domingo, 19 de julho de 2020

Submundo HQ N°309 - Catarse (Projetos): O "Império dos Gibis", "Torpedo 1936", "Dreadstar", e Mais...

O Catarse e o Kickstarter...(30/04/2020) São plataformas de financiamento coletivo: Um formato cada vez mais utilizado para viabilizar diversos e variados projetos de HQs com menos riscos para os autores e editoras envolvidas. Nesta matéria, selecionei alguns LIVROS e quadrinhos que já foram finalizados OU que ainda estão em andamento nessas plataformas:

O "Império dos Gibis" (LIVRO contando a História e os bastidores da Editora Abril), "Torpedo 1936" (o gângster mais casca-grossa das HQs), "Kraken" (ficção de terror noir da Espanha), "Diabolik", "Nathan Never", "Brad Barron 2", e "Dreadstar Returns" (de Jim Starlin)...

Confira abaixo:
O "Império dos Gibis": É um LIVRO (teórico) de Manoel de Souza & Maurício Muniz, que conta a História, a trajetória, e os bastidores da Editora Abril - Da ascensão à queda. As origens da Abril, a editora do Civita: que atravessou décadas da própria História da cultura pop brasileira, desde os anos 1950 até o recente e amargo FIM (ou quase isso em 2018). Gibis obscuros, grandes sucessos comerciais, muita pesquisa, entrevistas, intrigas de bastidores, e uma porrada de extras e brindes: 30 cards, marcadores de pág, e dossiês (em separado) de 2 revistas marcantes da Marvel: "Heróis da TV" e "Cap. América" (veja na FOTO bem abaixo desta postagem). São 544 pág no formato 15,6 cm x 22,8 cm, com miolo P&B e 64 pág coloridas apresentando fotos e capas importantes de HQs. O preço é em torno de R$ 99 (incluindo os 2 dossiês - cada um tem 36 pág em cores). A edição já está esgotada (até o presente momento), mas terá uma nova tiragem em breve (vou ver se garanto o meu na 2º leva)!

"Nathan Never": Em DOSE DUPLA... pela Editora Graphite. No Vol. 1 (capa acima), Nathan Never foi criado em 1991 e é uma HQ de ficção científica. Após servir na Infantaria Espacial, ele retorna à Terra e se torna policial. Sua esposa é assassinada pelo criminoso Ned Mace, que mantém a filha do casal refém. Sentindo-se culpado por ter sido ausente quando sua família mais precisou dele, Nathan se refugia numa estação orbital. Anos depois, Nathan trabalha numa agência de segurança, mas é agora uma figura triste e solitária. A edição tem 336 pág, reunindo os nº 0 a 3 da série! Já "Nathan Never - Futuro Duplo", é uma edição GIGANTE (formato 21 x 29 cm, 256 pág, capa-dura) de Antonio Sierra & Roberto de Angelis. É a 1º parte de uma TRILOGIA sobre o futuro e outro tema bem atual: um experimento num planeta Terra devastado por uma guerra violenta! Veja os detalhes do projeto neste "LINK"!

"Brad Barron 2": A Graphite Editora confirmou o lançamento do 2º Vol. de "Brad Barron" (formato 17 x 23 cm, 328 pág, capa cartão) de Tito Faraci, e reúne os nº 4 a 6 da série original italiana da Bonelli, além de uma história extra. Barron era apenas um homem que, no dia em que a Terra é invadida pelos terríveis Morb, vê as pessoas mais importantes de sua vida serem levadas: sua esposa Gloria e sua jovem filha Lucy. Ele é um cientista, professor de biologia, autor de um tratado sobre a hipótese de vida extraterrestre. É também é um ex-soldado veterano, que lutou com o exército dos EUA durante a 2º Guerra Mundial. Acabou se tornando um prisioneiro: uma das cobaias favoritas dos Morb. Brad terá que lidar , também, com a dificuldade para sobreviver na Terra, que vem sofrendo mudanças drásticas devido aos efeitos da invasão e suas ações!
"Torpedo 1936" + "Kraken": 2 clássicos do quadrinho Espanhol (pra +18) em uma única pré-venda... A Figura Editora lança 2 HQs do desenhista espanhol Jordi Bernet: "Torpedo 1936" (Vol. 1), o melhor quadrinho de gângsters já realizado (com roteiro de Sanchez Abulí) e "Kraken", clássico cult, uma ficção distópica de terror noir (com roteiro de Antonio Segura). Nessa pré-venda, você pode adquirir os 2 livros juntos ou separados. O "Torpedo" é Luca Torelli, um cruel assassino profissional na NY dos anos 30. Luca é um sujeito amoral, capaz dos atos mais bárbaros, agindo no submundo da máfia. Suas aventuras são repletas de violência, sexo e humor. A obra será lançada integral em 3 Vol. O 1º terá 228 pág, formato 20 x 25 cm, e capa-dura. "Torpedo" já foi publicado em álbuns pela Martins Fontes, e nas revistas: "Animal" e "Canalha" (entre outras). Acima, uma pág P&B da HQ (que eu considero EXCELENTE)! Já o "Kraken", chegará ao Brasil pela 1º vez em uma edição completa (em 188 pág)! Confira ambos os projetos neste "LINK"!
"Diabolik": Este não é nenhuma novidade (foi publicado em 2018 e chegou até às lojas especializadas), mas como eu não tinha comentado aqui no blog ainda (que eu me lembre), achei uma boa oportunidade agora que o assunto é Catarse e o "Diabolik" começou com financiamento coletivo também. O Vol. 1 tem formato 12 x 17 cm (formatinho), 480 pág (é um TIJOLINHO mesmo, rs), e traz 4 HQs inéditas no Brasil. Criado em 1962, pelas irmãs Angela Giussani e Luciana Giussani, "Diabolik" tem uma inteligência acima do normal e seus poderes parecem sobrenaturais. É o homem dos mil disfarces e, com suas máscaras, consegue modificar sua fisionomia. Ele foi a inspiração pro "SUPERPATO" da Disney ("Paperinik", no original). Publicado pela Editora 85, o "Diabolik" também teve um 2º Vol. lançado no ano passado!
"Dreadstar Returns" (de Jim Starlin): Por FIM... Um financiamento lá de fora (via Kickstarter), mas que achei espetacular por marcar o retorno de Jim Starlin ao seu mais famoso personagem autoral, em uma graphic novel (CAPA acima) de 100 pág prevista pra outubro pela Ominous Press (nunca ouvi falar). Na trama, uma ameaça do passado ressurge, forçando a reunião dos personagens clássicos da série (que agora vivem separados, cada um com sua vida). No Brasil, "Dreadstar" vem sendo publicado atualmente pela Mythos, que lançou 2 encadernados bem parrudos do herói cósmico: Um com as graphic novels e outro com as primeiras edições da revista mensal de linha (que chegou a ter sua continuidade anunciada pela Mythos num NOVO Vol, que parece ter ido pra geladeira agora por causa da pandemia). Resta saber (e torcer) pra que um dia essa HQ inédita seja publicada por aqui também (vamos ver)! Até+
Submundo.jpg (611 × 452)

Charges/Cartuns! ★ N°96720

Charges/Cartuns! ★ N°96719

Charges/Cartuns! ★ N°96718

Charges/Cartuns! ★ N°96717

Charges/Cartuns! ★ N°96716

Charges/Cartuns! ★ N°96715

Charges/Cartuns! ★ N°96714

Charges/Cartuns! ★ N°96713

Charges/Cartuns! ★ N°96712

Charges/Cartuns! ★ N°96711

Charges/Cartuns! ★ N°96710

Charges/Cartuns! ★ N°96709

Charges/Cartuns! ★ N°96708

Charges/Cartuns! ★ N°96707

Charges/Cartuns! ★ N°96706

Charges/Cartuns! ★ N°96705

Charges/Cartuns! ★ N°96704

Charges/Cartuns! ★ N°96703

Charges/Cartuns! ★ N°96702

Charges/Cartuns! ★ N°96701