Em 1997, foram lançadas as propagandas "Mó Legal esse gibi, hein?", anunciando cada gibi individualmente, no lugar das "Cenas Impossíveis", que pararam de circular no ano anterior.
Essas propagandas consistiam de uma imagem do personagem do gibi que o leitor estava lendo, falando bem do gibi de outro personagem. Aparecia um texto "Mó legal esse gibi, hein?", e aí o personagem em questão responde "Mas o gibi do fulano também é massa!", com o gibi na mão. Com isso, em um gibi da Mônica, ela falava que o do Cebolinha era massa; em um gibi do Cebolinha, ele falava que o do Chico Bento era massa. Por sua vez, ele falava do gibi da Magali e por aí vai.
Interessante que o gibi que o personagem estava na mão era sempre diferente, sempre com a capa do gibi que estava nas bancas atualmente. Então, essas imagens das capas eram sempre trocadas. É que desde 1996, eles passaram a colocar as capas em evidência nas propagandas dos gibis. Não demorou muito também para que a capa do gibi também ficasse em evidência no canto da página, e não só na mão do personagem. De início, só aparecia um logo do personagem no rodapé.
Outra observação é que as ilustrações dos personagens, todas muito boas e bem desenhadas por sinal, mostram representando eles à vontade em momentos de lazer e relaxamento para ler gibis. A Mônica tomando banho de sol, a Magali comendo, o Cebolinha no campinho na frente de uma pedra, etc.
Seguem as propagandas, com a fonte dos gibis que eu as tirei:
Propaganda tirada de 'Mônica nº 131' (Ed. Globo, 1997)
Propaganda tirada de 'Cebolinha nº 130' (Ed. Globo, 1997)
Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 280' (Ed. Globo, 1997)
Propaganda tirada de 'Magali nº 218' (Ed. Globo, 1997)
Propaganda tirada de 'Cascão nº 283' (Ed. Globo, 1997)
Deu para perceber que o que ficou errado é que nenhum deles anunciaram que o gibi da Mônica era massa. Pela lógica, devia ser o Cascão anunciando o gibi da Mônica, mas isso não aconteceu.
Porém, tiveram uma segunda versão dessas propagandas, com os personagens anunciando outros gibis para não ficar tão repetitivo. Eram as mesmas ilustrações dos personagens com o gibi na mão, só mudando o texto de quem o gibi era massa. E nessa versão encaixou a Mônica, ficando a cargo do Chico Bento anunciar, e dessa vez foi o gibi dele que ninguém falou que é massa. Só achei que ficou estranho o Chico Bento anunciar o gibi da Mônica comendo melancia. Seria melhor que mantivesse ele anunciando o gibi da Magali mesmo como na 1ª versão.
A seguir cada propaganda da 2ª versão, com a fonte dos gibis que eu as tirei:
Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 285' (Ed. Globo, 1997)
Propaganda tirada de 'Mônica nº 133' (Ed. Globo, 1997)
Propaganda tirada de 'Cascão nº 285' (Ed. Globo, 1997)
Propaganda tirada de 'Magali nº 220' (Ed. Globo, 1997)
Propaganda tirada de 'Cebolinha nº 137' (Ed. Globo, 1998)
Como podem ver foram propagandas bacanas e bem criativas, com destaque à gíria massa. Só lembrando que, como essas propagandas foram lançadas no segundo semestre de 1997, então por 1 ano, desde que pararam de circular as "Cenas Impossíveis" em 1996, não circularam propagandas de gibis individuais, apenas dos gibis como um todo, como falei nessa postagem aqui.
E essas propagandas "Mó Legal esse gibi, hein?" circularam até em 1998 e foram as últimas com imagens feitas pelo estúdio especialmente para estampar propaganda. Após essas, as capas dos gibis passaram a ser os destaques e ilustraram de vez as propagandas de gibis.
Créditos ;) Marcos Alves > http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/01/propagandas-anunciando-gibis-parte-7.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário