segunda-feira, 23 de abril de 2018

Submundo HQ N°213 : "O Que Aconteceria Se..." (Parte 3): A Nova Fase das Realidades Alternativas da Marvel...

Whif+HA+casamento+2.jpg (550×772)
Nesta 3º (e ÚLTIMA) Parte das matérias sobre a série: "O Que Aconteceria Se"... Vamos relembrar os melhores momentos da 2º fase da revista, iniciada em 1989 e encerrada em 1998: Após 114 edições (de qualidade bastante irregular do meio pro fim)!

O "Demolidor" Mata o Rei do Crime (Versão alternativa pra "Queda de Murdock"); O Uniforme Negro Domina Peter Parker; Os "Novos X-Men" Morrem em sua 1º missão; "Wolverine" se torna um Vampiro; "Conan - O Bárbaro" se envolve na Saga da Fênix Negra... entre outras lorotas do "Vigia", rs!

Confira abaixo:
Em 1989 (5 anos após o cancelamento da 1º fase da revista), a série: "O Que Aconteceria Se..." renasce em uma nova sequência de histórias alternativas (apresentadas e narradas pelo "Vigia"), que desta vez se estendem por 114 números (a fase clássica que teve 47 edições). Esta nova encarnação da revista duraria de 1989 até 1998 (1 década) e devido à própria transição cultural e estética da época (anos 90), a qualidade das histórias no geral ficou bastante irregular (com altos e baixos): Começou bem, com HQs empolgantes no mesmo padrão da fase clássica, mas do meio pro fim: a queda foi inevitável, e nem tinha como ser diferente: já que a própria Marvel estava mal das pernas sob vários aspectos. De qualquer forma, segue abaixo a LISTA das melhores edições desta 2º fase de "What If":

-"O Que Aconteceria Se... Os Vingadores Tivessem Perdido a Guerra do Alto Evolucionário"? (Este é o nº 1 da NOVA fase de "What If" - CAPA acima - Publicada em: "Hulk" 112 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Demolidor Tivesse Matado o Rei do Crime"? (Versão alternativa pra "Queda de Murdock", Publicada em: "SAM" nº 106 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Uniforme Negro Tivesse Dominado Peter Parker"? (Publicada em: "Homem-Aranha" 146 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Visão Tivesse Derrotado os Vingadores"? (Publicada em: "Cap. América" 132 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... Os X-Men Tivessem Sido Derrotados no Inferno"? (Publicada em: "X-Men" 51 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... Wolverine Fosse um Agente da Shield"? (Com arte do "Mestre" Rob Liefeld, rs. Publicada em: "Hulk" 83 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Homem de Ferro Tivesse Perdido a Guerra das Armaduras"? (Whif nº 8, INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... Os Novos X-Men Tivessem Morrido em Sua 1º Missão"?(Publicada em: "SAM" 99 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... A Família do Justiceiro Não Tivesse Sido Assassinada"?(Publicada em: "SAM" 113 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Prof. Xavier Tivesse se Tornado o Fanático"? (Whif nº 13, INÉDITA no Brasil)!

-"O Que Aconteceria Se... O Cap. Marvel Não Tivesse Morrido"? (Versão alternativa pra Graphic Novel: "A Morte do Cap. Marvel". Publicada em: "Homem-Aranha" 99 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... Wolverine Enfrentasse Conan - O Bárbaro"? (Destaque pro final da HQ, onde "Conan" se envolve na "Saga da Fênix Negra" - Já que a 1º aventura literária de "Conan" se chamava: "A Fênix Na Espada"! Publicada em: "Grandes Heróis Marvel" 39 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O 4F Tivesse Encontrado o Dr. Destino ANTES de Adquirir Seus Poderes"? (Whif nº 18: INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Visão Tivesse Conquistado o Mundo"? (Whif nº 19, INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... Peter Parker NÃO Se Casasse com Mary Jane"? (Publicada em: "Homem-Aranha - Edição Extra" da Abril)!  
-"O Que Aconteceria Se... Os Novos X-Men Nunca Tivessem Existido"? (Publicada em: "Wolverine" 44 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... "Wolverine Tivesse Se Tornado o Senhor dos Vampiros"?(Publicada em: "Wolverine" 16 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O Justiceiro Matasse o Demolidor"? (Uma das minhas HQs favoritas da série. De Kurt Busiek! Publicada em: "SAM" 132 - CAPA abaixo)!
-"O Que Aconteceria Se... Namor Tivesse Ingressado no 4F"? (Publicada em: "Homem-Aranha" 104 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... "TIMEQUAKE" (Saga dividida em 5 Partes - Publicada originalmente em: "Whif" nº 35-39 e INÉDITA no Brasil - CAPA abaixo, com a 1º parte da série):
-"O Que Aconteceria Se... Os Vingadores Tivessem Enfrentado Galactus ao Invés do 4F"? (Whif nº 41, INÉDITO no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Homem-Aranha Tivesse Permanecido com 6 Braços"? (Versão alternativa pra clássica HQ onde o Aranha adquire 4 braços extras enfrentando Morbius e o Lagarto! Whif nº 42, INÉDITA no Brasil)! 
-"O Que Aconteceria Se... Wolverine Tivesse Se Casado com Mariko"? (Publicada em: "Wolverine" 31 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... VENOM Tivesse o Justiceiro como Hospedeiro"? (Whif nº 44, INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... CABLE Tivesse Destruído os X-Men"? (Saga dividida em 2 Partes - Publicada originalmente em: "Whif" nº 46-47 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Demolidor Tivesse Salvado o Bazuca"? (Mais uma variante da "Queda de Murdock", Publicada originalmente em: "Whif" nº 48 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Surfista Prateado Possuísse a Manopla do Infinito"?(Publicada originalmente em: "Whif" nº 49 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O HULK Tivesse Matado o Wolverine"? (Publicada originalmente em: "Whif" nº 50 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Justiceiro Se Tornasse o Cap. América"? (Publicada originalmente em: "Whif" nº 51 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... Os Vingadores Tivessem Perdido a Saga: Tempestade Galática"? (Saga dividida em 2 Partes - Publicada originalmente em: "Whif" nº 55-56 e INÉDITA no Brasil)!

-"O Que Aconteceria Se... Logan Enfrentasse a Arma X"? (De Kurt Busiek - Versão alternativa pra clássica HQ: "Arma X". Publicada em: "Wolverine" 47 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... Conflito Tivesse Matado os X-Men"? (Publicada originalmente em: "Whif" nº 69 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Surfista Prateado Nunca Tivesse Traído Galactus"? (de Chuck Dixon - Publicada originalmente em: "Whif " nº 70 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... O Aranha Se Tornasse um Assassino"? (Aqui ele mata o assassino do Tio Ben. Publicada em: "Homem-Aranha" 194 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... Peter Parker Fosse Obrigado a Inventar o Homem-Aranha"?(HQ muito boa - CAPA original abaixo - publicada em: "Teia do Aranha" 119 da Abril)!
-"O Que Aconteceria Se... O NOVO 4F (Aranha, Wolverine, Motoqueiro Fantasma, e Hulk) Tivesse Permanecido uma Equipe"? (de Chuck Dixon - Publicada originalmente em: "Whif" nº 78 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... A Era do Apocalipse NÃO Tivesse Acabado"? (Publicada originalmente em: "Whif" nº 81 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... Gambit e Vampira Descobrissem o Maior Segredo do Universo Marvel"? (Sim, eles descobrem que são personagens de GIBIS, rs! Publicada originalmente em: "Whif" nº 100 e INÉDITA no Brasil)!
-"O Que Aconteceria Se... A Filha do Aranha Seguisse o Legado do Pai"? (Esta é a ORIGEM da "Garota-Aranha", que ganharia série própria depois! Publicada em: "Homem-Aranha" 198 da Abril e na Salvat Capa-Vermelha dedicada à "Garota-Aranha")!
-"O Que Aconteceria Se... Os Vingadores Enfrentassem o CARNIFICINA com Poderes Cósmicos"? (Publicada originalmente em: "Whif" nº 108 e INÉDITA no Brasil)!

Ufa... Encerramos por aqui esta recapitulação da série: "O Que Aconteceria Se": Como vimos acima, a 2º fase da revista foi bastante irregular mesmo e teve edições excelentes misturadas com algumas medianas e outras muito ruins (procurei selecionar aqui as MELHORES e/ou mais relevantes, pra quem for se aventurar pelas garimpagens em sebos, rs). Podemos notar que muitas HQs foram puladas no Brasil e permanecem inéditas até hoje. Após o cancelamento da revista, na ed. nº 114 (em uma péssima história sobre uma nova geração de heróis), a série ainda retornaria outras vezes em especiais esporádicos (alguns já publicados pela Panini). Só que nunca mais recuperou seu status de "cult" adquirido nos anos 70-80! Até+
w76a.jpg (400×604)
PS: Entre as modernas: "E Se Karen Page Não Tivesse Morrido"? ("Demolidor - Fim dos Dias" 2)! Em "Marvel Especial" 4 e 16 (Panini): "Se Wolverine Não Fosse Desprogramado"? (Inimigo do Estado), "Se a Equipe Secreta do Prof. X Sobrevivesse"? (Gênese Mortal), "Se o Dr. Destino mantivesse o poder de Beyonder"? e Mais!
Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd -  http://submundo-hq.blogspot.com.br/2018/04/o-que-aconteceria-se-parte-3-nova-fase.html

Nenhum comentário: