sábado, 28 de janeiro de 2023

Arquivos Turma da Mônica N°1.122 - Top 5: Melhores Capas da Revista Parque da Mônica

Há exatos 30 anos, no dia 25 de janeiro de 1993, era inaugurado o antigo Parque da Mônica do Shopping Eldorado em São Paulo junto com o seu gibi  lançado nas bancas no mesmo dia. Em homenagem a essa data comemorativa de 30 anos, nessa postagem relembro histórico da "Revista Parque da Mônica" e mostro um "Top 5" com as capas mais legais do Parque da Mônica na minha opinião.

A "Revista Parque da Mônica" foi criada na Editora Globo para divulgação do Parque, com a primeira história ambientada no Parque e as demais histórias normais de todos os personagens, tendo um mix maior de personagens secundários de outros núcleos em relação aos outros títulos e ainda uma seção "Notícias do Parque" (esta entre 1993 a 2003) anunciando tudo que acontecia nos bastidores e novidades do Parque ou da MSP e as vezes entrevistas. 

Cada revista era mensal com 68 páginas, durou 165 edições na Editora Globo (1993-2006) e teve mais 44 edições na Editora Panini entre janeiro de 2007 a agosto de 2010, período que passou a se chamar "Turma da Mônica Uma Aventura no Parque da Mônica". Curiosidade que na Editora Globo, cancelaram o título em setembro de 2006 e não em dezembro porque já sabiam da transição para a Panini e cancelaram 3 meses antes todos os títulos que foram criados na Globo, até o recém lançado "Ronaldinho Gaúcho",  deixando em circulação só as mensais e Almanaques dos 5 personagens principais até em dezembro porque estes os direitos eram da MSP. Os outros títulos cancelados voltaram na Panini com outros nomes, aí por isso as do Parque da Mônica passaram a se chamar "Turma da Mônica Uma Aventura no Parque da Mônica".

Com o fechamento do Parque original em 2010, a revista se passou a chamar só "Turma da Mônica" a partir da "N° 45", de setembro de 2010, com histórias normais até na abertura, continuando assim até hoje. Não quiseram voltar com histórias ambientadas no Parque novo de São Paulo no Shopping  SP Market inaugurado em 2015.  Assim, "Turma da Mônica herdou a numeração total, hoje, em janeiro de 2023, se encontra na edição "Nº 359", juntando todos os títulos e séries das editoras (165 da Globo + 100 + 70 + 24 da Panini). "Turma da Mônica "passou a ser quinzenal com 52 páginas em janeiro de 2023, assim como todos os títulos principais com histórias inéditas, um regresso justamente quando completa 30 anos.

Enquanto a revista era "Parque da Mônica", estilos de histórias costumavam ser mais ágeis e dinâmica diferente em relação aos outros títulos dos personagens principais, podiam mostrar apresentação de brinquedos (que aconteceu nas primeiras 9 edições de 1993 e depois uma ou outra assim quando criavam brinquedos novos ao longo da sua trajetória ou com brinquedos específicos dos Parques de Curitiba, inaugurado em 1998, ou do Rio de Janeiro, inaugurado em 2000 e que não tinham no de São Paulo), ou então aventuras diversas com personagens enfrentando vilões, bruxas, diabos, bandidos, encenando peças de teatro que estavam em cartaz no Parque, invenções do Franjinha, paródias de filmes, séries e programas de TV famosos só que ambientadas no Parque, personagens imaginando que estão em outros lugares como selva, fundo do mar, etc, enquanto brincavam nos brinquedos, visitas de vários personagens de outros núcleos no Parque, estreias de personagens novos fixos, além de volta de personagens antigos que estavam no limbo do esquecimento.

Cada gibi abria com um frontispício anunciando a história de abertura,  recurso abolido em 2021 na 3 série da Panini. Eram muito boas as histórias, inclusive as dos anos 2000 e as da Panini até 2010 conseguiam ser as melhores do mês comparadas com os outros titulos, eu só não gostava muito as com eles encenando peças de teatro do Parque e as com eles imaginando que estão em outros lugares enquanto brincavam nos brinquedos, as outras eram ótimas na sua maioria.

As capas no começo tinham uma faixa ondulada na esquerda e a partir da edição "Nº 85", de 2000, tiraram a faixa e mudaram o logotipo colocando "Revista Parque da" com mesma fonte preta dentro do escorredor, que nem sempre eram mais amarelo ou laranja, podendo ser de qualquer cor. Capas, tanto na Globo quanto na Panini sempre faziam alusão à história de abertura, o que se tornou um diferencial, junto com os Gibizinhos, já  que as outras revistas dos personagens principais prevaleciam capas com piadinhas na Editora Globo. Poderiam até ter piadinhas nas capas do Parque, mas aí piadas com base na história de abertura, e prevaleciam mesmo capas com ação, personagens surpresos, esse tipo. Então,  analisei as 165 capas da Editora Globo e 44 da Editora do Panini no Parque e montei um ranking com as 5 capas que mais gostei de todos os tempos. Observei mais o visual e não histórias que mais gostei já que são com alusão à abertura. 

5º LUGAR: Parque da Mônica Nº 15

Lançada em março de 1994 com a história "Presente de aniversário atrasado" em que Cebolinha e Cascão compram um presente de aniversário para a Mônica atrasado e tinham intenção de zoá-la com o presente. Eles jogaram pistas no Parque todo e Mônica e Magali tinham que procurar as tais pistas pelo parque até encontrar o presente. No final, Mônica descobre que o presente era um cachorro dentuço e com cabelo parecido com ela, cebolinha tinha intenção de zoar comparando Mônica como um cachorro, mas ela adorou e ficou com o cãozinho, que lhe deu nome de Monicão.

Foi a história de estreia do Monicão nos gibis e um complemento à história "Palhaço de festa", de 'Mônica Nº 87', de 1994 e representa histórias do Parque com estreia de novos personagens fixos e o visual da capa muito bonito mostrando fundo da área de circulação do Parque. Mônicão no início era um cachorro brabo, que atacava os outros quando o chamavam de cachorro excêntrico ou para defender a Mônica quando a xingavam, mas a partir dos anos 2000 mudaram como um cachorro hiperativo, agitado, mordendo coisas pela casa, ficando sem graça.


4º LUGAR: Parque da Mônica Nº 118

Lançada em outubro de 2002 com a história "Mibi", que mostrou paródia do filme "Mib Homens de Preto" em que Cebolinha e Cascão são os agentes meninos de preto que tinham missão de supervisionar os filhos dos alienígenas que iam visitar o Parque da Mônica. Tiveram várias referências ao filme, mostraram também vários alienígenas famosos como o do filme "ET, o extraterrestre" de 1982, aparece o Michael Jackson como piada que estava tão feio que estava patecendo um extraterrestre, e ainda teve volta de alienígenas que já tinham visitado o Parque antes, como os alienígenasdo.planeta "Onomatops", de Parque da Mônica Nº 11', de 1993.

Mostra história do estilo de paródias de filmes, séries e programas de TV que eram bem marcantes nas revistas do Parque. Tiveram várias paródias memoráveis e consequentemente capas com esse estilo de histórias sempre ficavam bem atraentes. Depois deixaram paródias de filmes só na revista "Clássicos do Cinema" da Ed. Panini, deixando roteiros mais fiés aos filmes.  Passa também a ideia de que o Parque era aberto para receber visitas de qualquer um, até de seres exóticos, então, além de receber personagens secundários da própria turma e crianças diversas, podia receber alienígenas, dinossauros, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, e tudo que possa se imaginar.


3º LUGAR: Parque da Mônica Nº 102

Lançada em junho de 2001 com a história "2001 Uma Odisséia no Parque", foi uma paródia do clássico filme "2001 Uma Odisséia no Espaço". Cebolinha encontra o Parque da Mônica bem diferente e descobre que o Lorde Coelhão tomou o Parque para ele, transformando em Um Parque Espacial e a energia das crianças que brincavam nele era sugada e transferida para os seu exército de coelhóides espaciais através do seu invento para Lorde Coelhão poder conquistar o mundo, mas tem seu plano estragado pela turminha e pelo Príncipe Coelhino e a Patrulha Cenoural.

Mais uma envolvendo paródia de filme famoso, aproveitaram o ano 2001 para parodiar esse filme clássico e capa muito caprichada que não podia ficar de fora. E também segue estilo de histórias com volta de personagens antigos que muito tempo não aparecia nos gibis. No caso, marcou a volta do Lorde Coelhão, um vilão em forma de coelho que estreou no filme "As aventuras da Turma da Mônica" de 1982, retornou no filme "A princesa e o robô, de 1983 e que não aparecia nos gibis desde a história "Natal empacotado", de 'Mônica Nº 200' (Ed. Abril, 1986). Não é a toa que no frontispício da edição, fala que eles reencontram um antigo vilão. Lorde Coelhão depois voltou aparecer em 'Parque da Mônica Nº 117', de 2002 e depois algumas vezes na Editora Panini em aparições com vários vilões reunidos, mas não sozinho em que só ele sendo vilão. 


2º LUGAR: Parque da Mônica Nº 33

Lancada em setembro de 1995 com a história "Não perca um porco no Parque" em que Capitão Feio sequestra o Chovinista, colocando uma bomba nele e hipnotiza o Cascão para levar o porco no Parque da Mônica para ela explodir sob seu comando e poluir o Parque e fazer com que ninguém mais vai lá e processem o Mauricio de Sousa, tudo por vingança e inveja da Mônica ter Parque dela, e não ele. No fim, a bomba cai na boca do Capitão Feio, salvando o Parque, mas Mauricio com pena do Capitão Feio, homenageia colocando lixeiras em formato do Capitão Feio para ter uma lembrança dele no Parque da Mônica.

O Capitão Feio tinha bastante frequência em histórias do Parque, normalmente assim querendo acabar com o Parque como inveja de ele não ter Parque dele ou então poluir o mundo através do Parque.  Sempre eram legais histórias com ele lá. Nessa capa achei muito boa o visual e a melhor dentre as aparições dele na revista. Quem também aparecia muito com histórias dele era o Louco, também eram boas histórias dele no Parque. 


1º LUGAR: Parque da Mônica Nº 3

Lançada em março de 1993 com a história "Tumba do Penadinho", que mostrou a apresentação da atração no Parque da Mônica.  Cebolinha é Cascão entram na "Tumba do Penadinho " para se esconderem da Mônica e como nunca tinha entrado no brinquedo,  se assustam com o Penadinho, ficam cheio de medo com os monstros e situações que viam lá.  No final, ao saberem que era só a "Tumba do Penadinho", os meninos desmaiam porque não precisaria ter medo e nem precisaram levar coelhada da Mônica. 

Essa capa ficou muito bem desenhada e simples, bem nostálgica, pra mim a melhor da revista. Tiveram várias histórias com a Turma do Penadinho até por eles terem esse brinquedo no Parque.  Tinham histórias protagonizadas por eles ou só fazendo participação especial.  Representa histórias com personagens secundários no Parque,  todos foram lá durante a trajetória e era bom quando tinha porque era como uma história de abertura de secundários,  mesmo que tinha algum crossover com a Turma da Mônica   mas já valia.

Representa também estilo de histórias de apresentação de brinquedos em que a trama se passava só em um local e assim permitia os leitores conhecer e se famializarem com o Parque. A partir da edição "N°10", de 1993, colocaram histórias com eles circulando pelo Parque como um todo e histórias de apresentação quando tiveram brinquedos novos.


Com isso, essas foram as capas mais top que achei de "Parque da Mônica " e deu pra ter ideia como eram as revistas. Não podia passar em branco a data comemorativa dos 30 anos do Parque da Mônica. Eles podiam ter continuado com histórias assim com o Parque  novo inaugurado em 2015 no título "Turma da Mônica", pena que não  quiseram, e, assim, esse Parque nem é  conhecido e sem repercussão ccomo o antigo por falta de divulgação. Tem outras capas tão maneiras como essa, difícil escolher, cada um vai ter suas preferidas. Em breve posto outros " Top 5".

Para saber mais detalhes do Parque da Mônica e da sua revista e como foi a revista "N°1 de 1993, clique aqui

Créditos - Marcos Alves : https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/01/revista-parque-da-monica-n-1-editora-globo.html

Nenhum comentário: