segunda-feira, 22 de junho de 2009

França inaugura o mais importante museu de quadrinhos da Europa!


Cidade Internacional de Histórias em Quadrinhos e da ImagemFoi inaugurado no sábado, 20 de junho, o novo Museu de Quadrinhos da cidade de Angoulême, na França. O Museu faz parte da Cidade Internacional de Histórias em Quadrinhos e da Imagem (La Cité Internacionale de la Bande Dessinée e de l'Image), antigo CNBDI (Centre National de la Bande Dessinée et de l'Image).

As novas instalações, um antigo armazém de vinho, possuem mais de 4 mil m2, incluindo um espaço de exposição de 1.300 m2, permitindo exibir uma coleção de mais de 8 mil páginas e desenhos originais. Tudo sob a direção de Gilles Ciment.

O acervo será rotacionado a cada quatro meses, permitindo a melhor conservação dos originais e também dando a oportunidade dos visitantes de descobrir a coleção em sua plenitude.

Cidade Internacional de Histórias em Quadrinhos e da Imagem A coleção está dividida em três áreas: um percurso histórico, uma sala dedicada às técnicas de criação artística e outra ala dedicada à estética dos quadrinhos.

O setor histórico mostra a evolução das HQs desde 1883, dando ênfase ao material franco-belga e fazendo uma comparação entre as diferenças de publicações européias e norte-americanas.

Outro destaque é a biblioteca de quadrinhos, que dispõe de um acervo de 115 mil revistas e 43 mil álbuns e livros, e isso não inclui a coleção doada pela Marvel, em 2004, que é constituída de 283 mil revistas publicadas entre 1950 e 1980.

A livraria do Museu dispõe de 40 mil títulos à venda.

E não falta nem mesmo uma estátua de Corto Maltese, que está situada numa passarela entre o Museu de Quadrinhos e o edifício Castro.

A reforma do Museu de Quadrinhos de Angoulême custou 9,6 milhões de euros (R$ 26.304.000,00).

Cidade Internacional de Histórias em Quadrinhos e da Imagem
Por Sérgio Codespoti

Nenhum comentário: