, aparece a seção "Notas", mostrando, em 2 páginas, curiosidades e explicações sobre as tiras para que possa entender as piadas "datadas" e, logicamente, aproveitar para dizer que hoje os personagens não agem daquela forma incorreta.

Ao comprar esses livros, o leitor tem a oportunidade de acompanhar o nascimento de vários personagens, a evolução dos traços e piadas abordando as características dos personagens, trocadilhos e metalinguagens. Em uma época que os personagens falavam com boca fechada, é interessante também nessa coleção acompanhar o que acontecia no Brasil e no mundo nos anos 60 e 70, já que mostram também piadas com os acontecimentos nos aspectos sociais, culturais, financeiros e políticos, só que protagonizadas por crianças.
TRC-5-7.JPG (726×730)
Volumes nº 5 ao nº 7
As tiras de todos os volumes são as originais com o título do Cebolinha, daí ele protagonizar a maioria delas. Eles procuraram colocar todas que foram publicadas nos jornais, exceto as que foram perdidas com o tempo. Em relação a alteração, foram poucas, sendo mais o Cebolinha falando certo nos pensamentos e isso mais nos últimos volumes, além de, logicamente, não seguir a ortografia da época, como "êle", "êsse", côr", etc (eles seguem a ortografia atual). E omitem também a numeração das tiras, exceto quando a piada é a própria numeração, como a tira nº 1000 e a nº 1111. 
TRC.JPG (795×730)
Contracapa do volume nº 3
A seguir, faço um levantamento de como foi cada volume individualmente lançado até agora: 

Volume 1:

Foi lançado em 2007 e reúnem tiras de 1962 a 1964. Apesar de prevalecer tiras "Cebolinha" a partir de 1962, a primeira página mostra tiras do Bidu de 1960 e 1961 que tinham as primeiras aparições do Cebolinha, pois, afinal, o Cebolinha nasceu das tiras do Bidu.

A grande maioria das tiras são protagonizadas pelo Cebolinha. Como as tiras dos jornais levavam seu nome, nada mais natural que aconteça isso. Nesse volume, tudo é novidade e os fãs presenciam as primeiras aparições de todos os personagens, inclusive os principais, como a Mônica, Cascão e Magali, além das estreias do Xaveco (ainda cescrito com "CH"), do Anjinho, como um anjo que que foi parar na Terra por uns tempos como castigo porque fazia travessuras no céu e até do Penadinho, que contracenava com o Cebolinha, ainda com o nome de "Fantasminha".
TRCL-0.JPG (909×300)
Uma tirinha publicada no volume 1
Também tivemos estreias de personagens que ficaram esquecidos com o tempo e que a maioria estão no limbo hoje, como o Garotão, Bernardão, Leonardo, Mingão, Totó e Teveluisão. Desses personagens, só o Teveluisão vingou um pouco mais e pretendo falar um pouco melhor de cada um futuramente na seção "Personagens esquecidos".

Algumas tiras são seriadas que, juntas, formam historinhas, ou simplesmente eles retomam ao assunto da tira anterior. Em relação aos acontecimentos da época, o público acompanha piadas sobre a péssima eficiência dos correios, enchentes, governador de São Paulo, etc. De curiosidades, nessa época o Cascão torcia para o Santos e ainda tem a famosa tira de 1964 em que o Cascão tomou banho para agradar a sua mãe no "Dia das Mães".
TRCL-1.JPG (936×249)
Uma tirinha publicada no volume 1
Volume 2:

Foi lançado em 2008 e reúnem tiras de 1964 a 1966. O Cebolinha aparece oficialmente com 5 fios de cabelo e também possui algumas tiras com continuação, formando historinhas. 

Algumas tiras são protagonizadas pela Mônica, Cascão e Bernardão. os personagens secundários que hoje estão no limbo do esquecimento continuam nessa edição, menos o Penadinho, que já estaria protagonizando tiras próprias nos jornais.

Nesse volume fazem piadas do Brasil com 22 estados, conflitos no Vietnã, com a Jovem Guarda, música "Deixa isso pra lá" de Jair Rodrigues, e até com novelas da TV Tupi. Ou seja, tudo que estava acontecendo na época.
TRCL-2.JPG (871×300)
Uma tirinha publicada no volume 2
Volume 3:

Foi lançado em 2008 e reúnem tiras entre 1966 e 1967. O que marca nessa edição são as tiras seriadas formando histórias. Com isso, temos uma sequência de 24 tiras do "O Soro da invisibilidade", que anos mais tarde se tornaria uma história do gibi Mônica # 1 (Ed. Abril, 1970).

Além disso, temos quase 30 páginas só com tiras do Salsinha, irmão do Cebolinha, mostrando desde a gravidez da Dona Cebola até o seu primeiro ano de vida. Sim, o Cebolinha já teve um irmão e o seu nome foi escolhido pelos leitores do jornal que publica as tirinhas. E ficou no limbo do esquecimento, com a Maria Cebolinha se tornando a sua única irmã. Boa parte das tiras foram adaptadas anos mais tarde e formaram a história "O irmãozinho", de Mônica # 26 (Ed. Abril, 1972).

O livro ainda tem piadas com referências a ditadura militar, governo e trânsito caótico de São Paulo, etc. E a edição não há mais a presença dos personagens Bernardão, Mingão, Garotão e outros, ficando, então, de vez no limbo do esquecimento, com exceção do Garotão (ainda). 
TRCL-3.JPG (1037×350)
Uma tirinha publicada no volume 3
Volume 4:

Foi lançado em 2009 e reúnem tiras de 1967 e 1968. Há tiras seriadas que, anos mais tarde, originaram as histórias "Quem bate?" (Mônica # 5 - Ed. Abril, 1970) e "A língua do Cebolinha" (Mônica # 7 - Ed. Abril, 1970) 

Foi a edição que mais marcou pelos retratos do Brasil "sessentista". O público encontra, então, os personagens discutindo sobre Tropicalismo (Gilberto Gil/ Caetano Veloso), super-heróis, anúncios da televisão, Guerra do Vietnã, previsão meteorológica, além das gírias da época.

A partir desse volume, há mais frequência da Mônica, Cascão e Anjinho protagonizando tiras. Ainda há presença do irmão Salsinha. Curiosamente, os personagens frequentavam escola naquela época. Nos gibis eles não iam à escola, sendo que a partir de 2007 eles passaram a frequentar.
TRCL-4.JPG (965×352)
Uma tirinha publicada no volume 4
Volume  5:

Foi lançado em 2009 e reúnem tiras de 1968 a 1970. Em relação aos "Retratos do Brasil", fazem piadas com a gripe de Honk Kong, Viagem do homem a Lua, cultura hippie, além de fazer referências a Wilson Simonal e Jorge Ben. Há também metalinguagem das propagandas da Turma da Mônica na televisão.

Começaram a mudar textos do pensamento do Cebolinha, alterando ele falando errado na original. E teve a volta do Garotão.
TRCL-5.JPG (1036×363)
Uma tirinha publicada no volume 5: pensamento do Cebolinha alterado
Volume 6: 

Foi lançado em 2010 e reúnem tiras de 1970 a 1971. Nessa edição, Magali ganha mais destaque, inclusive protagonizando tirinhas. Há presença do Garotão.

A partir desse volume, as piadas mais adultas começaram a ter menos frequência, já que nessa época "Os Souza" já haviam sido criados e piadas assim foram migradas para eles. Mesmo assim, ainda fizeram piadas sobre o tricampeonato da Copa do mundo de 1970, as propagandas do extrato de tomate "Elefante", tela de Tv tremida, telefone demorando pra dar linha, entre outros. 

Em uma tirinha, eles erraram no texto na época e acabou o Cebolinha falando certo.
TRCL-6.JPG (1112×369)
Uma tirinha publicada no volume 6: Cebolinha falando certo erradamente
Volume 7: 

Foi lançado em 2011 e reúnem tiras de 1971 a 1973. Garotão aparece em apenas uma tira, que, quem sabe, seja a sua última aparição nas tiras de jornais. Teve também a  volta do Teveluisão. Xaveco começou a ser escrito com "X".

Essa edição teve só 1 página de "Notas", diferente das outras que tiveram 2 páginas. Com a consolidação de "Os Souza" e com os gibis da Mônica em circulação, as piadas ficaram focadas mesmo nas características dos personagens e foram raras as piadas mais adultas com o que estava acontecendo. Ainda assim fizeram piada sobre a violência no país e sobre a TV em cores.
TRCL-7.JPG (963×350)
Uma tirinha publicada no volume 7
O volume 7 foi o último lançado, e em 2012 e 2013 tiveram "As Tiras Clássicas do Pelezinho" no lugar. Como as tiras já estavam em 1973, os próximos materiais desssa coleção já vão ter muito conteúdo repetido que sairam nos pockets de tiras da L&PM. Por isso que acredito que eles vão dar um tempo até voltar a produzirem novos volumes.

Como podem ver, "Tiras clássicas Turma da Mônica" é uma excelente coleção da MSP. Para quem gosta de tirinhas e ainda conhecer e acompanhar os primórdios da turma e o que acontecia no Brasil e no mundo nos anos 60 e 70, essa coleção não pode ficar de fora. Vale a pena procurá-las nas livraria ou na internet. É diversão garantida. Recomendadíssimo.

Tomara que algum dia, eles façam livros semelhantes com o Bidu, Chico Bento, Penadinho, etc. Todos os personagens que tiveram tiras nos anos 60 devia ter um livro como esse. Na verdade, acho que tinham que resgatar esse material dos anos 60 que praticamente ninguém tem, como tiras e páginas semanais que nem como fizeram com o Horácio. Acho que venderia muito. Quem sabe um dia.
painelarquivosTM2.png (617×185)

Tiras N°5225 : GARFIELD - Jim Davis!

tirinhas_centralfree_ga080525.jpg (600×399)
Garfield.D.2012.08.14(8-10).jpg (640×230)
tirinhas_centralfree_ga080512.jpg (600×177)

CINEMA : Estreias de Filmes da Semana - 29 de Novembro!

vovo sem vergonha
trem noturno para lisboa
morro dos prazeres
fim de semana em hyde park
um time show de bola
Confira agora os filmes que chegam às telas em 29 de novembro e saiba onde eles estão sendo exibidos:

Vovô Sem Vergonha

Misturando pegadinhas à trama ficcional, o longa acompanha as desventuras do avô politicamente incorreto Irwin Zisman e do seu neto de oito anos.
Comédia - (Jackass Presents: Bad Grandpa) EUA, 2013. Direção: Jeff Tremaine. Elenco: Johnny Knoxville, Spike Jonze, Jackson Nicoll, Geofina Cates. Duração: 100 min. Classificação: 14 anos.

Trem Noturno Para Lisboa

O professor suíço Raimundo Gregorious, após o encontro com uma jovem portuguesa, abandona a carreira no magistério para embarcar em uma jornada em busca de um autor desaparecido.
Drama - (Night Train to Lisbon) Alemanha/Suíça/Portugal, 2013. Direção: Bille August. Elenco: Jeremy Irons, Mélanie Laurent, Jack Huston, Martina Gedeck, Bruno Ganz, Christopher Lee. Duração: 111 min. Classificação: 14 anos.

Morro dos Prazeres

A rotina de uma comunidade do Rio de Janeiro um ano depois da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora.
Documentário - Brasil/Holanda, 2013. Direção: Maria Augusta Ramos. Duração: 90 min. Classificação: 14 anos.

Um Final de Semana em Hyde Park

A história de amor entre o ex-presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt e sua prima Margaret Stuckley durante um fim de semana de 1939, quando o rei e a rainha da Inglaterra visitaram Nova York.
Comédia - (Hyde Park on Hudson) EUA, 2012. Direção: Roger Michell. Elenco: Bill Murray, Laura Linney, Olivia Williams, Olivia Colman, Elizabeth Marvel. Duração: 94 min. Classificação: 12 anos.

Um Time Show de Bola

O tímido Amadeo, talento do pebolim, precisa lidar com um antigo rival do futebol de mesa, que agora é um astro do futebol de campo e voltou à sua cidadezinha para se vingar de Amadeo.
Animação - (Metegol) Argentina/Espanha, 2013. Direção: Juan José Campanella. Duração: 103 min. Classificação: livre.

Crô

Filme sobre o mordomo gay Crô, personagem da novela Fina Estampa.
Comédia - Brasil, 2013. Direção: Bruno Barreto. Elenco: Marcelo Serrado, Ivete Sangalo, Carolina Ferraz, Alexandre Nero, Milhem Cortaz. Duração: 86 min. Classificação: 12 anos.
cinema-2013-blogxandro.png (616×315)

Ria...Se Puder N°4041!

PUTZ!-22_11_2013.jpg (639×800)

Tiras N°5224 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

25.gif (530×170)
26.gif (530×170)
27.gif (530×170)

HQs : Horácio N°449 - Mauricio de Sousa!

horacio2.png (600×721)

Animação do DIA : Cotidiano - Nem tudo foi festa!