segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Arquivos Turma da Mônica N°424 - Chico Bento: HQ "Carnaval no Arraial"!

_CHB_210.jpg (511×730)
Capa de 'Chico Bento Nº 210' (Ed. Globo, 1995)
Mostro uma história em que um Lobisomem invadiu o baile de Carnaval de Vila Abobrinha. Com 14 páginas no total, foi publicada em 'Chico Bento Nº 210' (Ed. Globo, 1995).

Na noite de Carnaval tem uma um baile à fantasia em Vila Abobrinha especialmente para as crianças, organizado pelo Nhô Lau e sua esposa. Só que era noite de Lua Cheia e um homem que passava ali perto se transforma em Lobisomem.
Logo, começam a aparecer as crianças no baile a fantasia. Rosinha vai de Chapeuzinho Vermelho e Chico de palhaço. Por causa do Chico ter cara de palhaço de verdade, a Rosinha perguntou porque ele não se fantasiou. Ele diz que está fantasiado e Rosinha responde que olhando bem tem umas diferenças. O casal encontra Zé Lelé, que estava fantasiado de espiga de milho e ele pergunta ao Chico por que não foi de fantasia. Chico fica irritado e diz que está fantasiado de palhaço. Zé Lelé diz que a graça é se fantasiar de algo diferente, e não com uma coisa parecida com eles.
Rosinha intervém e pergunta ao Zé Lelé pelo Zé da Roça. Zé Lelé diz que ele já vem, que está caprichando na fantasia. Diz que não falou qual fantasia viria, só que iria assustar todo mundo. Então, todos começam a curtir o baile, dançando as marchinhas de carnaval. Até que o Lobisomem surge no baile, atraído pelo cheiro da carne de churrasco da festa e come todos os churrascos da barraca de uma vez só.
Em seguida, o Lobisomem vê a Rosinha dançando e como pensa que ela era a Chapeuzinho Vermelho, ele tenta levá-la. Chico, sem saber que era um Lobisomem de verdade, quer satisfação de quem é ele para ir catando a namorada dele. Chico pensa que era o Zé da Roça querendo assustar e ainda diz que estava muito mixuruca porque não assusta ninguém, Ele tenta pegar a Rosinha de volta, mas o Lobisomem a toma de volta rosnando.
Chico quer saber se Zé da Roça quer roubar a namorada dele e manda devolvê-la e diz que ele não é palhaço. Nessa hora, todos do baile param e olham pra ele e Chico se olha também e diz que só está fantasiado de palhaço, mas ele não é um. Tem uma disputa de cada um segurando cada braço da rosinha, até que o Lobisomem dá um soco na cara do Chico e leva a Rosinha e Chico corre atrás do Lobisomem, ainda pensando que era o Zé da Roça.

Quando vão embora, Zé da Roça surge, vestido de vampiro e todos se assustam. Zé da Roça até pensa que eles tinham se assustado com a fantasia dele, mas na verdade, foi porque descobriram que foi um Lobisomem de verdade que levou a Rosinha. Nhô Lau pega o trabuco e vai atrás deles.
HQ_Carnaval_no-Arraial_%2808%29.jpg (500×730)
Na mata, Rosinha acha que o Zé da Roça está estranho enquanto Chico corre furioso atrás dele, chamando de safado e ladrão de namorada. Por causa das pegadas, Chico encontra o Lobisomem, que dá outro soco no Chico e os dois partem pra briga. Rosinha no alto da árvore, se convence que aquele não era Zé da Roça. O Lobisomem  quase dá uma dentada no Chico, que então resolve morder o braço do Lobisomem. Ele fica furioso e abre a boca e Chico pergunta quantos dentes. O Lobisomem  corre atrás do Chico, que pensa que o Zé da Roça endoidou.
HQ_Carnaval_no-Arraial_%2809%29.jpg (492×730)
Nessa hora, surge o Nhô Lau e dá um tiro no Lobisomem e fica no chão. Chico pergunta o que o Nhô Lau estava fazendo lá. Ele diz que foi salvá-lo. Chico agradece, mas diz que não precisava dar tiro de sal no Zé da Roça.Nessa hora, o homem deixa de ser Lobisomem e estranha por ter voltado ao normal antes de amanhecer e o Nhô Lau diz que deu uns tiros de prata e avisa que a prata tira a maldição do Lobisomem. O homem fica feliz e dá um beijo agradecido no Nhô Lau e fica meio louco por ter voltado ao normal, gritando que não é mais Lobisomem. Chico entende que ele estava brigando com um Lobisomem de verdade e, não com o Zé da Roça, pede licença e desmaia.
No final, Nhô Lau e Rosinha levam o Chico para casa dele e explicam a história para os pais, falando ainda que ele foi muito corajoso lutar com um Lobisomem para salvar a Rosinha. A mãe do Chico, Dona Cotinha, manda o Chico tirar a roupa de palhaço pra poder descansar e o Chico fica furioso, reclamando que até a mãe chamando de palhaço, porque já tinha tirado, deixando Dona Cotinha em saia justa.
HQ_Carnaval_no-Arraial_%2812%29.jpg (496×730)
Essa história é muito legal com o Chico pensando que Zé da Roça queria roubar a Rosinha dele, mas que na verdade era um Lobisomem. Mistura folclore com Carnaval. Muito engraçado o Chico sendo confundido como palhaço pelos seus amigos e até pela mãe dele e a fantasia de espiga de milho do Zé Lelé ficou bem original.

É impublicável hoje em dia, afinal iriam implicar com o tema de um baile de Carnaval infantil à noite, ser perigoso Chico lutar com um Lobisomem de verdade, Nhô Lau com trabuco e dando tiro e o pai do Chico, Seu Bento, fumando. Também tem socos explícitos que o Lobisomem deu no Chico, em vez de mostrar só onomatopeias. Tudo isso incorreto para os padrões atuais.
HQ_Carnaval_no-Arraial_%2813%29.jpg (495×730)
Os traços ficaram ótimos, sendo que nela teve alguns erros de cores com línguas de personagens brancas e  rostos de personagens secundários marrons, representando que eram negros, como aconteceu  na 5ª e 7ª página da história (página 7 e 9 do gibi, respectivamente). Não creio que a intenção que todos eles eram negros, saiu sem querer, tanto que a bruxinha apareceu de novo na 8ª página da história (página 10 do gibi) com tom de pele branca. Até que ficou legal para diferenciar. Gostava quando acontecia erros de cores. Na postagem a coloquei completa. 

Na MSP tem 3 tipos de Lobisomem: o da Turma do Penadinho, os que participam da Turma do Chico Bento como folclore e o de conto de fadas, como Chapeuzinho Vermelho e Os 3 Porquinhos. Embora tudo ser Lobisomem são universos diferentes e não é o mesmo. 
HQ_Carnaval_no-Arraial_%2814%29.jpg (495×730)
A capa do gibi fez alusão á história de abertura, coisa rara na época. Só de vez em quando tinha. Até colocaram Hiro e Ritinha na capa, mas eles não apareceram na história. Curioso que algumas vezes quando tinha capas com referência á história de abertura, nem sempre colocavam a chamada do título, colocando apenas a ilustração. Nessa o título ficou bem discreto, com fonte vermelha bem pequena e sem arte nas costas do Lobisomem, deixando claro que queriam dar prioridade à ilustração.
mauricio80anos.png (713×227)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2016/02/chico-bento-hq-carnaval-no-arraial.html

Charge N°43376!

735_1334.jpg (735×778)

Tiras N°7249 : WillTIRANDO - Will Leite!

ANESIA-MULHER-TIRA-FANTASIA-COMO-PROTESTO-CARNAVAL-2016.png (648×216)
VIVA-INTENSAMENTE-GATO-PSICÓLOGO.png (648×216)
RATO-NO-LABIRINTO.png (648×216)

Charge N°43375!

735_1331.jpg (735×735)

Ria...Se Puder N°4754 - #PartiuCarnazoo

partiucarnaval.png (620×619)

Charge N°43374!

735_1333.jpg (735×714)

Tiras N°7248 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

04.gif (530×170)
05.gif (530×170)
06.gif (530×170)
07.gif (530×170)

Charge N°43373!

735_1332.jpg (735×698)

Animação do DIA : Folias da Lava-jato!

Charge N°43372!

735_1330.jpg (735×735)