quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.203 - Cascão: HQ "A bruxíssima Isolda"

Capa de 'Cascão Nº 21' (Ed. Abril, 1983)
31 de outubro é Dia de Halloween, então mostro uma história em que uma bruxa resolveu dar banho no Cascão para poder ficar mais poderosa. Com 9 páginas, foi história de abertura publicada em 'Cascão Nº 21' (Ed. Abril, 1983).

Bruxíssima Isolda prepara uma poção para se tornar a bruxa mais poderosa. Quando toma, dar dor de barriga nela. O corvo vai olhar receita da poção no livro para ver se ela errou em alguma coisa enquanto ela procura um sal de frutas. 

O Corvo fala que para poção dar certo, ela teria que colocar um ingrediente raríssimo: a sujeira de um garoto que nunca tenha tomado banho antes, eles devem dar o primeiro banho no garoto e usar a água do banho na poção. Isolda tenta localizar o tal garoto na sua bola de cristal, vê o Cascão e ela se emociona que ele existe e vai atrás dele enquanto a bola mostra que ele estava brincando de pião com o Humberto.

Quando Isolda e o Corvo chegam lá, Humberto aponta desesperado para a bruxa. Eles tentam fugir e o Corvo impede, dizendo que a Isolda quer falar com eles. Isolda propõe de mil a dois mil e quinhentos sorvetes pra eles em troca da sujeira do Cascão para ficar poderosa. Cascão recusa, fala que nem por dez mil sorvetes, Isolda quase consegue convencê-lo lembrando de todos os sorvetes que ia tomar, mas quando ela coloca uma tina com água para lhe dar banho, ele fica desesperado.

Cascão tenta fugir e Isolda coloca monstros atrás dele para capturá-lo. Na correria, Humberto tropeça em uma pedra e ele e Cascão caem em uma lama. os monstros pega um deles que estava todo coberto de lama. Rapidamente, Isolda faz os monstros sumirem, dá o banho no menino, joga a concentração de sujeira em uma garrafa e volta para o castelo. Lá, ela prepara a poção e depois de tomar, além de ficar com dor de barriga, ainda passa a falar só "Hum! Hum!". O Corvo tenta ver no livro o que ela errou na poção e no final é mostrado na bola de cristal que Isolda deu banho no Humberto e Cascão lamenta que ele ficou limpinho e que era uma bruxa maldosa.

História muito engraçada que a Bruxa Isolda precisou usar a sujeira do Cascão em sua poção para ficar poderosa, um ingrediente raríssimo, que só podia ser ele por nunca ter tomado banho. Com a recusa, Isolda o pega na marra, só que como cai na lama com o Humberto, ela acaba dando banho no Humberto, estragando seu plano.


Se Isolda não tivesse com tanta pressa e não ter desaparecido com os monstros, pode ser que eles avisassem que não era o Cascão após ter dado banho no Humberto. Foi uma boa sacada colocar o Humberto contracenando com o Cascão já que eles são parecidos em altura e formato de cabelo e na lama ficariam irreconhecíveis, por isso não dava pra ser outro menino no lugar para atender o roteiro.


Engraçado ver os ingredientes que a bruxa colocava na poção, ficar com dor de barriga ao tomar suas poções erradas e ainda ficar muda que nem o Humberto já que a sujeira pegou as características dele, a bola de cristal mostrando as cenas do que estava acontecendo sem a bruxa ver, o desespero do Cascão fugindo do banho, fora o fiel ajudante Corvo falar tudo no superlativo, foi um diferencial que ainda deixou mais divertida. Bruxa Isolda e o Corvo apareceram só nessa história.

Era bom Humberto nas histórias antigas tratado de igual por igual sem reforçar que era deficiente e se dava mal igual ás outras crianças, isso sim que era representatividade. Incorreta hoje em dia por mostrar Humberto se dar mal por ser mudo, deficientes só podem se dar bem e mostrarem lições de moral, além de mostrar os personagens na lama, a bruxa tomar água suja da lama e propor aos meninos tomarem muito sorvetes que poderiam fazer mal a eles, Cascão fazer apologia à sujeira quando acha ruim o Humberto limpinho após tomar banho .

Os traços excelentes com arte-final de Alvin Lacerda que deixavam encantadores e ainda deu um ar sombrio característico de histórias com bruxas, principalmente quando ela estava no castelo. Humberto de bermuda preta ao invés de branca porque ainda não tinha uma definição, ele voltou aos gibis em 1981 depois de muitos anos sumido, basicamente um personagem novo. 

Curiosamente, a capa com alusão à história de abertura, o que não era muito comum na época. Não foi exatamente o que aconteceu na trama, só o tema central. Teve erro na capa com Xaveco no lugar do Humberto, provavelmente o desenhista pensou que era o Xaveco na ilustração do rascunho antes de desenhar. Foi republicada depois em 'Almanaque do Cascão Nº 8' (Ed. Globo, 1989).

Capa de 'Almanaque do Cascão Nº 8' (Ed. Globo, 1989)

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2023/10/cascao-hq-a-bruxissima-isolda.html

Charges/Cartuns! ★ N°258.001 a N°258.100