quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Novos Gibis Extra SECUNDÁRIOS!

[anginhoextra.bmp]

Em 1942, a Dell Publishing lançou nos Estados Unidos a segunda série do gibi Four Color. Eram diversos números por mês. Ao longo de vinte anos, mais de 1300 edições trouxeram personagens dísparos como Tio Patinhas, Popeye, Mister Magoo, Os Três Patetas, Zorro, Dom Pixote, Peanuts, Turok, Buck Jones, Luluzinha, Roy Rogers, entre dezenas de outros. Uma boa parte desses personagens teve ali a numeração inicial de seus títulos próprios, lançados depois, quando provados que eram bons de vendas.

Ou seja: quem vendia bem, ganhava depois seu título independente, e a numeração não era reiniciada. Da Disney, medalhões como Pato Donald, Mickey e Tio Patinhas começaram assim.

[horacioextra.bmp]
No Brasil, a Editora Abril fez algo semelhante com Diversões Juvenis, na década de 1970. Numa linha um pouco diferente, mas seguindo a ideia de dar "voz" a personagens secundários — e muitas vezes pouco ou nada secundários, mas sem título próprio —, a Abril lançou dos anos 1970 a 90 a Edição Extra da Disney.
[pipaextra.bmp]
Já a Editora Globo, por pouco mais de um ano, entre 1991 e 92, lançava todo mês quatro gibizinhos (literalmente, pois tinham o diminuto formato 9,5 X 13,5cm). Primeiro, somente com personagens de Mauricio de Sousa. Depois, intercalando com criações de outras casas, como Turma do Arrepio, Chaves, Chapolim, Xuxa, e até Paquitas, Sergio Mallandro e Leandro & Leonardo! (Qualquer dia desses faremos um post bem completo e bacana sobre essa coleção, que tantas dúvidas trazem aos colecionadores.)
[franjinhaextra.bmp]
Pois foi nessa coleção Gibizinho que muitos personagens de Mauricio estamparam seus nomes no título de um gibi pela primeira vez: Rolo, Pipa, Mingau, Turma da Mata, Papa Capim, Piteco...
[biduextra.bmp]
Então imaginamos que se pegássemos um pouco de cada uma dessas ideias, mais a campanha pelo "gibi do personagem secundário" lançada pela comunidade Turma da Mônica do Orkut, e se usássemos o errático título Turma da Mônica Extra, da Panini, teríamos algo parecido com as capas mostradas aqui! (as versões rejeitadas, claro!)
Por E. Rodrigues, do Planeta Gibi Blog, especialmente para o Blog do Xandro.

Nenhum comentário: